Para quem quer passar as férias esquiando e só pode tirar folga no meio do ano, a América do Sul tem opções que não devem em nada à Europa e aos Estados Unidos. A dúvida, na verdade, será entre escolher entre Santiago ou Bariloche, os dois destinos de esqui mais populares do continente.
Na Patagônia Argentina, Bariloche é uma cidade de inverno que dispõe de atividades que vão além do esqui com o Lago Nahuel Huapi ao fundo. Já Santiago é base para o Valle Nevado, resort encrustado na Cordilheira dos Andes que foca nos esportes na neve. Ambos têm infraestrutura de excelência e pistas de esqui que atendem a todos os níveis.
Também, para Farellones, La Parva e El Colorado, estações que ficam também perto da cidade. Confira como é cada destino para avaliar, entre Santiago ou Bariloche, qual se encaixa melhor no seu perfil de viagem.
Santiago ou Bariloche – quais as diferenças
Primeiro, é preciso reforçar que, em Santiago, não tem estação de esqui. A capital chilena é, na verdade, base ou ponto de chegada para o Valle Nevado, este sim um resort com foco nos esportes de neve. Funciona quase como um parque de diversões, só que com hotéis de diferentes categorias, restaurantes e toda uma estrutura para o turista.
Mas, não é apenas no Valle Nevado que você pode se arriscar no esqui, não! Outras estações de esqui perto de Santiago são Farellones, La Parva e El Colorado, situadas no raio de 40 km, cada qual com suas particularidades.
Bariloche, por outro lado, é a pérola da Patagônia Argentina e recebe turistas o ano inteiro. Mas, claro, a temporada de inverno tem o maior número de visitantes, graças às estações de esqui e ao charme da cidade. Restaurantes típicos, chocolaterias e cervejas artesanais estão entre os principais atrativos nesse período do ano.
Como é a temporada de neve em Bariloche
A cidade de Bariloche fica na província de Rio Negro, a cerca de 1.500 km de Buenos Aires, já na divisa com o Chile. Conhecida pela arquitetura alpina e chocolates largamente vendidos na Calle Mitre, atrai brasileiros e turistas de outras partes do mundo, em especial, na temporada de neve.
Para esquiar, a turma segue até o Cerro Catedral, onde há pistas para todos os níveis, desde iniciantes a experts. A locomoção no parque é, ao mesmo tempo, útil e agradável, pois é feita pelos teleféricos que levam aos pontos de onde se tem uma vista incrível no Lago Nahuel Huapi.
Outra opção é o Cerro Otto, cuja principal atração é o esqui nórdico, considerado um nível mais fácil. Lá, também dá para fazer tours de trenó na neve.
Além da estação de esqui, a cidade é ótima para casais e famílias porque dispõe de atividades variadas que vão além do esporte na neve. O turista tem, à sua disposição, lojas, restaurantes, teleféricos, passeios diferentes e baladas. Um passeio bem legal é o Complexo Piedras Brancas, com tirolesa, teleférico, trenó e chocolate quente.
Sem falar nas cidades próximas, como a Villa la Angostura, onde há mais uma estação de esqui, o Cerro Bayo.
LEIA MAIS:
- Isla Victoria E Bosque De Arrayanes: Vale A Pena Fazer O Passeio?
- Patagônia: Conheça O Fim Do Mundo Em Uma Roadtrip!
Onde ficar em Bariloche
Por ser uma cidade bem estruturada, Bariloche dispõe de uma rede hoteleira de qualidade que atende a todos os orçamentos. Há, basicamente, três pontos de hospedagem:
- próximo ao Cerro Catedral, ideal para quem quer concentrar-se nos esportes de neve. Porém, é também a região mais cara
- centro: perto de tudo, região perfeita para quem quer aproveitar o clima da cidade em si, visitando lojas, restaurantes e demais atrações
- próximo ao lago: quem quer sossego e um contato com a natureza, a opção é ficar perto do Lago Nahuel Huapi
Ah, e quando ir para Bariloche? A temporada de neve costuma ser de junho a agosto, período de férias escolares. Para chegar à cidade, há voos diretos na alta temporada ou via Buenos Aires.
Como é a temporada de neve em Santiago
Santiago, a capital do Chile, por si só, já é um destino que vale a pena. Cosmopolita, tem restaurantes estrelados, parques, museus, shopping, mercados e uma série de atrações que valem a pena conhecer. Mas, você quer saber das estações de esqui, então, vamos a elas! Afinal, são pelo menos quatro ali pertinho para você escolher.
A temporada nas estações é a mesma de Bariloche, isto é, junho a agosto. Quanto às formas de chegar, só há a opção de aterrissar em Santiago e, de lá, pagar o passeio ou transfer até as estações.
Valle Nevado
Situado a 40 quilômetros de Santiago, o Valle Nevado é um resort construído em plena Cordilheira dos Andes para quem quer mesmo se esbaldar nos esportes de neve. Há pistas para todos os níveis e o transporte entre elas também é feito pelo teleférico. Para se hospedar, há três opções:
- Hotel Três Puntas: mais barato
- Hotel Puerta del Sol: com tarifas intermediárias
- Hotel Valle Nevado: mais próximo das pistas e também luxuoso
Na alta temporada, existem tarifas específicas que exigem o mínimo de noites para reserva. O regime de alimentação nos hotéis é meia pensão, incluindo os passes para o teleférico. Porém, também é possível pagar refeições à parte nos restaurantes da estação.
Farellones
Situada a 36 km de Santiago, tem 22 pistas de esqui, com trajetos mais curtos e fáceis, ou seja, ótimos para iniciantes. Além do esqui, há outras atividades, como trenó, bicicleta, tirolesa, tubing, raquetes de neve, além de aulas de snowboard.
El Colorado
Ideal para quem está começando a esquiar, El Colorado tem pistas de esqui mais largas e menos íngremes. É possível se hospedar no hotel ou na pousada da estação, além de aproveitar a infraestrutura de restaurantes.
A estação fica a 36 km de Santiago e conta com 112 pistas distribuídas em uma área esquiável de 1100 hectares.
La Parva
La Parva fica a cerca de 38 km a partir de Santiago e tem a vantagem de ser uma estação de esqui mais vazia, pois não tem hotéis em sua estrutura. Então, acaba recebendo mais chilenos com casas ou chalés de temporada. Além disso, gasta-se menos tempo nas filas.
Quanto à estrutura, são 30 pistas servidas por 16 lifts. Mesmo que tenha pistas para iniciantes, o maior número se concentra nos níveis intermediário e avançado. Além das pistas, são opções de lazer o Valle de Fabres para freeskiing e um snowpark.
Bariloche ou Santiago – principais diferenças
Agora que você já sabe o que tem em cada cidade, está na hora de conhecer as características mais específicas para ajudar na sua escolha.
Pistas de esqui
Bariloche tem 53 pistas, no total, com mais opções para quem não tem experiência no esqui. Já no Valle Nevado, são cerca de 40 pistas e a opção de visitar La Parva e El Colorado. Lá, o visitante pode aproveitar não só o esqui, como outros esportes, por exemplo, snowboard, pois é um resort especializado em neve.
Vida noturna
Claro que a vida noturna em Bariloche é mais movimentada que nas estações de esqui, com bares badalados e restaurantes variados. Se a ideia é ficar na estação, como o Valle Nevado, as opções se reduzem aos restaurantes do resorts. No valor da diária, já está incluído o jantar em qualquer um deles.
O almoço é pago à parte, mas você pode comprar os tíquetes com um valor estabelecido, com direito ao bufê de comida internacional.
Preço
Entre Santiago e Bariloche, os valores são relativos. Se optar por ficar na estação de esqui, o Valle Nevado sai mais caro. Porém, se escolher se hospedar em Santiago e, de lá, fazer os passeios às estações, pode ser que encontre preços mais suaves que Bariloche. Porém, coloque no papel também os gastos com as próprias estações, incluindo o transporte.
E aí, Bariloche ou Santiago, qual escolher? A resposta está no seu estilo de viagem, expectativas e o que quer curtir mais. Se quiser focar apenas no esqui, a ideia é escolher entre uma das estações chilenas. Por outro lado, se quer aproveitar uma cidade típica de inverno, então, a escolha é por Bariloche.
Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!