Veja a estátua grega inusitada que prova que o futebol nasceu na Grécia Antiga!

A Inglaterra pode ser conhecida mundialmente como o país onde nasceu o futebol moderno, mas o primeiro jogo de bola começou na Grécia.

Historicamente, é registrado que em muitos países havia jogos em que os jogadores chutam uma bola, como o “Cuju” na China em 300 aC, “Harpastum” no Império Romano em 200 aC e “Woggabaliri” na Austrália.

No entanto, cronologicamente, o primeiro jogo de bola que apareceu no mundo começou na Grécia antiga e era conhecido como “Epísquiro”.

O “Epísquiro” era um jogo grego antigo com uma bola que parecia uma bola de futebol e que se jogava entre dois times, que possuíam entre 12 a 14 jogadores. A diferença em relação ao futebol de hoje em dia era que cada time tinha uma bola.

O estádio e a bola na Grécia antiga

O “Epísquiro” era um dos jogos mais populares da Grécia Antiga, em homenagem à pedra (Skra) que dividia o estádio com uma linha. Isso lembra algo de sua infância? Como é hoje, o objetivo do jogo era que as equipes cruzassem, com a bola, o campo oposto, o final.

A bola era feita de peças de couro costuradas entre si com miudezas de animais, enquanto no meio da borda do estádio havia uma linha que simbolizava os dois gols.

De fato, Sócrates faz a seguinte referência a um texto preservado até hoje: “Se alguém vê de cima da terra, ela parece uma bola, que consiste em doze pedaços de couro diferentes.” Segundo os pesquisadores, o número 12 simboliza os doze deuses do Olimpo!

LEIA MAIS:

Como o futebol era jogado na Grécia antiga?

Segundo Galen, um dos maiores médicos do mundo, o futebol na Grécia Antiga era jogado entre dois times, cada um do seu lado do campo, disputando para que o oponente não passasse com a bola do centro.

O jogo também incluía disputa com os ombros e um pouco de luta para evitar que o outro escapasse com a bola. Isso lembra algo entre rugby e futebol? Então agora você sabe de onde vem um dos esportes mais populares do mundo.

Escultura mostra grego fazendo embaixadinha

De fato, no Museu Arqueológico Nacional, que fica em Atenas, você encontrará uma representação interessante. Na verdade, se trata da parte sobrevivente de uma coluna de uma tumba do século IV aC. Além disso, ela mostra um atleta nu equilibrando uma bola na coxa, fazendo uma embaixadinha.

Além disso, na frente dele, encontra-se alguém responsável por cuidar do “jogador” e, atrás da sua estátua, está a sua manta em cima de uma coluna, pois os gregos costumavam jogar sem roupa.

Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes no Brazil Greece!

  • Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

futebol