Ranking dos 11 Países mais Saudáveis do mundo – Veja se o Brasil está entre eles!

Quando pensamos em nos mudar para outro país, sempre buscamos informações acerca da economia e segurança, não é mesmo? Mas, você já parou para pensar na qualidade de vida? Muita gente tem pensado e, inclusive, guiado a escolha para algum dos países mais saudáveis do mundo para viver. 

O índice global da Bloomberg avalia, periodicamente, a saúde dos países com base em indicadores específicos. Embora vários fatores contribuam para a saúde da população de um país, a publicação considera, por exemplo, comportamento social, no que toca aos hábitos de alimentação e atividades físicas, e influência. 

Conheça os 11 Países mais saudáveis do mundo 

Além do relatório da Bloomberg, outros índices avaliam o fator “saúde” dos países, considerando outros fatores, por exemplo: 

  • capacidade de manter o bem-estar dos cidadãos 
  • expectativa de vida 
  • segurança 
  • poluição do ar

Ou seja, há variáveis distintas, dependendo do foco do avaliador. De todo modo, conheceremos quais são os países mais saudáveis do mundo e por que. 

Espanha

No ranking mais recente da Bloomberg, a Espanha subiu cinco posições em relação ao último. Um dos principais fatores é a alimentação rica, somada ao clima comparado à Europa e expectativa de vida. 

Itália

A Itália também desponta entre os países mais saudáveis do mundo pela culinária, uma vez que é baseada na dieta mediterrânea. O país da bota também tem clima favorável, rico patrimônio histórico e cultural, bem como paisagens naturais incríveis. 

LEIA MAIS:

Islândia

A pequena Islândia tem se destacado como um país seguro, desenvolvido e, também, saudável. Os índices relacionados à qualidade e expectativa de vida vêm da saúde pública de qualidade e assistência social igualitária. 

Japão

Talvez, não seja uma surpresa o Japão estar entre os países mais saudáveis do mundo, principalmente pela dieta baseada em peixe e arroz. Isso contribui com a longevidade da população. Apesar dos altos níveis de estresse nas grandes cidades, os japoneses valorizam a espiritualidade e prática de atividades, como meditação. 

Suíça

A Suíça também não surpreende em aparecer por aqui, graças às belezas naturais, dieta saudável e amplo incentivo às atividades físicas. Porém, o que coloca o país tão bem nesse ranking é a qualidade de vida e alto nível de desenvolvimento social.   

LEIA MAIS:

Suécia

Entre os países escandinavos, a Suécia se coloca entre os mais saudáveis do mundo graças ao sistema de saúde de qualidade. Financiado pelo governo, impacta na qualidade e longevidade de vida dos suecos. 

Austrália

O clima na Austrália é um dos fatores que a colocam nessa lista, principalmente quando identificamos Sidney e Melbourne entre as melhores cidades do mundo para viver. O país incentiva a prática de esportes ao ar livre, além de ter índice de desenvolvimento favorável. 

Cingapura

A cidade-estado tem alta expectativa de vida e sistema de saúde eficiente. Entretanto, o que se destaca aqui é o respeito à população idosa, aspecto que a coloca ativa por mais tempo. Isso inclui tanto no trabalho quanto nas atividades físicas e culturais. 

Coreia

Ainda na Ásia, a Coreia tem dieta baseada em frutos-do-mar e peixes, produtos consumidos, em sua maioria, frescos. As casas de banho, ou jjimjilbang, contribuem com a saúde mental, no melhor exemplo do ditado ‘mente sã, corpo são’. Outro ponto que a coloca entre os países mais saudáveis do mundo é o sistema de saúde. 

França

Sim, os vinhos franceses ajudam na qualidade de vida do país, desde que consumidos com moderação. A população ainda é adepta aos exercícios físicos e beneficiada com programas de combate a doenças, como obesidade e diabetes. 

Portugal

Portugal está entre os países mais saudáveis do mundo, de acordo com o Money Index. Sua boa posição se deve aos índices de segurança, expectativa de vida, qualidade do ar e horas de sol. E, por que não, à culinária e aos bons vinhos do Porto?

E aí, já se decidiu quanto aos países mais saudáveis do mundo, seja para viver ou visitar? Aproveite e confira, também, quais são os melhores países para ganhar dinheiro ou, ainda, aqueles que dá para viajar barato

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.