7 melhores comidas de rua do Brasil, segundo pesquisa

Da coxinha ao acarajé, uma lista com as melhores comidas de rua do Brasil para te deixar com água na boca!

Lá vem o TasteAtlas de novo, mas dessa vez, com um ranking bastante justo: o das melhores comidas de rua do Brasil! Embora ainda deixe algumas delícias de fora, a lista traz pratos que, certamente, já salvaram sua vida naqueles momentos de correria. Ou, ainda, saindo da balada.

Melhores comidas de rua do Brasil

Coxinha

Freepik.

Como falar das melhores comidas de rua do Brasil sem mencionar a coxinha? Salgadinho onipresente das padarias às festas de aniversário, nasceu em São Paulo, ainda no século XIX. Mas, logo se espalhou por todo o país.

Reza a lenda que a coxinha foi feita pela primeira vez para o filho da princesa Isabel. Mas, segundo historiadores, o salgado veio mesmo na época da industrialização de São Paulo.

O objetivo era ter uma alternativa mais barata e durável às peças tradicionais de frango que os trabalhadores compravam na porta das fábricas.

Leia mais: O que os deuses gregos comiam? Um grego conta e você pode comer também

Arrumadinho é, sem dúvidas, uma das melhores comidas de rua do Brasil

Freepik.

Pode ser na entrada ou como prato principal. A verdade é que o arrumadinho agrada qualquer um! Feito com carne-seca, legumes, feijão, ervilhas e farofa, é um prato típico de Pernambuco. Portanto, claro, ganha sua finalização com manteiga e farinha de mandioca!

A receita é tão completa que pode, facilmente, ser compartilhada por um grupo de amigos na mesa do bar. Para acompanhar, nada melhor que uma cervejinha gelada ou uma caipirinha!

Leia mais: Você sabe qual é a origem do café? Ex-barista gringo te conta

Bolinhos de bacalhau

Freepik.

Embora típicos de Portugal, os bolinhos de bacalhau ganharam o coração dos brasileiros. Portanto, entra em uma lista das melhores comidas de rua do Brasil.

O petisco serve de entrada ou lanche. A receita, inicialmente, leva bacalhau salgado seco, batatas amassadas, cebolas, salsa, ovos e especiarias.

No norte de Portugal, cai bem com um bom vinho do Porto. No Brasil, mais uma vez, cervejinha para acompanhar!

Acarajé, uma das melhores e mais tradicionais comidas de rua do Brasil

Freepik.

Na Bahia, existe uma sumidade gastronômica: o acarajé. Uma das melhores comidas de rua do Brasil, o prato é feito de feijão-fradinho ou caupi que formam um bolinho frito no azeite de dendê.

Depois, esse bolinho é partido ao meio para, em seguida, ganhar recheios incríveis. Pode ser de camarão, castanha de caju ou o que a baiana de acarajé oferecer!

Ah, e não se esqueça de dizer a ela se quer “quente” ou não. , depois recheados com pastes saborosas e apimentadas feitas de vários ingredientes como castanhas de caju, azeite de dendê e camarão.

A receita surgiu ainda no período colonial, nas mãos das mulheres nigerianas e inclui, ainda, salada de tomate e molhos de pimenta caseiros.

Cachorro-quente

Freepik.

Mais um prato estrangeiro que ganhou sua (melhor) versão brasileira: o cachorro-quente! Longe de apenas colocar salsicha no meio do pão, a receita no Brasil tem ingredientes que chegam a ofender o criador do prato tradicional!

Só para ilustrar, há quem coloque milho, batata-palha, cenoura ralada e até purê de batata! Para a alegria de quem sai morrendo de fome da balada e encontra uma barraquinha de cachorro-quente como um oásis na porta.

Leia mais: 9 melhores vinhos gregos e suas histórias antigas, um grego conta

Pamonha

Freepik.

Impossível falar das melhores comidas de rua do Brasil, deixando a pamonha de fora! Os goianos e mineiros que o digam, pois adoram uma pamonha quentinha, principalmente nos dias de chuva.

A massa leva milho ralado e espremido para, depois, enrolar na palha de milho fresca. Em seguida, cozida em água fervente. Dependendo dos ingredientes, as pamonhas podem ser doces ou salgadas.

E, mais uma vez, vem a criatividade do brasileiro para acrescentar uma série de ingredientes. Por exemplo, carne-seca, linguiça, pimenta, queijo e até jiló!

X-Tudo

Freepik.

Da mesma forma que o cachorro-quente, o X-Tudo é uma das melhores comidas de rua do Brasil. Sobretudo pela madrugada! O sanduíche vem com quantos ingredientes a pessoa conseguir comer. Por exemplo, hambúrguer de carne, bacon, alface, tomate, milho, queijo derretido, salsichas e batata palha ou batata frita.

Em Goiás, a variação do “x-salada”, feito no “pit-dog”, já virou até patrimônio local.

Quer ver mais delícias pelo Brasil? Então, saiba que cinco dos melhores destinos gastronômicos estão por aqui!

comidas típicas