No final de julho de 2022, o PicPay anunciou algumas mudanças em seu projeto de rendimento. Contudo, essas mudanças impactaram nos rendimentos de quem utilizava ou ainda utiliza essa carteira digital de investimentos. Então, neste artigo, vamos te explicar um pouco mais sobre as mudanças que ocorreram No PicPay e como isso irá influenciar no rendimento do seu dinheiro no banco.
Portanto, se você ainda está em dúvida se o PicPay reduziu o rendimento, não deixe de conferir este artigo na íntegra!
Quais mudanças ocorreram no PicPay, o banco reduziu o rendimento?
Antes de mais nada, até julho, os investidores do PicPay tinham rendimentos com base no CDI, que costuma ter um rendimento de 105%. O CDI é uma sigla que significa Certificado de Depósito Interbancário. Além disso, é utilizado como uma taxa em transações interbancárias. Ele funciona como uma média entre os juros dessas empresas, e pode ser utilizado em investimentos.
Agora, o PicPay foca em rendimentos em CDB, que se trata de investimento de renda fixa. De forma simples, um banco utiliza seu montante como um empréstimo de curto prazo para outras instituições financeiras. A diferença é que, ao invés de obter um rendimento de 105%, o CBD rende 102%.
LEIA MAIS:
- Quanto Rendem As Caixinhas Do Nubank? Veja Aqui Como Elas Funcionam!
- Empréstimo De R$ 4.500 Do Caixa Tem Já Foi Liberado? Posso Solicitar? Confira!
E as taxas cobradas? Como o IOF interfere nisso?
O IOF corresponde ao Imposto de Operações Financeiras e atua sobre os investimentos no PicPay. Contudo, ele não se mantém constante durante todo o mês de rendimento, pois a sua incidência é regressiva.
Diante disso, o investidor consegue observar uma grande diferença em seus investimentos. Por fim, após 30 dias, o investidor fica isento do IOF.
Ainda é seguro investir no PicPay?
Muitos investidores questionam-se sobre a segurança do investimento no PicPay devido a essa mudança. Além de mudar a forma com que os investimentos são realizados, o PicPay liberou uma nota explicando mais a respeito da alteração.
A ideia é modificar esses investimentos de forma progressiva, para evitar a possibilidade de erros. Porém, ainda é seguro investir no PicPay, uma vez que existe o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para investimentos de até R$ 250 mil por CPF.
Se você gostou desse artigo e gostaria de ver outras publicações semelhantes, confira o site Brazil Greece.