Conheça a história de uma cidade litorânea do estado da Paraíba, região Nordeste do Brasil, que se desenvolveu de costas para o mar. Venha entender as razões por trás desse fato curioso e entenda mais sobre como essa famosa cidade nordestina se desenvolveu ao longo do tempo tão cheia de belezas naturais!
Uma cidade que nasceu de costas para o litoral
João Pessoa é uma das cidades mais antigas do Brasil, que começou sua jornada de uma maneira um tanto inusitada: de costas para o mar. No final do século XVI, enquanto a maioria das cidades litorâneas brasileiras aproveita as belezas do oceano, João Pessoa decidiu se aconchegar ao lado do tranquilo rio Sanhauá.
A partir dos anos 1940, a cidade começou a se expandir em direção ao mar. Essa mudança marcou o início de uma nova era para a cidade, que passou a integrar suas belas praias à vida cotidiana dos moradores e visitantes.
Leia mais: 6 vilas gregas tradicionais para viver um conto de fadas no inverno, por um grego
Um passeio pelas praias
Hoje a cidade paraibana tem um litoral urbano de fazer inveja, com praias como Bessa, Manaíra e Tambaú. São mais do que simples pontos turísticos, são o coração da cidade, onde a vida acontece entre a areia dourada e o mar cristalino.
E não para por aí: ao sul de João Pessoa, há praias que são verdadeiros tesouros escondidos. Tambaba, por exemplo, é a pioneira em naturismo no Nordeste. Já Pitimbu é uma cidade definida como um espetáculo à parte, com uma orla que parece não ter fim!
No lado norte da cidade, você encontra locais impressionantes: estamos falando da famosa Praia do Jacaré, onde o pôr do sol é uma obra de arte digna de impressionar e conquistar qualquer turista!
Leia mais: Cidade nordestina agora está no ranking das mais ricas do Brasil
Um mergulho na cultura e natureza
A região norte de João Pessoa, localizada a cerca de 90 quilômetros da cidade, é um verdadeiro mergulho na cultura e tradições indígenas. Esta área é pontilhada por diversas aldeias, onde os povos originários mantêm vivas suas práticas e costumes.
Os visitantes têm a oportunidade de interagir com as comunidades, aprendendo sobre suas histórias, arte e modo de vida. Uma das experiências mais marcantes é a Trilha do Caranguejo Uçá, na qual os aventureiros conhecem um caminho ecológico através do manguezal. Nesta trilha, os visitantes aprendem sobre a importância do mangue para o ecossistema e para a cultura indígena.
João Pessoa, a cidade que inicialmente virou as costas para o mar, evoluiu para abraçar com carinho cada aspecto de suas praias. Cada canto desta cidade conta uma parte da sua rica história. Sem dúvida, é um destino que merece ser explorado e apreciado em suas próximas viagens!