O ano é 2022 e todos os olhos estão voltados para a guerra que está ocorrendo. Por isso, hoje falaremos sobre os fatos que separam a Ucrânia e a Rússia!
4 Fatos Curiosos Que Separam A Ucrânia E A Rússia
A questão da Crimeia
A Ucrânia perdeu a Crimeia após um referendo em 2014. Inclusive, de acordo com este referendo, o povo da Crimeia votaria pela sua adesão à Ucrânia ou à Rússia. Então, as pesquisas mostraram a vitória dos habitantes de língua russa e assim os russos anexaram a Crimeia. No entanto, o novo governo ucraniano nunca reconheceu este referendo, com o apoio dos Estados Unidos e da União Europeia.
A adesão da Ucrânia à União Europeia e à OTAN
Muitos perguntam por que a Rússia invadiu a Ucrânia?
Então, uma das principais razões é que a Rússia não quer a adesão da Ucrânia à União Europeia e depois à OTAN. Pois, se isso acontecer, a OTAN poderá construir uma base na Ucrânia, onde seu maior rival, os Estados Unidos, também está envolvido. Ainda, para a história, a OTAN é uma aliança de defesa militar dos países ocidentais, também conhecida como Aliança do Atlântico Norte!
A divisão da Ucrânia em pró-ocidental e pró-russa
A região ocidental da Ucrânia geralmente apoia a integração com a Europa Ocidental. Porém, o lado leste do país quer laços mais estreitos com a Rússia. Mas os únicos que não são culpados de nada são os cidadãos inocentes!
A guerra de fronteira de 2014 e a invasão de 2022
Os protestos começaram na Ucrânia em 2013 contra o presidente pró-Rússia Viktor Yanukovych, que duraram até 2014. No entanto, as manifestações levaram a uma revolução da dignidade em Kiev. Posteriormente, territórios ucranianos foram anexados pelos russos, como Luhansk, Donetsk e Crimeia. A guerra recomeçou! Todos nós desejamos um final feliz.
LEIA MAIS: Descubra 5 Fatos Curiosos Que Unem A Ucrânia E A Rússia!