Recentemente a camisa do Maradona foi para leilão e isso está dando o que falar! Confira!
A camisa retrô de Diego Armando Maradona, conhecida na história como a “mão do deus”, quebrou dois recordes mundiais do Guinness depois de ser vendida por 7.142.500 milhões de libras (8.362.439 euros) em leilão.
A camisa é a camisa de futebol mais cara vendida em leilão e, ao mesmo tempo, a camisa comemorativa esportiva mais cara vendida em leilão.
VEJA TAMBÉM: Cristiano Ronaldo: 12 Coisas Que Você Deveria Saber Sobre O Jogador!
Mas para lembrar o que “Diegito” fez com essa camisa
Esta é a emblemática camisa de futebol com o número 10 usada pela lenda da Argentina na partida contra a Inglaterra, nas quartas de final da Copa do Mundo no México, onde fez gol com a “Mão de Deus”.
O que é a ” Mão de Deus” (“La Mano de Dios”)
A “Mão de Deus” refere-se a um gol marcado por Maradona aos 51 minutos da partida entre Argentina e Inglaterra em 22 de junho de 1986 na Copa do Mundo realizada no México.
Maradona havia saltado para cabecear. Mas acabou acertando a bola com a mão.
Depois de enganar o árbitro e o goleiro da seleção inglesa, Peter Shilton, deu a vantagem de 1 a 0 para a Argentina.
Naquela época não havia tecnologia necessária como o VAR de hoje. Então, o gol não foi anulado pelo árbitro tunisiano.
LEIA MAIS: Tudo Sobre O Cachorro Do Messi: Descubra A Raça E Saiba Quanto Custa!
Argentina vence a Copa do Mundo de 1986
Em seguida, o craque argentino marcou mais um gol, após passar de primeira metade do time inglês fazendo o placar aumentar para 2 a 0. Por fim, a Inglaterra só conseguiu reduzir para 2-1.
Embora o segundo gol de “Diegito” tenha entrado na história como um dos melhores gols da Copa do Mundo, a “mão de Deus” rouba a cena até hoje.
Eventualmente, a Albiceleste (apelidada de seleção argentina) avançou para as semifinais e depois venceu a segunda e última Copa do Mundo de sua história.
LEIA MAIS: Antetokounmpo: 15 Fatos Sobre O Ambulante Que Virou Astro Do NBA!
O que Maradona respondeu aos jornalistas sobre a Mão de Deus
Quando jornalistas ingleses perguntaram a Maradona se ele havia tocado a bola com a mão, ele fez uma das declarações mais históricas do esporte: “Um pouco com a cabeça de Maradona e um pouco com a mão de Deus”, ironizou.
Quem era o dono da camisa de Maradona que foi para o leilão?
A camisa foi vendida pelo ex-meio-campista da Inglaterra Steve Hodge pela quantia astronômica de 7,1 milhões de libras.
Hodge vestiu a camisa por 36 anos depois de trocá-la com Maradona no final da polêmica partida que viu a Argentina garantir uma vitória por 2 a 1 sobre seu time.
Na verdade, Hodge emprestou a camisa por 20 anos ao Museu Nacional do Futebol em Manchester.
LEIA MAIS: Dieta Do Cristiano Ronaldo: Descubra O Seu Segredo, O Cardápio E As Calorias!
O que Peter Silton disse sobre esta venda
Segundo o jornal Sun, o goleiro e o capitão dos três leões (símbolo da seleção nacional de Inglaterra) que sofreu o gol “mão de Deus” fez a seguinte declaração:
“Eu não compraria a camisa do Maradona nem para limpar a louça da minha casa!” E disse isso em palavras cáusticas, mostrando sua amargura.
Mas essa é a camisa original que Maradona usava na Mão de Deus?
No entanto, a ex-mulher e a filha de Diegito afirmam que esta camisa vendida por Steve Hodge não é a verdadeira com a qual ele marcou a Mão de Deus. Mas sim a que ele usou no primeiro tempo.
No entanto, a camisa retrô de Maradona é agora a camisa de futebol mais cara do mundo. E, Steve agora é um milionário, independentemente de ele dizer que essa camisa tem valor emocional para ele!
LEIA MAIS: 4 Cachorros De Celebridades Internacionais Que Irão Roubar Seu Coração!