Relacionamento Feliz -12 dicas de como ser mais confiante no relacionamento!

Você já teve uma sensação de insegurança ao se relacionar com alguém? Não apenas de forma afetiva, mas também profissional? Ainda que seja normal sentir um “ciuminho” de vez em quando, o excesso pode arruinar essa relação. Por isso, é importante saber como ser mais confiante no relacionamento.

A confiança no relacionamento extrapola não ter ciúmes, mas está em construir pilares baseados no respeito e sinceridade. Entretanto, essa construção é gradativa e, uma vez quebrada, é um tanto quanto difícil recuperá-la.

Por isso, é tão importante saber como ter mais confiança no relacionamento. Inclusive, por ser bem ruim andar sempre na corda bamba e achar que a outra pessoa está escondendo algo de você.

Por que ser mais confiante no relacionamento?

Antes de mais nada, o que leva alguém a desconfiar de outra pessoa, seja em uma relação afetiva, seja profissional? A princípio, os fatores mais comuns para isso são:

  • traição
  • mentira
  • frustração
  • medos
  • agressão
  • abuso

Por outro lado, há questões de natureza emocional mesmo, por exemplo, traumas e insegurança. Outro ponto desfavorável é a própria sociedade em que vivemos, na qual se aconselha a nunca confiar em ninguém. Consequentemente, isso se reflete nos relacionamentos, fazendo com que a pessoa esteja sempre armada com um escudo.

Deste modo, saber como ser mais confiante no relacionamento favorece o bem-estar de ambos. Sem falar em uma relação mais madura. Um namoro saudável, ambiente organizacional mais leve e amizades duradouras, por exemplo.

O que acontece quando não há confiança no relacionamento?

Você já ouviu falar no ditado do vaso quebrado? Segundo o dito popular, depois que um vaso quebra, mesmo que os cacos sejam colados, não tem mais graça. Assim é a confiança de um relacionamento! Uma vez danificada, fica mais difícil consertar.

De fato, uma série de problemas e circunstâncias chegam quando este vaso é quebrado. Uma delas é a desconfiança permanente pelo medo de sofrer uma nova decepção. Outras consequências ruins desse cenário são:

  • discussões frequentes
  • confrontos mais duros
  • ansiedade
  • distúrbios emocionais
  • desenvolvimento de relacionamento abusivo
  • relações esfalecidas

Por fim, cria-se uma ideia de ser impossível construir uma relação honesta, graças aos traumas advindos da anterior.

O pior é que a gente tem uma tendência bem ruim de radicalizar uma relação quando conhecemos mais uma pessoa. A chave para que isso não ocorra é uma comunicação transparente.

Como ser mais confiante no relacionamento?

A confiança é uma construção gradativa, ou seja, não se conquista em um piscar de olhos. Assim como a gente faz com uma plantinha, precisamos plantar e ir cuidando até que ela se fortaleça.

Contudo, este não é um trabalho a ser feito a sós, mas por ambas as pessoas envolvidas na relação. Veja, a seguir, dicas simples, porém eficazes, de como ser mais confiante no relacionamento.

LEIA MAIS:

12 Dicas para ser mais confiante no relacionamento

Mantenha uma comunicação transparente

Em primeiro lugar, preze pela comunicação transparente. Como falamos acima, este é um ponto fundamental para que uma pessoa entenda o que a outra está pensando ou sentindo.

O diálogo derruba a imaginação fértil, as suposições e, como resultado, leva à reflexão pessoal. Ser um casal, familiares ou colegas de trabalho que partem para a prática em detrimento da conversa apenas adia a solução de um problema. É como simplesmente jogar a sujeira para debaixo do tapete.

Nessas conversas, exponha sobretudo seu sentimento de insegurança, assuma os próprios erros e, claro, reconheça suas qualidades.

Não fuja dos próprios medos

Um dos problemas de uma relação é justamente o medo de entrar nela. Isso se dá devido à insegurança de perder alguém e se magoar. Mais ainda, assumir uma responsabilidade afetiva.

A dica de como ser mais confiante no relacionamento também pela realização de uma busca interior. Nessa jornada, enfrente seus medos e sedimente um caminho de autoconfiança.

O autoconhecimento permite identificar seus pontos fracos e fortes, trabalhar neles e, com isso, transmitir e ter mais confiança.

Aceite-se

Após empreender essa jornada de autoconhecimento, é fundamental praticar o amor-próprio. Assim como você é capaz de amar alguém incondicionalmente, precisa amar a si mesmo.

Sendo assim, aceite-se com todas as suas características, imperfeições e foque nas suas qualidades. E sabe aquelas coisas sobre as quais não tem controle de mudar? Esqueça e concentre-se naquilo que pode melhorar!

Pare de se comparar

Uma consequência direta do amor-próprio é parar de se comparar aos outros. Isso faz com que você diminua ou até anule seus méritos e qualidades. Ninguém é igual a ninguém e, possivelmente, você tem características positivas que outras pessoas não têm.

Fortaleça a amizade

Não é porque você namora alguém que deve deixar a amizade de lado. Para ser mais confiante no relacionamento, fortaleça a amizade também nas parcerias que não sejam íntimas sexualmente. Conheça a outra pessoa a fundo, identifique seus pontos fortes e fracos, sem julgamentos. E permita que isso seja feito com você também.

Honestidade e sinceridade sempre!

Mais uma vez, falaremos da honestidade e sinceridade. Afinal, não há confiança sem isso, não é? As duas qualidades, aliás, são cultivadas e alicerçam qualquer relação social. Como resultado, temos o respeito e dedicação mútuos.

Fale sobre confiança

Sem dúvidas, não adianta tentar ser mais confiante no relacionamento se não falar disso! Portanto, aborde o assunto de forma direta sem, no entanto, impor alguma condição.

Em outras palavras, fale abertamente, sem “cobrar” nenhuma atitude em troca. Isso evita uma defesa pessoal por parte da outra pessoa.

Reconheça o amor

Lembra da dica de parar de se comparar para ser mais confiante no relacionamento? Isso vale também em não se basear nas demonstrações de amor dos outros para analisar sua relação.

Veja o que seu parceiro ou parceira faz para que você se sinta especial. Seja preparar aquela comida favorita, pensar em uma viagem legal ou sempre se preocupar quando você demora além do normal para chegar. Existem diferentes formas de demonstrar o amor, basta aceitá-las nas pequenas atitudes.

Controle os ciúmes

Até aqui, falamos muito sobre transparência, autoconhecimento e diálogo. Mas, na busca de como ser mais confiante no relacionamento, é imprescindível controlar o ciúme. Este, aliás, é um dos grandes vilões da relação saudável.

Apesar de ser normal não gostar de uma mensagem um pouco “abusada” pelas redes sociais, o ciúme é problemático quando você não se reconhece em suas próprias ações. Por exemplo:

  • ficar olhando o celular escondido
  • seguir o parceiro ou parceira
  • “stalkear” seguidores e seguidoras

Esse tipo de comportamento é autodestrutivo e, sinceramente, não ajuda em nada. Mais uma vez, converse abertamente e avalie se toda essa insegurança tem fundamento.

Não cobre tanto a atenção

Você, com certeza, já deve ter ouvido alguém falar que, no começo do namoro, o rapaz era mais atencioso ou a moça, mais carinhosa. De repente, isso mudou! Tal comportamento não significa, necessariamente, que o amor diminuiu. Ou, pior, tenha uma terceira pessoa em jogo!

Valorize-se e pare de pedir tanta atenção! Deixe que o relacionamento flua naturalmente.

Seja realista

Um dos fatores para uma pessoa se frustrar em uma relação é nutrir expectativas surreais. Ninguém é perfeito, ou seja, todo mundo tem suas fraquezas, defeitos, altos e baixos. Inclusive, você!

Logo, controle suas expectativas e seja mais realista no seu relacionamento. Confie mais no sentimento que nutrem, como casal ou amigos, e se fortaleça nisso.

Respeite o espaço da outra pessoa

Por fim, respeite a individualidade e o espaço da outra pessoa. Seu namorado tem direito a uma partida de futebol com os amigos. Sua esposa se sente feliz naquele happy hour com as colegas de trabalho. E tudo bem!

Além disso, respeite quando a pessoa quiser ficar no canto dela, em silêncio. Evite sufocar o outro com carinho ou insegurança excessivos.

Em suma, não há fórmula mágica de como ser mais confiante no relacionamento. É preciso, principalmente, construir gradativamente o respeito e dedicação mútuas para que a relação seja saudável. Mais ainda, transparência, diálogo e sinceridade para uma comunicação efetiva.

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece!

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

autoajudafelicidaderelacionamentos