No momento, todos os olhos do mundo estão voltados para a guerra que está ocorrendo. Por isso, separamos aqui 5 fatos que unem a Ucrânia e a Rússia!
Então, descubra agora se você já sabia de algum deles!
5 Fatos Que Unem A Ucrânia E A Rússia
Ambos são descendentes de vikings
De acordo com fontes históricas bizantinas, no século IX, uma tribo viking, os varangianos, fundou um estado chamado Rússia de Kiev. Além disso, os varangianos eram excelentes guerreiros que abalavam todos os exércitos adversários. Por fim, os povos modernos da Bielorrússia, Ucrânia e Rússia reivindicam os russos como seus ancestrais culturais.
Eles têm o mesmo alfabeto e falam a mesma língua
No entanto, os ucranianos também falam ucraniano, que é sua língua oficial. Além disso, ambas as línguas têm o alfabeto cirílico que devem a dois monges bizantinos de Tessalônica, os irmãos Cirilo e Metódio.
LEIA MAIS: Descubra A Verdade Por Trás Do Alfabeto Grego!
Eles têm a mesma religião oficial
Ainda, a maioria dos russos e ucranianos são cristãos ortodoxos. De fato, ambos os países são membros da Igreja Ortodoxa, juntamente com Grécia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Geórgia e muitos outros países da antiga União Soviética.
Ambos foram membros fundadores da União Soviética
Kiev declarou independência da União Soviética em agosto de 1991. Ainda, em 1º de dezembro do mesmo ano, os ucranianos participaram de um referendo, com mais de 90% de votos a favor da independência.
A Rússia “doou” a Crimeia à Ucrânia em 1954
Moscou reconheceu que as fronteiras da Ucrânia incluíam a Crimeia, a península multinacional e multilíngue do Mar Negro dada pela Rússia à Ucrânia como um “presente” do líder soviético Nikita Khrushchev em 1954, na tentativa de conquistar o poder.
Então, você sabia de todos esses fatos que unem a Ucrânia e a Rússia?