A deusa grega que inspirou a marca de tênis mais famosa do mundo

A Nike é uma das marcas esportivas mais populares e reconhecidas do mundo, tendo feito parcerias com alguns dos atletas mais famosos, como LeBron James, Tiger Woods, Michael Jordan, Maria Sharapova, Roger Federer e, mais recentemente, o grego Giannis Antetokounmpo. No entanto, você já se perguntou qual é a história por trás do nome da empresa? O nome não surgiu de repente nos Estados Unidos há alguns anos. Na verdade, é grego e existe há milhares de anos, pois a Nike era conhecida como uma deusa grega.

Nike, hoje uma das marcas mais reconhecíveis globalmente, foi inspirada em Nike, a deusa grega da vitória.

Até mesmo o icônico logo da Nike, o popular “Swoosh,” remonta à história dos deuses gregos.

A história por trás do nome Nike

A história da Nike começou algumas décadas atrás, na década de 1950, na pista de corrida da Universidade de Oregon. O treinador, Bill Bowerman, procurava maneiras de proporcionar vantagens competitivas aos seus atletas. Ele testou hidratação, roupas, dieta, superfícies de pista e, é claro, calçados.

Um desses atletas treinados por Bowerman era Phil Knight, que também escrevia histórias para o jornal da universidade, formando-se posteriormente em jornalismo. Ele obteve um MBA em Stanford.

Knight, impulsionado pelos anos gloriosos do programa de corrida da Oregon e sua paixão vitalícia pelo atletismo, começou a enviar propostas para fabricantes de calçados no Japão.

Alguns meses depois, seu ex-treinador, Bill Bowerman, tornou-se seu parceiro quando formaram a empresa “Blue Ribbon Sports.” Distribuíram os sapatos do fabricante japonês até a década de 1970, quando decidiram dar o salto de distribuidores para fabricantes.

Tudo estava pronto para a Blue Ribbon Sports dar o próximo passo, mas eles ainda não tinham um nome para seus sapatos.

Foi Jeff Johnson, um funcionário de marketing da empresa, que ouviu dizer que um bom logo deveria ter duas sílabas e uma letra memorável. Cinco horas antes de enviar os documentos, Johnson acordou com “Nike,” o nome da deusa grega da vitória, em sua cabeça.

Knight não gostou no início, mas era apenas questão de tempo.

Leia mais: Como se vestir como uma Deusa Grega no carnaval?

Mas o que o símbolo da Nike representa?

Em 1971, Knight e Bowerman pagaram $35 a Carolyn Davidson, uma estudante de design gráfico na Universidade de Portland, para projetar um logotipo. Conhecido como “swoosh,” ele representa a asa da deusa grega Niké.

No ano de 1972, a Nike fez sua estreia oficial nas pistas atléticas em testes em Eugene, Oregon. Durante o teste, o sapato com uma sola inspirada em ferro de waffle, que melhorava a tração com o solo mais do que outros designs, chamou a atenção de todos.

Hoje, a Nike se tornou uma das marcas esportivas mais populares do mundo, e muitos atletas diferentes usam a Nike.

  • Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

deusa gregadeuses gregosmitologia grega