7 alimentos gregos da dieta da ilha em que as ‘pessoas se esquecem de morrer’

A ilha de Ikaria, localizada no Mar Egeu, é conhecida por ser um dos lugares no mundo onde as pessoas vivem mais e melhor. Inclusive, muitos se referem a ela como “a ilha em que as pessoas se esquecem de morrer”. Tudo bem, exageros à parte. Mas o fato é que este fenômeno atraiu a atenção de pesquisadores da saúde, que buscam entender os segredos por trás da longevidade dos ikarianos. Mas, quais são os segredos da dieta de Ikaria que os fazem viver tantos anos?

Você com certeza já escutou falar que você é o que você come e aqui não é diferente. Os alimentos consumidos na ilha fornecem nutrição adequada e também se associam a inúmeros benefícios para a saúde. Dessa forma, com base nos estudos da dieta da ilha, trouxemos aqui alguns alimentos que contribuem para a saúde dos moradores das Zonas Azuis.

Leia mais: 7 sonhos que são sinais de prosperidade na sua vida

Segredos da dieta de Ikaria

1. A famosa “horta”

Na isolada ilha de Ikaria, a prática de forrageamento, ou seja, a coleta de alimentos diretamente da natureza, é comum. Um exemplo clássico são as “hortas”, um tipo de erva comestível muito popular entre os ikarianos. E, por sinal, é uma delícia! Chamadas de “verduras selvagens”, o comum é que os gregos as consumam cruas, temperadas com azeite e limão, ou cozidas em saladas quentes, sopas e tortas. Inclusive, é algo que não pode faltar no seu pedido ao sentar em uma típica taverna grega.

A vantagem é que, além de gostosas, elas são ricas em antioxidantes e vitaminas, que ajudam a proteger o organismo contra doenças e fortalecer o sistema imunológico. O consumo regular desses vegetais se associa a uma menor incidência de doenças crônicas e contribui para a manutenção da vitalidade ao longo da vida.

2. Azeite de Oliva

É claro que ele não poderia ficar de fora! Na verdade, não é novidade para ninguém que o azeite de oliva é um dos pilares da dieta mediterrânea. Então, não poderia ser diferente em Ikaria. Esse óleo é utilizado em quase todas as preparações culinárias, desde temperos para saladas até pratos cozidos.

Sem contar que o azeite de oliva é famoso por seus efeitos benéficos para o coração, ajudando a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL). Além disso, estudos recentes sugerem que o seu consumo diário de azeite pode reduzir o risco de demência, graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Leia mais: 9 usos do bicarbonato que muita gente não sabe e se arrepende

3. Lentilhas

As lentilhas são uma parte essencial da dieta em Ikaria, sendo uma das principais fontes de proteína vegetal. Ricas em fibras, ferro e magnésio, as lentilhas ajudam a regular o sistema digestivo, mantêm os níveis de energia estáveis e fortalecem o sistema imunológico. Elas são frequentemente preparadas em sopas e ensopados, e sua inclusão regular na dieta está associada à longevidade, graças à sua capacidade de sustentar a saúde cardiovascular e prevenir doenças metabólicas.

E olha, a minha mãe faz uma sopa de lentilhas de “lamber os beiços”.

4. Alecrim é um dos segredos da dieta de Ikaria

Nós gregos somos amantes das ervas, dos temperos e das especiarias em geral. E, as ervas têm um papel importante também na dieta de Ikaria, sendo o alecrim uma das mais utilizadas.

O alecrim é rico em fitoquímicos, que têm ação antibacteriana, antiviral e antifúngica. Além disso, melhora a circulação sanguínea e ajuda na digestão, sendo um complemento valioso para uma dieta saudável. Ah, também, na ilha, é comum o consumo de chá de alecrim, que além de saboroso, oferece todos esses benefícios.

5. Grãos Integrais (Bulgur)

O bulgur é rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e zinco, que são essenciais para a saúde digestiva e cardiovascular. O consumo regular de grãos integrais ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e promove a saciedade, o que é benéfico para o controle de peso. Na ilha, você irá encontrá-lo em saladas e pratos principais.

6. Alho

Não é só no Brasil que o alho é praticamente indispensável. Em Ikaria também! Rico em compostos como a alicina, o alho possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e reduzir a pressão arterial. Em Ikaria se usa o alho em quase todos os pratos para realçar o sabor deles.

Leia mais: Confeitaria brasileira entre as melhores do mundo, veja qual é

7. Amêndoas

Por fim, as amêndoas são um lanche comum em Ikaria e uma excelente fonte de gorduras saudáveis, proteínas e fibras. Essas nozes são ricas em ácidos graxos monoinsaturados, que são benéficos para a saúde do coração. Também, as amêndoas contêm cálcio, magnésio e fósforo, nutrientes essenciais para a saúde óssea. Assim, o seu consumo se associa à manutenção do peso saudável e à redução do risco de doenças cardiovasculares.

Além da dieta de Ikaria: hábitos e estilo de vida

Além dos alimentos específicos da diete de Ikaria, o estilo de vida dos ikarianos também desempenha um papel importante em sua longevidade. Eles mantêm uma vida ativa, com atividades físicas diárias, como atividades de agricultura e caminhadas, além de valorizar as conexões sociais e a prática de refeições em grupo, que promovem o bem-estar mental. Então, a combinação de uma dieta rica em alimentos naturais e hábitos de vida saudáveis cria um ambiente propício para uma vida longa e saudável.

E aí, qual desses hábitos dos ikarianos você também tem no seu dia a dia?

  • Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

bem-estarhábitosilhas gregas