5 cidades mais antigas do Brasil: você já conhece alguma delas?

Essas cidades preservam parte da nossa cultura e tradição.

O Brasil abriga cidades cujas fundações remontam aos primórdios da colonização portuguesa, estabelecendo-as como as mais antigas do país. Assim, as cidades mais antigas do Brasil preservaram sua arquitetura e ruas históricas e também mantêm vivas as tradições e os relatos dos eventos que foram fundamentais na construção da nação brasileira. Mas, você sabe quais são elas?

Cidades mais antigas do Brasil

Essas localidades que serviram como palco para os primeiros atos da história brasileira, desde o período colonial até a formação sociopolítica do país. Portanto, confira a seguir.

São Paulo, São Paulo

São Paulo. Fonte: Freepik.

A metrópole de São Paulo, hoje um dos maiores centros financeiros, corporativos e culturais da América Latina, tem suas origens em 1554, com a fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga pelos padres jesuítas.

Apesar de seu desenvolvimento vertiginoso, a cidade conserva em seu centro histórico marcos da época colonial, como o Pátio do Colégio, que marca o local de sua fundação.

Leia mais: Como eram os passaportes na Grécia antiga? Um grego te conta

Salvador, Bahia entre as cidades

Salvador. Fonte: Freepik.

Fundada em 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil e é uma das cidades mais ricas em história e cultura afro-brasileira do país. Além disso, seu centro histórico, o Pelourinho, é Patrimônio Mundial pela UNESCO. Ele reflete a arquitetura colonial portuguesa. Além de ser um vibrante centro de cultura, música e arte.

Olinda, Pernambuco

Olinda. Fonte: Freepik.

Esta cidade, fundada em 1535, é um dos primeiros centros da colonização portuguesa no Brasil. Conhecida por suas ladeiras repletas de casas coloridas, igrejas barrocas e ateliês de arte, Olinda é uma expressão viva da história e cultura brasileira. Além disso, seu carnaval, um dos mais autênticos do país, atrai visitantes de todas as partes do mundo.

Vila Velha, Espírito Santo

Vila Velha. Fonte: Freepik.

Com sua fundação datada de 1535, Vila Velha é reconhecida como o berço da colonização no Espírito Santo. A cidade abriga importantes monumentos históricos, como o Convento da Penha, um dos mais antigos santuários marianos do Brasil, oferecendo uma vista espetacular da região.

Leia mais: 5 destinos de viagem que a classe média não pode mais pagar

Cananeia, São Paulo

Por fim, considerada a cidade mais antiga do Brasil, Cananeia foi fundada em 1531. Assim, localizada no litoral sul de São Paulo, é um importante centro histórico, ecológico e turístico. Além disso, a cidade é um ponto de partida essencial para explorar a rica biodiversidade da região. Incluindo o Parque Estadual Ilha do Cardoso, um dos últimos redutos de Mata Atlântica preservada no país.

cidadeshistória