Você já ouviu falar nas comidas típicas de Dubai? Possivelmente, não, ou, ao menos, não em boa parte delas.
Pois, por muitos anos, a culinária local dos Emirados Árabes acabou sub-representada no mapa gastronômico de Dubai, dada a internacionalidade da cidade. No entanto, isso é algo que já começou a mudar.
Junto às mega construções, um número crescente de restaurantes tradicionais vêm despontando em Dubai. Inclusive, neles encontra-se de tudo, desde pães e doces, café árabe até hambúrgueres de camelo. Portanto, além de pérola do deserto, Dubai vem se transformando, também, em um oásis gastronômico do Oriente Médio.
A joia dos Emirados Árabes pode até ser a meca do turismo e negócios do Oriente Médio. Mas as comidas típicas de Dubai mostram que nada consegue se sobrepor a uma culinária tradicional tão cheia de sabor.
18 comidas típicas de Dubai para experimentar
Luqaimat
Os luqaimat são bolinhos cujo sabor e textura são semelhantes aos donuts. Além disso, normalmente, têm como acompanhamento molho de tâmaras e sementes de gergelim servem de cobertura.
Knafeh
Ainda que o knafeh seja, na verdade, original da Palestina, acabou caindo no gosto dos moradores de Dubai. O doce é feito de queijo azedo, xarope de açúcar crocante e massa.
LEIA MAIS: Mosaiko: Receita Da Deliciosa Sobremesa Do Natal Grego!
Hambúrguer de camelo
Aqui, nós temos um exemplar moderno das comidas típicas de Dubai. Pois a carne de camelo não costumava ser consumida no Oriente Médio. Porém, chefs modernos inseriram o ingrediente em tudo quanto é prato.
Camelo recheado
Não é só o hambúrguer de camelo que ficou famoso como uma das comidas típicas de Dubai, não! Pois, o camelo recheado, além de nomeado pelo Guinness World Book of Records como um dos maiores alimentos em todo o mundo, é considerado um dos alimentos mais luxuosos e comemorativos de Dubai.
Assado no espeto, a carne pode ser recheada com frango, ovos, peixe, ovelha e especiarias. Ainda, mesmo que tradicional, o camelo recheado só é servido em ocasiões especiais, tais como festivais, cerimônias beduínas ou eventos culturais e familiares importantes.
Samboosa
A samboosa é, assim como outros pratos típicos de Dubai, um aperitivo de influências indianas. Parecido com um pastel assado, o salgado é recheado com carne, legumes e especiarias ou, ainda, na versão tradicional recheada com três tipos de queijo.
Margoogat
O margoogat é um tipo de ensopado de carne feito com tomate, açafrão, cominho e bezar (uma mistura de especiarias locais). Além disso, diferentes receitas podem ser encontradas em toda a cidade, seja de frango ou cordeiro, tutano e batata.
Chebab
Antes de mais nada, o chebab é uma das mais gostosas comidas típicas de Dubai. O prato é como uma panqueca recheada com queijo azedo e xarope de tâmara doce, depois aquecidos. Além disso, no processo de cozimento, os sabores doces e azedos se combinam, formando um sabor similar ao fondue.
Matchbous
O matchbous é um prato tradicional cuja base é o arroz e especiarias. Por exemplo, cardamomo e canela, além do cordeiro temperado com limas secas e maduras, além de água salgada. Então, o cordeiro é cozido no ensopado com tomate e arroz.
Khubz
O khubz é um tipo de pão árabe clássico que fica perfeito com homus fresco e mutabal (molho de berinjela).
Shawarma
Você provavelmente já provou o shawarma, uma das mais famosas comidas típicas de Dubai. Inclusive, o prato viajou o mundo com a migração árabe e ganhou corações. O prato é feito de carne de frango ou cordeiro temperada e assada lentamente. Além disso, como acompanhamentos, tem legumes, batatas fritas, tomates, picles e molho de alho.
Al Harees
O al harees não é apenas um prato, mas uma verdadeira declaração de amor, tal o trabalho que dá para ser feito. Uma das mais tradicionais comidas típicas de Dubai, tem ingredientes simples – sal, trigo e carne. Porém, eles são cozidos até que a textura fique bem lisa e uniforme. Portanto, um processo que leva horas.
Mehalabiya
O mehalabiya é um tipo de pudim refrescante feito com água de rosas e pistache. Além de ser popular entre as crianças, esta comida típica de Dubai é excelente como sobremesa.
Ghuzi
Também chamado khuzi ou ouzi, o ghuzi é prato feito de cordeiro ou carneiro assado inteiro. Daí, se serve o prato frequentemente em espetos de kebab com legumes e avelãs sobre o arroz. Talvez, esta seja uma das mais comuns das comidas típicas de Dubai, de fato, um prato nacional dos Emirados Árabes, uma vez que é uma refeição completa.
Esh Hasarya
A esh hasarya é uma sobremesa conhecida como “o pão do harém”. Sua textura lembra um cheesecake e tem cobertura de creme. Facilmente, uma das sobremesas mais populares de Dubai.
Barata e Shai Karak
Shai karak é um chá originário da Índia, famoso pelo sabor único e forte. Além disso, basicamente, é o chá preto forte com leite e açúcar. Já o barata não é, nem de longe, o inseto do qual tanta gente tem medo! Trata-se de um pão indiano super gostoso que acompanha super bem o shai karak.
Balaleet
O balaleet é uma das comidas típicas de Dubai excelentes para o café da manhã. O prato tradicional composto por uma massa doce temperada com cardamomo, água de rosas e açafrão, servido com uma omelete por cima.
Jabab
Pão do tipo panqueca feito com ovos, farinha e açafrão. Além disso, é saboroso e tem alto valor nutricional. Ainda, deve ser servido com manteiga, mel ou cream cheese.
LEIA MAIS: Vasilopita: Receita Do Doce Grego De Ano Novo!
Saloona
Por fim, o saloona é um prato feito com pedaços de frango, açafrão, azeite, gengibre, alho, cebola, pimentão, especiarias e, claro, arroz.
Então, como se vê, as comidas típicas de Dubai têm influências indianas. Além de ter um toque das tradições do Oriente Médio. Ainda, são tão ricas quanto a própria cidade. Além de ser um verdadeiro deleite gastronômico em um dos destinos mais ricos do mundo.