Restaurante brasileiro serve vinho pela janela e traz ao país tradição italiana

Em meio à agitação da cidade de São Paulo, um restaurante peculiar vem chamando a atenção de moradores e turistas. Isso porque ele é um restaurante que serve vinho pela janela. Estamos falando do A Buchette del Vino – Casa Grilo. Localizado na capital paulista, o empreendimento se destaca por oferecer uma experiência gastronômica e cultural inspirada nas tradicionais “Buchettes del Vino” italianas, onde o vinho é servido por uma pequena janela na fachada do estabelecimento. Portanto, confira mais informações a seguir.

Leia mais: Conheça o sucesso do Mickey Paraguaio e veja como ele venceu a Disney

Como surgiu o restaurante que serve vinho pela janela?

A Buchette del Vino – Casa Grilo fica em uma casa tombada como patrimônio histórico no Bixiga, um dos bairros mais tradicionais e com grande influência italiana em São Paulo. O restaurante surgiu em agosto de 2023 e quem o fundou foi Murilo Grilo de Oliveira, arquiteto e diretor artístico, que decidiu transformar sua casa em um ponto de encontro gastronômico.

Além disso, a ideia de servir vinho pela janela surgiu a partir de uma tradição que remonta à época da peste bubônica na Itália. Durante o surto, se usavam pequenas janelas — chamadas de buchettes — para vender vinho de maneira segura, evitando o contato direto entre as pessoas. Então, Oliveira entrou em contato com a Associazione Buchette del Vino, localizada em Florença, e recebeu autorização para criar a primeira Buchette del Vino fora da Itália, trazendo essa prática inusitada para o Brasil​.

Leia mais: Würzburg: a cidade real na Alemanha que você precisa conhecer

O que encontrar no restaurante que serve vinho pela janela?

Além de ser conhecido pela venda de vinhos servidos pela janela, a Casa Grilo oferece um cardápio variado que inclui massas, brusquetas, sobremesas e outros tipos de bebidas. O ambiente é acolhedor e busca criar um espaço de interação entre os visitantes, que podem desfrutar de apresentações artísticas no quintal do estabelecimento. O local também organiza eventos culturais para fortalecer os laços com a comunidade e valorizar a cena artística do bairro.

Além disso, o restaurante rapidamente se tornou um sucesso no bairro e nas redes sociais. No dia de sua inauguração, mais de 300 pessoas formaram fila para experimentar a experiência única de pedir vinho através da pequena janela. Desde então, o local vem atraindo uma clientela diversificada, que inclui desde adolescentes curiosos até idosos de 90 anos que apreciam o conceito inusitado​.

Leia mais: Itália pode ajudar você a encontrar as suas origens genealógicas: veja como

Quanto custa comer na Casa Grilo?

O preço dos pratos e bebidas é acessível para quem deseja ter essa experiência diferenciada. Por exemplo, uma taça de vinho tinto Cabernet Sauvignon custa R$ 18. O cardápio completo oferece uma variedade de opções para diferentes gostos e preferências. Em um ano de atuação, o restaurante já serviu mais de 10.350 taças de vinho, de diferentes origens, como vinhos brasileiros, chilenos, portugueses e italianos. Nos finais de semana, o local chega a receber mais de 200 pessoas, entre visitantes do bairro e turistas​.

Há outros locais com essa experiência?

A Buchette del Vino – Casa Grilo é a primeira e, até o momento, a única buchette oficial fora da Itália, reconhecida pela Associazione Buchette del Vino. Na Itália, as buchettes surgiram em Florença e ainda podem ser encontradas em algumas cidades toscanas, onde a prática foi retomada como uma homenagem às tradições históricas.

Além de Florença, as buchettes também estão presentes em localidades como Siena e Montepulciano, onde a experiência de pedir vinho ou outras bebidas pela janela voltou a fazer parte do cotidiano de alguns estabelecimentos. Essas pequenas janelas oferecem aos visitantes uma oportunidade de reviver a história e degustar bebidas de maneira diferente.

Embora a tradição das buchettes ainda seja mais forte na Itália, algumas cidades ao redor do mundo, como Nova Iorque e Paris, têm começado a adaptar a prática para outros produtos, como cafés e sobremesas. No entanto, nenhuma dessas versões internacionais conta com o reconhecimento oficial da associação italiana.

Leia mais: Anvisa proíbe duas marcas de azeite: veja se você tem na mesa

A experiência de visitar a Buchette del Vino – Casa Grilo

O que realmente diferencia a Casa Grilo é a proposta de criar um ambiente onde o vinho e a comida vêm com interações culturais e experiências visuais. O sommelier do local, conhecido como “sommelier da fofoca”, é responsável por entreter os clientes enquanto eles aguardam na fila, contando histórias sobre a tradição das buchettes e sobre o bairro do Bixiga. Há também a famosa “mãozinha” que serve as taças de vinho pela janela, um elemento que desperta curiosidade e diverte tanto adultos quanto crianças.

O ambiente descontraído e a proposta única de atendimento contribuíram para a popularidade do restaurante. A ideia é oferecer mais do que uma refeição. Na verdade, oferece um espaço onde as pessoas possam se reunir, socializar e desfrutar de momentos agradáveis, em um cenário que mistura história, cultura e gastronomia.

Leia mais: O país da Europa que cabe num estádio de futebol e você não conhecia

Planos para o futuro

Por fim, com o sucesso alcançado no primeiro ano de atuação, Murilo Grilo já pensa em expandir o conceito para outros pontos da cidade de São Paulo e até mesmo para outras capitais brasileiras. Assim, a ideia é levar a tradição das buchettes a um público ainda maior. Dessa forma, mantendo o compromisso com a qualidade e a autenticidade da experiência.

Ah, e para quem deseja visitar o local, é recomendável chegar cedo, especialmente nos finais de semana, quando o movimento é maior.

  • Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

dicas de viagemrestaurantesturismo