Os 3 Alimentos Mais Cancerígenos Do Seu Dia A Dia!

Evite estes alimentos para ter uma vida mais saudável

Confira neste artigo as substâncias e os alimentos mais cancerígenos para a sua saúde!

Infelizmente, muitas substâncias relacionadas com o surgimento ou agravamento do câncer ainda estão presentes nos alimentos. Principalmente nos produtos industrializados. Apesar de a maioria dos alimentos com potencial cancerígeno ter registro, não é possível tirá-los do mercado. Isso acontece devido, principalmente, a pesquisas contraditórias.

Ou seja, em alguns estudos uma comida pode ser cancerígena. Enquanto que em outro, o resultado pode ser que ela é segura para o consumo. Então, cabe ao consumidor evitar a compra de produtos que possuem essas substâncias. Pelo menos até que eles saiam do mercado.

Outro grande problema é que às vezes as substâncias cancerígenas acabam passando despercebidas pelos testes projetados para detectá-las nos alimentos. Dessa forma, muitas comidas chegam às prateleiras dos mercados cheias de químicos. Químicos esses que não deveriam estar presentes ali.

Neste artigo abordaremos quais comidas você deve evitar devido aos seus altos teores de compostos cancerígenos. Além de explicar como reduzir o impacto delas na saúde. Se você quer ter um estilo de vida mais saudável e seguro, continue a leitura desse texto até o final.

LEIA MAIS: Mirtilo: Os Benefícios Incríveis Para A Saúde E Quem Jamais Deve Comer!

As 3 principais substâncias que tornam os alimentos mais cancerígenos

A verdade é que, com o aumento da industrialização, os alimentos começaram a passar por transformações químicas maléficas para a saúde.

Hoje, muitos alimentos são considerados como cancerígenos e devem ser evitados. Confira abaixo as substâncias cancerígenas presentes em grandes quantidades nos alimentos.

Acrilamida

A batata frita contém acrilamida.

A acrilamida, ou propenamida, é uma substância feita para utilizar em materiais plásticos. Mas está presente em alimentos cozidos em altas temperaturas.

Além disso, alguns alimentos naturalmente possuem maiores quantidades de acrilamida. Por exemplo, batatas chips, batatas fritas, bolachas torradas e alguns tipos de cereais.

Então, é importante tomar alguns cuidados antes de consumir esses alimentos. Por exemplo, você pode deixar as batatas de molho antes de cozinhá-las. Além disso, você pode evitar expor os alimentos a altas temperaturas.

Aminas Heterocíclicas

A carne exposta a altas temperaturas contém aminas heterocíclicas, que são cancerígenas.

As aminas heterocíclicas são vistas em grandes quantidades tanto em carnes vermelhas, quanto em carnes brancas preparadas em altas temperaturas.

Quando esses alimentos são fritos, grelhados ou até defumados, alguns compostos cancerígenos se formam e aderem às carnes. Se não puder optar por preparar as carnes de outras formas (no vapor ou assadas), tente consumir alimentos ricos em amido, que reduzem a absorção dos compostos maléficos.

Aflatoxinas

As oleaginosas contém aflatoxinas.

Por fim, as aflatoxinas são substâncias que provêm da reprodução de fungos em alimentos como leites e derivados, oleaginosas e em grãos.

Então, para evitar a proliferação da aflatoxina:

  • Evite o consumo de alimentos fora da data de validade,
  • Procure armazenar os seus produtos em lugares que não são quentes nem úmidos.

Além disso, atente-se sempre a aparência dos alimentos que você consome. Por exemplo, cores e cheiros estranhos são péssimos sinais e podem causar grandes malefícios para a sua saúde.

Acesse o nosso site para mais dicas de saúde como essas. Clique aqui e confira!

LEIA MAIS: Alimentos Na Candidíase: 5 Coisas Que Você Não Deveria Comer!

alimentosalimentos cancerígenoscâncer