Medeia: Conheça a Poderosa Bruxa da Mitologia Grega!

Medeia era uma bruxa poderosa da mitologia grega. Ela aprendeu os segredos da magia com sua tia, Kirk.

Além disso, seu pai era o rei da Cólquida, Aécio, e sua mãe era a deusa oceânica Hécate. Ainda, ela é conhecida por sua campanha Argonauta. Pois ajudou Jasão e os Argonautas a roubar o Velo de Ouro de seu pai.

Seu pai, querendo enganar Jasão, disse que se ele conseguisse completar duas façanhas difíceis, lhe daria o Velo de Ouro em troca.

Porém, o rei não contava com sua filha Medeia, que se apaixonou por Jasão à primeira vista e se dispôs a ajudá-lo a superar as façanhas.

O Mito De Medeia

O primeiro feito de Jasão

Na primeira façanha, Jasão teve que domar dois touros gigantes com pernas de bronze e que soltavam fogo pelas narinas. Além disso, esses touros nunca haviam sido domados antes.

Então, Medeia convidou Jasão para o templo de Hécate. Lá lhe deu uma pomada, que fez a partir de uma erva que brotou do sangue da ferida de Prometeu. Então, com a pomada, Jasão ungiu seu corpo e suas armas. Assim, ele permaneceu protegido por vinte e quatro horas, ou seja, enquanto durou o poder da pomada.

Mas, antes disso, Jasão teve que invocar a deusa Hécate. Então, suprimentos e orações o protegeram dos sopros de fogo e dos pés de bronze dos touros. Assim, teve sucesso na sua primeira prova.

A segunda façanha de Jasão

Depois de domar os touros, a segunda missão era arar um campo com eles e depois semeá-lo com os dentes do dragão que havia sido morto pelo rei Cadmo na Beócia. Destes, Cadmo deu metade para Aeitis.

Medeia então revelou a Jasão que, ao semear os dentes do dragão, imediatamente brotariam guerreiros armados, que tentariam matá-lo. Inclusive, o mesmo havia acontecido com Cadmo na fonte de Areia.

Então Cadmo jogou uma pedra entre os guerreiros que ele “semeou”. Isso os levou a acreditar que um deles a havia jogado e se matado. Então, Jasão fez o mesmo, e como resultado, ele completou os dois feitos por causa de Medeia.

Seu pai se recusa a dar o velo de ouro para Jasão

No entanto, seu pai não cumpriu sua promessa. Então Medeia, com sua magia, adormeceu o dragão que guardava o velo de ouro e Jasão conseguiu agarrá-lo.

Na verdade, é um pouco estranho que Jasão receba todo o crédito quando Medeia fez todo o trabalho duro.

Depois de trair seu pai e seu reino, Medeia decidiu deixar sua casa para trás e zarpar com Jasão.

Medeia escapa com Jasão e o velo de ouro

Depois, enfurecido, seu pai e seus homens os perseguiram pelo oceano. Então, para desacelerá-los, Medeia cortou seu irmão mais novo em pedaços e os espalhou nas ondas. Pois, ela sabia que seu pai, dominado pela dor, seria forçado a parar e juntar os pedaços do filho. Assim, os Argonautas conseguiram escapar.

O mito de Talos

Mais tarde, depois de chegar a Creta, encontraram Talos, que guardava a entrada do porto da ilha. Talos era um gigante antropomórfico com um corpo de bronze. Então, Medeia lhe disse que se ele arrancasse o prego que segurava o sangue em sua veia, ele se tornaria imortal. Porém, essa era a peça que o mantinha vivo.

Depois que Medeia enganou Talos, os Argonautas conseguiram desembarcar na ilha. Então, mais uma vez Medeia salvou Jasão e os Argonautas.

A Vingança por causa de Jasão

Depois que eles conseguiram voltar em segurança, Jasão queria se vingar do rei Pélias, que primeiro roubou seu trono e depois o enviou para obter o velo de ouro, para nunca mais voltar.

Então, Medeia se ofereceu para ajudar Jasão. Depois que ela hipnotizou Pélias, o fez ver uma carruagem de cobras no ar. Inclusive, Medeia, estava no topo da carruagem, vindo do Extremo Norte para se hospedar no palácio do rei.

Então Medeia encontrou as duas filhas de Pélias e disse-lhes que poderia tornar seu pai jovem novamente. No entanto, para que isso ocorresse, elas teriam que matá-lo durante a noite, enquanto dormia, despedaçá-lo e, com o filtro que ela lhes daria, ele voltaria jovem à vida.

Então, para convencê-las, ela abateu um carneiro velho e, depois de cortá-lo em pequenos pedaços, o trouxe de volta à vida, jovem. Assim, as filhas mataram seu pai e o despedaçaram. Então elas lhe deram a poção mágica que Medeia lhes disse. Porém, era tarde demais então.

Medeia mata seus filhos e a futura esposa de Jasão

Então, ela e Jasão separaram e partiram para a cidade natal de seu pai, Corinto.

Após uma década de casamento e muitos outros milagres salvadores de Medeia, Jasão a deixou por uma princesa menor e mais bonita, Glafki.

Então, oprimida pela dor e pelo desejo de vingança, Medeia enviou à noiva um vestido envenenado como presente. Assim que Glafki usou este maravilhoso vestido dourado, ela morreu.

Mas sua vingança não parou por aí. Pois Medeia matou ela e os filhos de Jasão, cortando sua árvore genealógica para sempre.

Depois de embarcar em uma carruagem de dragão, ele voou para longe.

O mito de Teseu e Medeia

Então, de lá, ela chegou a Atenas, onde se casou com o rei Egeas. Juntos, eles tiveram um filho, Medo, que mais tarde se tornou o famoso herói dos medos.

Mais tarde, Teseu, o herdeiro legal de Aigai, apareceu em Atenas. Sem revelar quem era, Teseu apareceu ao pai como um estranho.

No entanto, Medeia sabia sua identidade e temia que ele obtivesse a sucessão do filho que havia adquirido com Egeu. Por isso, convenceu o rei a exterminar o estranho e fez um veneno à base de “acônito”, uma erva mortífera que vinha da saliva de Cérbero.

Mas, na hora do jantar, Teseu sacou a espada para cortar a carne. Porém, seu pai reconheceu a arma, pois era a herança do avô de Kekropas. Então, Aegea interveio imediatamente e salvou seu filho da comida envenenada. Imediatamente depois, Medeia foi exilada de Atenas.

Seu retorno ao mundo dos deuses

Ela voltou para a Ásia com seu filho Medo e depois para sua terra natal, Cólquida. Lá, ela restaurou seu pai no trono, que havia sido tomado à força por seu irmão Pérsia.

Então, ela ascendeu aos céus em uma carruagem enviada pelo Sol ou foi transportada para os Campos Elísios, onde se casou com Aquiles.

O simbolismo do Mito de Medeia

Medeia simboliza a vida e a morte, o bem e o mal que existe dentro de nós.

Quanto ao assassinato de crianças, simboliza o destino das crianças que são seladas pelas ações de seus pais.

No texto também vemos que o autor se refere às decisões erradas que tomamos como humanos, quando agimos com a emoção e não com a lógica.

Por fim, as mães que cometem crimes contra seus filhos agora são chamadas de “medeias modernas”!