Como ser um bom amigo? 7 dicas para ter amizades verdadeiras e positivas!

Veja, aqui, quais são as qualidades de um bom amigo! Será que você já tem alguma delas?

Quer saber como ser um bom amigo? Então, pode ficar despreocupado porque você está no lugar certo! Leia esse texto até o final, pois nós vamos te mostrar!

Sabemos que as amizades fazem parte de todas as fases da nossa vida. Afinal, elas são importantes para aumentar a confiança, dar a sensação de pertencimento, diminuir o estresse e, claro, nos ajudar naqueles momentos difíceis.

Mas, será que todas as amizades valem a pena? Quais são as qualidades de um bom amigo? É isso que nós vamos te mostrar neste artigo. Confira!

Como ser um bom amigo?

Em suas criações, o filósofo grego Aristóteles, descreveu como ser um bom amigo e as características de boas amizades. Então, veja a seguir!

Seja um bom ouvinte

É muito importante que você saiba ouvir os seus amigos e não os interrompam enquanto eles estão falando sobre as suas aflições ou realizações. Isso porque, em uma amizade saudável, ambos estão interessados pelo que o outro tem a dizer.

Faça ele se sentir bem

Bons amigos não medem esforços para dizer coisas que vão fazer o outro bem. Sendo assim, não meça esforços para elogiar o seu amigo, por exemplo. Isso, com certeza, fará ele se sentir bem consigo mesmo.

Seja confiável

Um bom amigo sabe manter informações em sigilo e não é crítico. Portanto, seja confiável e não exponha as particularidades dos seus amigos para outra pessoa.

LEIA MAIS:

Tenha uma conexão recíproca

Ser um bom amigo não se define apenas em ouvir o seu amigo e vice-versa. Pelo contrário, amizades fortes e saudáveis são mútuas, onde ninguém é dominante. Logo, vocês devem levantar um ao outro e fazer cada um se sentir bem.

Mantenha o respeito

Uma amizade não é só flores e, certamente, terão momentos em que vocês poderão se desentender ou enfrentar problemas. Todavia, é fundamental que vocês saibam manter o respeito e conversem abertamente para resolver os conflitos.

Qualidade é melhor que quantidade

Apesar de ter muitos amigos ser algo legal, a qualidade sempre vem em primeiro lugar. Portanto, é melhor ter qualidade e boas conexões com menos pessoas do que muitos amigos superficiais.

Deixe-o ir se necessário

Por fim, um bom amigo também reconhece quando uma amizade não gera mais frutos positivos e, por isso, é preciso deixar o outro ir para não perder o respeito.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

autoajudabem-estarfelicidaderelacionamentos