Os 13 Melhores Lugares Para Passar O Natal No Brasil!

Antes de mais nada, o Natal é uma data mágica que provoca encantamento, independente da idade. Por isso, confira aqui os melhores lugares para passar o natal no Brasil!

Além disso, como normalmente coincide com as férias e recessos, muita gente se organiza para comemorar da melhor forma: viajando!

Shows de luzes, espetáculos, desfiles, decorações encantadoras… Algumas cidades brasileiras realmente investem em experiências diferenciadas para o Natal. Assim, o visitante mergulha verdadeiramente na magia da data, principalmente as crianças.

Inclusive, escolher entre os melhores lugares para passar o Natal no Brasil é uma alternativa viável para quem não deseja encarar a alta das moedas internacionais.

Além do mais, convenhamos, nosso país sabe muito bem como organizar uma boa festa de Natal!

Os 13 melhores lugares para passar o Natal no Brasil

1. Gramado

Primeiramente, como falar de Natal no Brasil sem começar pela estrela da Serra Gaúcha?

Além de já ser tradicionalmente linda e enfeitada, como cidade de boneca, Gramado se transforma ainda mais neste período do ano, graças ao Natal Luz.

Inclusive, os preparativos para o Natal Luz de Gramado já começam em outubro, decorando as ruas da cidade e os prédios de arquitetura alemã. Além do acendimento da árvore na Avenida Borges de Medeiros, a festa, que só termina em janeiro, tem inúmeras atrações.

Além disso, o evento organiza as atrações com hora marcada, dividindo-as entre o complexo de Eventos, Lago Joaquina Rita Bier (onde acontece os famosos Nativitaten e Illumination), a Vila de Natal e as ruas de Gramado.

Por fim, as apresentações acontecem especialmente nas avenidas principais, com desfiles e projeções também na Rua Coberta.

2. Canela

Porém, o Sonho de Natal de Canela, vizinha a Gramado, não perde em nada no encanto. Também com três meses de apresentações, a festa reúne quase 300 espetáculos gratuitos. Entre os destaques, temos o Desfile Mágico de Natal e os autos natalinos.

Além disso, crianças e adultos também se encantam com os espetáculos em 3D, visitam a Vila de Natal e a Casa do Papai Noel. Sem falar na decoração belíssima em frente à Catedral de Pedra, a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

3. Curitiba

Também no sul, um dos melhores lugares para passar o Natal no Brasil é Curitiba.

Inclusive, uma das atrações mais conhecidas, sem dúvidas, é a apresentação do coral infantil nas janelas do Palácio Avenida. A elas, se junta um show de luzes projetadas no edifício histórico.

Além disso, o Natal de Curitiba ainda tem peças teatrais, exposições, túneis iluminados, concertos de música clássica e a tradicional chegada do Papai Noel. Ainda no quesito espetáculos, o Paço Municipal, na Praça Generoso Marques, também tem projeção de luzes.

Além do mais, para quem quiser garantir as lembrancinhas, vale passar pela Feira Especial de Natal na Praça Osório. Lá, ainda experimentar deliciosas comidas típicas e se deslumbrar com os enfeites natalinos e artesanato.

4. Blumenau

A cidade da Oktoberfest muda de figura com o evento Magia de Natal. Tão linda quanto a festa alemã, a comemoração natalina tem desfiles, passeio de trenzinho e, claro, a casa do Papai Noel.

Inclusive, na Vila Germânica, há um espaço inteiro decorado para a festa.

Além disso, quem quiser experiências típicas do Hemisfério Norte em pleno verão, pode patinar no gelo e curtir o Espaço da Neve. Assim como na Alemanha, também há um Mercado de Natal para as compras de última hora.

Ainda, a cidade monta uma roda gigante e oferece oficinas de pintura e biscoitos.

Por fim, ali pertinho, em Pomerode, o visitante experimenta uma festa de Natal tipicamente alemã.

5. Campos do Jordão

Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, é outro dos melhores lugares para passar o Natal no Brasil. O Natal dos Sonhos ilumina a cidade com decorações natalinas, shows gratuitos, Paradas de Natal, orquestra e coral, além do trenzinho do Papai Noel.

Inclusive, para queimar as calorias dos deliciosos pratos natalinos, ainda tem a Corrida Iluminada, da qual participa toda a família (até os pets).

Além disso, Campos do Jordão é cheio de atrações lindas mesmo fora do período das festividades natalinas, você pode conferir também Os 14 Melhores Lugares Para Tirar As Suas Fotos De Instagram Em Campos Do Jordão!

6. Petrópolis

A Cidade Imperial também se transforma para o Natal! Além de bela, a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, tem o Natal Imperial, que enche as ruas do Centro Histórico de decorações e enfeita os prédios de arquitetura colonial.

Além disso, o Palácio de Cristal, entre novembro e janeiro, recebe a Casa do Papai Noel. Ainda, há shows musicais, orquestras, corais e toda uma programação infantil que se estende até o mês de janeiro.

7. Penedo

Antes de mais nada, você sabia que Penedo também é chamada Pequena Finlândia?

Então, não é nenhuma surpresa ver a cidade se preparando toda para receber seu ilustre morador da Lapônia!

Inclusive, é um dos melhores lugares para passar o Natal no Brasil e tem atrações belíssimas.

Primeiro, a Casa do Papai Noel montada para receber adultos e crianças. Depois, as ruas e prédios enfeitados com luzinhas e decorações. Sem falar na fábrica de brinquedos do Papai Noel, apresentações de música, cinema e teatro.

Por fim, você também pode conferir aqui como é realmente a do Casa do Papai Noel na Finlândia!

8. Monte Verde

A charmosa cidade no sul de Minas Gerais também é, merecidamente, um dos melhores lugares para passar o Natal no Brasil. Inclusive, a cada ano, a cidade organiza um evento com tema diferente, mas sempre rico em atrações, luzes e decorações.

Com início em novembro, os eventos enchem as ruas de espetáculos gratuitos. Em 2021, o evento A Origem de Tudo conta a história da cidade e dos povos que a escolheram para viver.

Entre as atrações estão:

Despertar das Luzes
A Origem
Árvore Encontros
Bosque dos Imigrantes
Floresta Encantada
Vila de Natal
Cabana do Papai Noel

Sem dúvida, uma experiência que encanta moradores e visitantes de todas as idades.

Por fim, caso esteja planejando uma viagem a Monte verde, você pode conferir também O Que Levar Na Mala Para Monte Verde!

9. Holambra

Antes de tudo, a cidade das flores, Holambra, já é naturalmente bela com seus parques, lagos e docerias holandesas!

Mas, o destino próximo a Campinas potencializa seu cenário europeu na época de Natal com o Noeland.

O Natal de Holambra é realizado no Parque da Expoflora e conta com parque de diversões, decorações natalinas, árvores iluminadas e diferentes ambientes decorados, além de apresentações de corais.

Por fim, Holambra é conhecida como a Holanda brasileira, não deixe de conferir Os 12 Melhores Lugares Para Tirar As Suas Fotos Em Holambra!

10. Natal

Mas então, por que não passar o Natal em… Natal?

Inclusive, a capital do Rio Grande do Norte combina perfeitamente suas belas praias com o espírito natalino.

Além disso, a cidade reúne espetáculos de teatro, música e dança, além de feiras gastronômicas entre dezembro e janeiro.

11. e 12. Garibaldi e Caxias do Sul

Voltando para a Serra Gaúcha, Caxias do Sul e Garibaldi merecidamente se colocam entre os melhores lugares para passar o Natal no Brasil. Garibaldi organiza, todo ano, o Natal Borbulhante, com acendimento das luzes na Rua Buarque de Macedo e festas natalinas.

Além disso, os empresários locais também entram no espírito, levando festas lindas para suas vinícolas, como o Natal Mágico da Vinícola Peterlongo. Enquanto que Caxias do Sul tem uma proposta mais cultural, com apresentações de música e danças tradicionais, além das decorações.

13. São Paulo

Antes de mais nada, a maior cidade do Brasil é, também, um dos lugares mais bonitos para passar o Natal. Além das grandiosas decorações natalinas pelos shoppings, ruas e prédios da metrópole, sempre há um evento específico pela cidade, como a Villa de Natal, no Parque Villa-Lobos.

Por fim, para quem gosta de curtir viagens em família, principalmente em uma data tão especial, não faltam opções de cidades para passar o Natal no Brasil.

Mas, se estiver pensando em viajar para o exterior, confira também Os 10 Mais Incríveis Mercados De Natal Da Europa!