7 erros comuns que você comete ao fazer café em casa, barista conta!

Quem não gosta de um bom café, não é mesmo? No Brasil, a bebida é quase um símbolo cultural. Com o aumento do consumo nos últimos anos, fica claro que preparar café é mais do que um hábito, é um ritual para muitos. Mas será que você está fazendo tudo certo? Preparar café pode parecer simples, mas existem alguns erros comuns que comprometem o sabor e a qualidade. Vamos falar sobre os mais frequentes e como evitá-los para garantir uma xícara perfeita.

Leia mais: 4 cafeterias e restaurantes incríveis em Paris que tem que conhecer

Erros muito comuns ao fazer um café

1. Usar água da torneira

Você usa água filtrada ou da torneira para preparar seu café? Se a resposta for “torneira”, já temos um problema. A água sem filtrar contém impurezas e cloro, que alteram o sabor da bebida. O ideal é usar água mineral ou filtrada. Isso faz uma diferença enorme no resultado final, pois a pureza da água ajuda a realçar os sabores do café.

2. Deixar a água ferver

Muita gente acha que a água precisa estar em ebulição para passar o café. Na verdade, isso pode ser um grande erro. A água fervente, acima de 100 °C, deixa o café mais amargo. O ponto ideal para preparar a bebida é por volta de 90 °C. Não tem termômetro? Não tem problema! Quando a água começar a formar bolhas pequenas (o início da fervura), desligue o fogo e espere cerca de 45 segundos antes de usá-la.

3. Mexer o pó enquanto filtra

Se você tem o costume de dar aquela mexidinha no pó enquanto passa o café, pare agora mesmo. Essa prática libera os aromas antes da hora, o que pode prejudicar o sabor. Além disso, se você usa filtros de papel, corre o risco de rasgar o coador com a colher. Deixe o café passar sozinho e permita que o aroma se desenvolva naturalmente.

Leia mais: Você sabe qual é a origem do café? Ex-barista gringo te conta

4. Misturar açúcar na água antes de passar o café

Colocar açúcar diretamente na água pode parecer uma boa ideia para quem gosta de café adoçado, mas isso altera o ponto de ebulição e a oxigenação da água. Como resultado, o sabor do café pode ficar comprometido. A melhor opção é adicionar o açúcar na xícara, depois que o café estiver pronto. Assim, você mantém a qualidade da bebida e ajusta o doce ao seu gosto.

5. Errar na proporção de café e água

Café muito forte ou fraco demais? Isso geralmente acontece por falta de cuidado na proporção de pó e água. A medida ideal é de 5 a 6 colheres de sopa de pó para cada litro de água, mas isso pode variar de acordo com o seu gosto. Teste até encontrar o equilíbrio que mais agrada o seu paladar.

6. Usar pó de café velho

Armazenar bem o café é essencial para preservar seu sabor. Guarde o pó em um recipiente hermético, longe da luz direta e de cheiros fortes. Não coloque na geladeira, pois a umidade e os odores dos alimentos podem afetar o aroma do café. E atenção à validade: mesmo que bem armazenado, o pó perde qualidade com o tempo. Evite usar café que ficou guardado por meses e aproveite-o enquanto ainda está fresco.

7. Não lavar os utensílios adequadamente

Essa é uma questão de higiene básica, mas muita gente esquece. Deixar a jarrinha da cafeteira, o coador ou a garrafa térmica sem lavar adequadamente pode acumular resíduos que alteram o sabor do café. Lave todos os equipamentos usados no preparo com frequência, garantindo que não haja cheiros ou sabores indesejados na sua próxima xícara.

Leia mais: Anvisa proíbe essas marcas de café e você pode ter na mesa: confira

Dicas extras para um café sempre perfeito

Invista em bons grãos

Se possível, escolha café de qualidade, preferencialmente moído na hora.

Use equipamentos limpos e adequados

Uma cafeteira bem cuidada ou um bom coador faz toda a diferença.

Experimente métodos diferentes

Além do tradicional coador, que tal testar uma prensa francesa ou cafeteira italiana?

Agora é com você! Quantos desses erros você já cometeu ao fazer café? Tem algum truque ou dica para compartilhar? Fale com a gente e vamos juntos melhorar o sabor desse companheiro do dia a dia!

  • Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

cafés