Nos últimos anos, o valor dos aluguéis aumentou de forma considerável ao redor do mundo. Assim, o aluguel na Europa não foi diferente. Inclusive, algumas capitais se destacam entre as mais caras do mundo, enquanto outras possuem um custo de vida relativamente baixo. Além disso, entre os 27 países da União Europeia, o Think Thank do Reino Unido apontou um fato surpreendente: os finlandeses gastam muito mais com habitação do que os outros europeus.
Aluguel na Europa: custo de vida alto
De acordo com os pesquisadores, na Finlândia as pessoas gastam em média 24% da sua renda com habitação. Isso é 9% a mais do que a média da UE. Por outro lado, junto com a Suécia, é um dos dois países que teve menor variação no preço dos imóveis desde 2015. Além disso, Reino Unido e Irlanda se destacam pelos aluguéis elevados, sobretudo nas grandes cidades, como Londres, Manchester e Dublin.
Outro fator interessante é que na Turquia multiplicou em 12 vezes o valor de seus imóveis, o que deixa algumas de suas cidades, como Ancara e Istambul, ao lado de Paris, na França. No entanto, em Varsóvia, capital da Polônia, os habitantes gastam apenas 6% de sua renda em habitação. Por esse motivo, se destaca como o Estado com a menor porcentagem entre os países da OCDE, seguido logo depois pela Grécia.
Ao redor do mundo, Nova York, nos Estados Unidos, e Sydney, na Austrália, também apresentam custos de aluguéis e imóveis bastante elevados.
Leia mais: IA decifra papiro do Egito Antigo e o que estava escrito surpreende
Uma tendência global
O aumento no valor dos aluguéis é uma tendência mundial, onde a população de grandes centros urbanos, como Buenos Aires, Santiago e São Paulo, sentiram impactos mais significativos. Segundo especialistas, pelo menos na Europa, isso é consequência direta do crescimento econômico da região e da demanda de compradores estrangeiros por imóveis. Inclusive, essa é uma preocupação de boa parte dos habitantes da UE para as próximas eleições.
Em uma pesquisa da Euronews, 68% das pessoas que moram de aluguel colocam essa pauta como uma prioridade.
Para mais conteúdos como este, acesse o portal Brazil Greece.