A gente fala tanto em locais que são Patrimônios da Humanidade (inclusive por aqui), né? Mas, você sabe, exatamente, quantos existem pelo mundo? Só para ter uma ideia, são, pelo menos, 1.121 sítios, desde as Pirâmides do Egito até a Grande Barreira de Corais. Diante disso, é impossível conhecer todas, né? Por isso, listamos dez que, segundo especialistas, você precisa conhecer ao longo da vida.
De modo geral, os Patrimônios Mundiais da Unesco são aqueles de extrema relevância para a história e estética globais. Para entrar na lista, o candidato deve ter valor universal excepcional, além de atender a, no mínimo, um dos 10 critérios estabelecidos pela organização. Por exemplo, representar uma obra-prima do gênio criativo humano.
Ou, ainda, conter fenômenos naturais excepcionais ou áreas de beleza natural e estética de excepcional importância. Então, vamos ver algumas destas maravilhas para, quem sabe, incluir na sua próxima viagem?
O que são os Patrimônios Mundiais da Humanidade?
Em resumo, os patrimônios mundiais da humanidade são estruturas, marcos, áreas naturais, expressões culturais e itens diversos que simbolizam a riqueza cultural, histórica e ambiental global. De modo geral, representam ícones de uma herança compartilhada pela humanidade.
Por isso, designar um local ou item como patrimônio tem principalmente o objetivo de preservá-lo, marcando-o como um emblema de posse comum. Afinal, representa parte de nossa história, identidade e memória coletiva. Essa iniciativa é conduzida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Sendo assim, a missão da organização é identificar, conservar, proteger e promover esses ativos. Como já comentamos, atualmente o mundo conta com mais de mil locais classificados como Patrimônios da Humanidade, distribuídos por mais de 150 nações, incluindo o Brasil.
Leia mais: Brasil conquista destaque internacional com azeite premiado em 2025: veja qual
Cataratas do Iguaçu, Paraná
Freepik.
Um de nossos representantes brasileiros, as Cataratas do Iguaçu são um marco da exuberância e diversidade natural do Brasil. O conjunto reúne mais de 200 cascatas que se estendem além de 60 metros de altura, já na divisa do país com a Argentina (tanto que tem uma parte do lado de lá, também).
As quedas ficam dentro de uma unidade de conservação e, além da trilha, tem passeios que levam até bem pertinho das cascatas ou, ainda, de helicóptero. Seja qual for a vista, oferecem um espetáculo de tirar o fôlego.
Ilha de Páscoa, Chile
Aqui, temos a enigmática e isolada Ilha de Páscoa, na costa do Chile, cujos monumentos fascinam e atraem visitantes há séculos com seu mistério. Isso porque o local é famoso por suas centenas de estátuas colossais, os Moai, remanescentes de uma civilização que desapareceu sem deixar vestígios. Ah, e tem até um filme sobre isso, Rapa Nui.
Um dos Patrimônios da Humanidade é o Mar de Areia do Namibe, Namíbia
Mar de Areia do Namibe, Namíbia.
Um exemplo claro da obra da natureza que, honestamente, mãos humanas provavelmente não fariam. Trata-se do Mar de Areia do Namibe, que se estende ao longo do litoral atlântico da Namíbia. A região é composta por vales, lagos e planícies. Além disso, o que encanta mesmo são as dunas decorativas, esculpidas pelo vento e que, por isso, alteram suas formas continuamente. Assim, criam uma paisagem de beleza singular.
Leia mais: Brasileiros vão a país europeu para comprar iPhone sem impostos
Região Vinícola de Tokaj, Hungria
Prosseguindo com a lista de Patrimônios da Humanidade para não perder, temos a Região Vinícola de Tokaj. Ainda que seja um dos mais desconhecidos, vale a pena visitar por uma série de motivos. Por exemplo:
- descobrir pequenas vilas pitorescas
- interagir com viticultores locais
- degustar vinhos excepcionais
- encontrar artesãos preservando tradições ancestrais.
Agora, a região conta também com uma infraestrutura turística completa, incluindo acomodações. Então, não tem desculpa!
Monte Kōya, Japão
Monte Kōya, Japão.
O Japão é um dos países que mais têm sítios declarados como Patrimônio Mundial da UNESCO. Mas, impossível deixar de destacar o Monte Kōya entre eles. Sobretudo por ainda ser um tesouro escondido, conhecido por poucos viajantes ocidentais. Trata-se de um santuário que serviu como o último repouso de Kukai, ou Kobo Daishi, o fundador do Budismo Shingon.
Rodeado por oito picos florestais, o monte se eleva a 800 metros acima das nuvens, abrigando mais de uma centena de templos.
Os Parques Nacionais do Lago Turkana, no Quênia, estão entre os Patrimônios da Humanidade imperdíveis
Lago Turkana.
As savanas africanas sempre proporcionam experiências incríveis, então, jamais ficariam de fora desta lista. Uma delas é o Lago Turkana, maior lago desértico do mundo. Inclusive, existem diferentes tipos de passeios pela região, até de helicóptero, que permitem avistar, de um ponto privilegiado, o espetáculo dos flamingos cor-de-rosa nas margens do lago.
Leia mais: Casas na Croácia que custam menos de 1 euro: vale a pena? Europeu conta
Sites Indígenas do Sudoeste, Estados Unidos
Carlsbad Caverns.
Espaços como Green Table, Taos Pueblo, Carlsbad Caverns e Chaco Canyon são sítios declarados como patrimônio mundial da UNESCO. Isso se dá principalmente pela importância do legado das nações indígenas que habitam os estados norte-americanos ao longo da história. Para ter uma imersão completa, vale embarcar em passeios guiados.
Pirâmides de Gizé, Egito
Impossível não falar delas, né? As Pirâmides de Gizé, símbolos da engenhosidade e da arquitetura antiga, são reconhecidas como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. As estruturas monumentais são testemunhas desta civilização que floresceu há mais de quatro milênios, deixando uma herança cultural e histórica de valor inestimável.
Sites de Hominídeos Fósseis, África do Sul
Sites de Hominídeos Fósseis.
Os povos pré-históricos, inegavelmente, despertam a curiosidade de pesquisadores há séculos. Principalmente para avaliar como era o modo de vida há tantos milênios. Neste sentido, poucos lugares no mundo podem nos dar essa visão como estes sítios de fósseis hominídeos, conhecidos como o “Berço da Humanidade”.
Ali, estão alguns dos mais antigos restos humanóides do planeta, remontando a 3 milhões de anos. Os sítios ficam perto de Joanesburgo e é possível ingressar em excursões educativas.
Leia mais: Brasil conquista destaque internacional com azeite premiado em 2025: veja qual
Minas de Sal de Wieliczka, Polônia, também são importantes Patrimônios da Humanidade
Minas de Sal de Wieliczka.
Por fim, as Minas de Sal de Wieliczka, na Cracóvia, são um dos segredos mais bem guardados da Polônia, além de um dos mais antigos sítios de mineração do mundo. Ao visitá-los, dá para testemunhar a evolução das técnicas de mineração europeias e, claro, admirar esculturas e capelas meticulosamente esculpidas no sal.
Então, se interessou por algum destes Patrimônios da Humanidade que listamos aqui? Ou já teve a oportunidade de conhecer de perto?