Eu costumo dizer que a Grécia é o destino perfeito para quem deseja viajar, isso porque, se engana quem pensa que o país só tem o seu charme no verão. Quem pensa isso, com certeza não conhece as estações de esqui gregas, as nossas montanhas nevadas e os destinos gregos de inverno perfeito que temos. Mas, de qualquer forma, independentemente da estação, quando se trata de visitar a Grécia, há certos costumes e práticas culturais que turistas desavisados podem estranhar. Porém, eles são essenciais para garantir uma experiência tranquila e respeitosa. Por isso, eu trouxe para vocês coisas que você jamais deve fazer em uma viagem à Grécia.
10 coisas que você jamais deve fazer em uma viagem à Grécia
1. Limitar sua visita apenas às ilhas mais famosas
Santorini e Mykonos são destinos incríveis e ninguém irá dizer o contrário. Porém, eles também são, muitas vezes, superlotados e caros. O que muitos não sabem é que há diversas ilhas que são verdadeiros paraísos escondidos e são inclusive mais acessíveis. Ilhas como Amorgos, Lefkada e Kefalonia oferecem paisagens deslumbrantes e uma atmosfera mais tranquila, longe das multidões de turistas.
2. Visitar vários lugares de uma vez só
Não se engane, não é porque a Grécia é um país bem menor que o Brasil que você deverá tentar conhecer tudo de uma vez. Inclusive, esse é um erro comum entre turistas. O país possui diversas ilhas e incontáveis atrações históricas, e tentar absorver tudo em uma única viagem pode ser exaustivo, para não dizer, impossível. Em vez disso, selecione algumas localidades para explorar com calma. Isso tornará sua experiência mais relaxante e permitirá que você realmente aprecie o que cada lugar tem a oferecer.
Leia mais: 5 coisas da sua casa que vieram da Grécia antiga e você não sabia
3. Não dar gorjeta
Em bares, restaurantes e cafés, os gregos consideram educado deixar uma pequena quantia em dinheiro como forma de agradecimento pelo serviço prestado. Inclusive, fazemos isso mesmo quando as taxas de serviços já estão incluídas. Como a Grécia é um país que vive de turismo, esse tipo de trabalho é muito apreciado por todos nós.
4. Só comer na beira da praia
Os restaurantes nas praias gregas tendem a cobrar mais caro e isso faz até sentido. Porém, se você for nessa onda, no final das contas a sua viagem poderá sair bem mais cara que o planejado. Então, para economizar, procure por tavernas um pouco afastadas da costa. Estes estabelecimentos geralmente oferecem comida de qualidade semelhante ou superior a preços mais razoáveis. Isso não significa que você deva evitar completamente as refeições à beira-mar, mas equilibrar essas experiências com opções mais econômicas pode fazer seu dinheiro render mais.
Leia mais: Restaurante brasileiro eleito um dos mais belos do mundo: veja qual é e quanto custa comer lá!
5. Comer sem olhar o preço do cardápio antes
Em locais turísticos, alguns restaurantes podem tentar explorar os turistas não exibindo os preços no menu ou cobrando valores exorbitantes por itens como bebidas alcoólicas. Portanto, sempre verifique os preços antes de fazer seu pedido para evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar a conta.
6. Não tomar cuidado ao dirigir
Na Grécia, temos a fama de sermos motoristas rápidos e, por vezes, um pouco esquentados. Então, se você estiver dirigindo por lá, especialmente em ilhas com estradas sinuosas, mantenha uma condução segura e defensiva. Vale destacar que as estradas nas ilhas gregas podem ser realmente perigosas. Não se sinta pressionado a acompanhar o ritmo dos motoristas locais, e se necessário, encoste para deixá-los passar.
Leia mais: Ilhas podem desaparecer em breve com avanço do mar, veja quais
7. Usar apenas ônibus turísticos
Enquanto os ônibus turísticos oferecem conveniência, eles podem ser caros e muitas vezes seguem roteiros que param em restaurantes e lojas turísticas com preços inflacionados. Optar pelo transporte público local pode ser uma forma mais econômica de explorar a Grécia. Sem contar que permite interações com os locais e a descoberta de locais menos explorados.
8. Subestimar o sol da Grécia
Não é porque você está vindo de um país tropical que deve subestimar o sol do verão grego. Acredite, o verão grego é realmente quente. Então, não subestime o sol e não se esqueça de aplicar o protetor solar, pois isso pode resultar em queimaduras solares dolorosas que podem arruinar sua viagem. Assim, certifique-se de aplicar e reaplicá-lo regularmente, especialmente depois de nadar.
Leia mais: Lore Improta e Léo Santana vão a hotel de 16 mil em Ilha grega: veja qual é
9. Ficar só no all-inclusive
Embora seja tentador aproveitar todas as comodidades de um hotel all-inclusive, passar todo o tempo dentro do hotel significa perder a verdadeira essência da Grécia. Saia para explorar a cultura local, saborear a comida em tavernas autênticas e descobrir as belezas naturais além dos limites do resort.Acredite, o hotel é bom, mas é melhor ainda o mundo fora dele.
10. Jogar papel higiênico no vaso
Em muitas áreas da Grécia, especialmente nas ilhas, os sistemas de esgoto não suportam papel higiênico sendo descartado pelo vaso sanitário. É comum encontrar lixeiras ao lado dos vasos sanitários para esse fim. Desrespeitar essa prática pode causar entupimentos e outros problemas que poderiam ser facilmente evitados.
E aí, você já sabia dessas regras gregas?