Oi, gente! O TasteAtlas voltou e trouxe verdades! Desta vez, os melhores pratos da Grécia (se é que é possível eleger “melhores” entre tantas delícias! A revista gastronômica reuniu, entre doces, queijos e pratos salgados, aqueles que receberam as melhores notas entre seus seguidores. Vamos conhecer quais foram?
Trigona panoramatos
A tradicional massa doce crocante nasceu, a princípio, nas proximidades de Tessalônica. O doce é amanteigado e tem forma de cone. Geralmente, a receita leva uma combinação de:
- gemas de ovo
- farinha
- manteiga
- leite
- açúcar
- baunilha
- creme de leite
Estes triângulos são assados até dourarem, mergulhados em xarope frio feito de açúcar e água, e então recheados com o creme gelado. Pensa que acabou? Antes de servidor, a trigona ainda leva nozes picadas para acompanhar.
Leia mais: 7 nomes da mitologia grega diferentes e cheios de significado
Bougatsa é um dos melhores (e mais tradicionais) pratos da Grécia
Você, com certeza, já ouviu falar nela! A torta é composta por massa em camadas e recheada com creme de semolina, embora também existam variações com carne moída ou queijo. O nome deriva da palavra otomana “pogatsa”, que significa uma torta recheada com queijo. Mas, suas origens estão no período bizantino, quando Constantinopla era grega.
Naquela época, as pessoas começaram a fazer a massa com diversos recheios doces e salgados. Com o tempo, a bougatsa evoluiu para incorporar uma massa finamente enrolada e feita à mão. No entanto, quanto os imigrantes turcos chegaram ao norte da Grécia, a bougatsa se tornou uma especialidade de Serres e Tessalônica.
Dakos
Também conhecido como ntakos, é um prato tradicional cretense que leva um pão de cevada seco (paximadi) cuja cobertura tem queijo myzithra, tomates maduros, azeitonas, alcaparras, orégano fresco e azeite de oliva. Entretanto, a dica é usar variedades de azeitonas como Koroneiki, Lianes ou Tsounates.
Leia mais: Ilha paradisíaca perto de Mykonos à venda: veja quanto ela custa
Um dos melhores pratos da Grécia é o Saganaki
Aperitivo grego muito popular, envolve vegetais, carnes ou frutos do mar, como camarões ou mexilhões, em queijo para, depois, fritar ou grelhar. Mas, se a pessoa preferir, também pode preparar apenas o queijo, sem nenhum acompanhamento. Aí, deve selar em uma frigideira até formar uma crosta dourada.
Ah, e para servir, deve ser na“sagani”, uma pequena panela com duas alças onde passou a fritura. No passado, a palavra “saganaki” se referia a um método de temperar o queijo local pelos camponeses gregos.
Leia mais: Camarão à grega? Receita grega de saganaki para impressionar
Païdakia
Impossível falar dos melhores pratos da Grécia sem mencionar as costeletas de cordeiro grelhadas. A receita é tradicional em todo o país, sobretudo, como prato principal. A carne é geralmente marinada em azeite de oliva, suco de limão e ervas frescas antes de grelhar na churrasqueira a carvão. Para acompanhar, batatas, saladas ou o cremoso e refrescante molho tzatziki.
Graviera Naxou
Aqui, temos um exemplar com selo PDO, seja, de produção original na Grécia. O queijo tem origens na ilha de Naxos, nas Cíclades, com história de pelo menos um século. Sua base é do leite de vaca pasteurizado ou a mistura de leite de ovelha e no máximo 20% de leite de cabra. Como resultado, possui uma casca fina e um interior compacto de cor amarela clara, com pequenos buracos.
Além disso, este queijo de mesa tem sabor refrescante e aroma levem com teor máximo de umidade de 38% e 40% de gordura. O leite também provém de raças tradicionalmente criadas na ilha, que se alimentam de plantas e ervas locais. Ou seja, um sabor único.
Leia mais: Já comeu? O melhor queijo do mundo é brasileiro, segundo premiação
Spetsofai, mais um dos melhores pratos da Grécia
Por fim, um prato rústico originário da região da Tessália. De modo geral, combina salsichas (loukaniko) e pimentões em pedaços grandes. Como cobertura, um rico molho de tomate. O Spetsofai ainda leva pimentas picantes, o que proporciona um calor acolhedor durante os meses mais frios do inverno.
Vale lembrar, sobretudo, que se trata de prato clássico das tavernas de toda a Grécia Centra. Ademais, vem tanto como um meze (aperitivo) quanto o prato principal. Desta forma, combina perfeitamente com arroz, batatas, queijo feta e pão rústico.
Então, já teve a oportunidade de provar algum dos melhores pratos da Grécia? O que achou da experiência?