Você Mais Feliz: 12 hábitos que ajudam na saúde mental para adotar já!

Cuidados diários importantes que mantêm sua mente sã 

Uma volta no parque mostra o quanto as pessoas vêm cuidando da saúde física, mas e a mente, como anda? Adotar hábitos que ajudam na saúde mental é tão importante quanto, uma vez doenças emocionais levam também a distúrbios físicos. 

Outro problema grave relacionado à saúde mental diz respeito à depressão. Campanhas, como o Setembro Amarelo, buscam a conscientização por meio de palestras, peças publicitárias e outras ferramentas sobre os riscos da doença, inclusive o suicídio. 

Cuidar da saúde mental é muito mais do que lembrar-se da mente apenas quando uma patologia aparece. Ou só afastar pensamentos negativos. Portanto, confira hábitos diários que ajudam na sua saúde mental.

LEIA MAIS: Pensamentos Negativos: Veja 7 Atitudes Para Ser Bem Mais Positivo E Feliz!

12 Hábitos que ajudam na sua saúde mental 

A saúde mental é tudo aquilo que envolve o bem-estar psicológico, emocional e social da pessoa, afetando suas decisões, ações e relacionamentos. 

Atividades físicas regulares

A prática regular de atividades físicas faz bem para o corpo e para a mente, pois libera dopamina e endorfina. Estes são hormônios diretamente relacionados à sensação de bem-estar e humor. 

Mesmo que você ache academia uma agressão à alma, tente fazer caminhada ao ar livre, dança, ioga…  

Dormir bem 

Dormir é bom, né? Pois é, e faz bem para a mente, também! Noites mal dormidas fazem com que você acumule cansaço e, consequentemente, tenha fadiga e fique de mau humor. Logo, é recomendado ter, pelo menos, de sete a nove horas de sono. 

Alimentação saudável 

A dieta balanceada garante os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Além de, a médio e longo prazo, trazer sensação de bem-estar e felicidade. Por fim, uma dieta nutritiva também equilibra os níveis de energia e hidratação ao longo do dia.  

Meditação 

A ciência comprova que a meditação ajuda na sua saúde mental porque combate a ansiedade, o estresse e auxilia a lidar com as emoções. Além disso, no começo, pode parecer difícil pelas distrações. Então, a dica é buscar as meditações guiadas em plataformas digitais e aplicativos de streaming. 

Ter alguém para conversar 

Ninguém vive isolado, então uma das formas de melhorar sua saúde mental é ter alguém para conversar. Portanto, marque aquele café com os amigos, uma viagem no final de semana com as primas, a cervejinha com os colegas de trabalho. Mas, evite relacionamentos tóxicos e busque amizades saudáveis, que realmente te façam bem. 

Pratique voluntariado

O voluntariado traz à pessoa um propósito diferente e, por isso, é um dos hábitos que ajudam na saúde mental. Além disso, doar-se é uma forma de fazer algo pelo outro sem esperar nada em troca, reconhecer seus próprios privilégios e promover a conscientização social. Sem falar em conhecer gente nova. 

Evitar o excesso de tecnologia

Por mais tentador que seja, evite ficar o tempo todo no celular e computador. O excesso de tecnologia faz mal, inclusive por nos distanciar das pessoas. Nisso, se inclui as redes sociais, na contradição da proposta de conectar quem está do outro lado do mundo. Então, troque as redes por ler um livro, passear no parque ou aprender um novo hobby. 

Filtre as redes sociais

Praticamente uma sequência da dica acima, as redes sociais até podem ser uma fonte de contatos, mas jamais devem ser sua única forma de fazer amizades e networking. Aliás, há um limite saudável para uso delas! Filtre o que você consome, no que diz respeito às páginas e perfis, e quantas vezes acessa por dia.  

Trace metas e objetivos realistas

Um dos grandes causadores das doenças mentais atualmente é a pressão profissional. Isso se dá pela cobrança excessiva por alcançar sempre novas posições, status, carreira e por vai. Então, para não cair nessa armadilha, trace metas e objetivos realistas, de preferências, graduais. Assim, você vai crescendo gradativamente e evita se pressionar tanto.   

LEIA MAIS: Estresse No Trabalho O Que Fazer? Confira 5 Dicas Para Ter Dias Mais Felizes!

Cultive bons pensamentos

Você é o que você pensa! Otimismo é um exercício que alivia os pensamentos e traz uma coisa que chama resiliência mental. Não que você precise ser sempre inocente. Mas, pensar que as coisas irão melhorar ajudam a enfrentar os desafios com mais força e a crescer com as dificuldades, por maiores que elas sejam. 

Valorize quem você é 

Por vezes, ouvimos tantos comentários negativos sobre nós e até cobranças que nos fazemos que acabamos esquecendo de nos valorizar. Um dos principais hábitos que ajudam na sua saúde mental é valorizar sua própria personalidade, reconhecer suas conquistas e ter gratidão por isso.     

Busque ajuda profissional

Nenhuma das dicas para ajudar sua saúde mental acima deu certo? Não hesite em buscar ajuda profissional! Nem sempre a gente consegue resolver as coisas por si só e não é problema algum pedir socorro. Profissionais estudam para isso e são experts em descobrir os caminhos para te ajudar. 

LEIA MAIS: Você Pode Ter Depressão E Não Sabia: Confira Os Sintomas!

Primeiro de tudo, é importante observar os sinais de que sua mente pede socorro. Problemas de sono, mau humor, perda de interesse em atividades e incapacidade  de cumprir com suas obrigações são sinais de alerta. Por isso, é tão importante adotar hábitos que ajudam na sua saúde mental. 

 

felicidadesaúde mental
Comments (0)
Add Comment