6 Pratos Típicos de Santorini que você tem que provar – Veja como fazer!

A comida típica da ilha é cheia de cor e sabor da dieta mediterrânea 

Quando se fala em Santorini, certamente vem à mente o mar azul estonteante em contraste com as construções de pintura branca. Mas, devemos nos lembrar que estamos na Grécia, cuja culinária mediterrânea tem fama inquestionável. Por isso, já anote aí essas dicas sobre a comida típica de Santorini e os pratos que você precisa provar na sua viagem.

Assim como no resto do país, a culinária de Santorini é baseada nos frutos-do-mar. Claro, como complementos, temos verduras e legumes frescos. O resultado é um festival de cor e sabor característicos da comida típica da ilha.

Comida Típica de Santorini: 6 Pratos que você tem que provar!

Saganaki

O Saganaki é um dos pratos típicos de Santorini que reúne o melhor da Grécia: queijo e azeite. Na verdade, é o pedaço do queijo kefalotyri empanado e frito no azeite. Normalmente, é servido como petisco acompanhando alguma bebida alcoólica.

Além do kefalotyri, outras variedades de queijo usadas na receita são a graviera, kefalograviera, halloumi, kasseri e feta.

Como fazer

Pegue uma fatia do queijo, passe na água fria e, em seguida, na farinha branca.

Depois de remover o excesso, frite na frigideira com azeite quente por dois minutos cada lado. Quando o queijo estiver dourado, retire, coloque no prato e esprema suco de limão por cima.

LEIA MAIS: Queijo Feta: Conheça O Queijo Mais Famoso Da Grécia!

Chlorotyri

Fonte:
greekgastronomyguide.

Seguindo com a viagem gastronômica por Santorini, temos o chlorotyri, queijo que só é encontrado em Santorini. Produzido em pequenas quantidades, é feito do leite de cabra e tem sabor levemente azedo.

Sua textura cremosa é perfeita para passar no pãozinho ou acompanhar a salada. Como a produção é baixa, você raramente vai encontrar o chlorotyri à venda em restaurantes.

Fava

Klearchos Kapoutsis from Santorini, Greece, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.

A fava, ou Lathyrus clymenum, é um dos mais saborosos pratos típicos de Santorini. O creme é feito a partir do grão parecido com ervilha amarela, resultando em uma textura saborosa e aveludada. Para servir, é costume regá-la com azeite e jogar cebolas picadas ou alcaparras por cima. Como acompanhamento, fatias de limão.

Como fazer

O prato precisa de favas, azeite, cebola picada, limão, alcaparras e tomate seco. Depois de lavar as favas, ferva e vá retirando a espuma.

Adicione azeite, sal e cebola, deixando cozinhar por cerca de uma hora até virar polpa. Bata no processador até ficar na consistência de pasta.

Espere esfriar e sirva com azeite e limão, decorado com alcaparras e tomates secos.

LEIA MAIS:

Tomatokeftedes

Se tem um prato que fez a fama de Santorini, este é o ntomatokeftedes, ou bolinhos de tomate. Tanto que quem visita a ilha sempre volta para casa pensando em preparar sua própria receita! Mas, o que faz dele um prato tão especial?

Primeiro, os tomates-cereja de Santorini, que são muito saborosos.

Depois, o próprio modo de preparo! Os tomatinhos são fritos em uma massa com pimentão, cebola, hortelã e ervas, ficando parecidos com uma almôndega picante.

Como fazer

O bolinho é bem simples de preparar, bastando amassar os tomates assados ou fritos até virar um purê.

Depois, misturar na farinha temperada com salsa, cebola e especiarias para, depois, enrolar como almôndegas. Por fim, é só fritar no óleo e servir como aperitivo.

LEIA MAIS: Comida Grega: Receita De Keftedakia Por Um Grego!

Melitzanes

A berinjela é ingrediente de uma série de pratos típicos da culinária grega, entre eles, o melitzanes. Só que, em Santorini, o solo vulcânico é favorável para o cultivo da variedade da berinjela branca. Com elas, é feita a melitzanosalata, um tipo de purê que fica ótimo no pão pita.

LEIA MAIS: Culinária Grega: Receita De Berinjela Recheada Com Carne Moída!

Bônus: Apochti

O apochti é um prato típico de Santorini feito com lombo de porco salgado e mergulhado no em vinagre. A carne, depois, é seca ao ar livre (como é feito com o nosso charque). O próximo passo é passar bastante pimenta e deixá-la endurecer para, aí, ser usada como receita.

 

E aí, anotou quais pratos típicos de Santorini, na Grécia, você vai provar na sua viagem? De repente, até já dá para arriscar e preparar suas próprias receitas em casa antes de embarcar!

Gostou do artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

alimentaçãocomidas típicas