Bem, com certeza você já deve ter ouvido falar dos vários benefícios do vinho, principalmente no caso do vinho tinto.
Não dá para negar que a bebida também possui os seus benefícios, porém, será que devemos mesmo tomar uma taça de vinho por dia? Todo mundo já sabe que o etilismo pesado traz sérias consequências para a saúde. Mas, e só uma “tacinha”?
Antes de tomar a sua próxima taça de vinho, confira a seguir o que acontece se você tomar uma taça de vinho todos os dias!
O que acontece se tomar vinho todos os dias?
Pode aumentar a incidência de arritmias
Ao ingerir bebida alcoólica todos os dias, você pode sentir uma palpitação, ou seja, o seu coração acelerado. Tendo um maior risco de apresentar arritmias. Portanto, o ideal é reduzir o consumo da bebida para no máximo 2 vezes na semana.
Pode enfraquecer o seu sistema imune
Essa é uma das principais razões para não ingerir bebidas alcoólicas diariamente!
Inclusive, caso você tenha esse hábito, pode ser que apresente mais quadros recorrentes de algumas doenças em geral, incluindo as respiratórias.
Pode sobrecarregar seu fígado
O álcool é visto como uma toxina para o seu corpo. Portanto, o seu consumo irá demandar um trabalho extra do fígado para que ocorra a sua eliminação.
Por fim, o consumo diário pode levar à inflamação e, então a um quadro de hepatite ou cirrose hepática.
Pode aumentar o risco de câncer de mama
Alguns estudos evidenciaram que tomar cerca de uma dose por dia pode aumentar em até 7% o risco de câncer de mama. E, caso você não seja mulher, não se esqueça de que o câncer de mama também pode ocorrer em homens. Sem contar que a ingesta diária de bebidas alcoólicas também pode aumentar o risco de desenvolver câncer em outros órgãos.
Pode impactar na atividade de medicamentos
Antes de mais nada, é importante saber que o álcool tem interação com diversas medicações. Por exemplo, anti-depressivos, analgésicos e sedativos.
Sem contar que pode interferir também no efeito de alguns antibióticos. Portanto, sempre confira a instrução e a bula antes de tomar a sua taça.
Mas, vinho tinto não é melhor?
Bem, o vinho tinto tem alguns benefícios associados ao resveratrol. Porém, o ideal é que o seu consumo também seja feito com moderação, pois ele também pode causar danos irreversíveis para a sua saúde.
Se você gostou desse artigo, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.