Conheça Santorini no Inverno!
Santorini é uma das ilhas gregas mais famosas pelo mundo afora, tanto pela sua arquitetura única, quanto pelo seu famoso pôr do sol.
Mas caso você esteja planejando ir a Santorini no inverno, pode ser que tenha se desapontado ao ver comentários dizendo que a ilha fica “morta” nessa estação, porém, Santorini tem muitos encantos mesmo fora do verão!
Como alguns de vocês devem saber, o meu esposo Konstantinos é grego e, como o irmão dele mora em Santorini, sempre vamos à ilha também no verão.
Então, tendo ido a Santorini tanto na alta temporada quanto no inverno, decidimos escrever esse artigo para te ajudar na sua decisão.
Antes de tudo, temos que dizer, não espere uma Santorini cheia e badalada nesse período, mas visitar a ilha durante o inverno é uma experiência única!
Quando é a baixa temporada em Santorini?
A baixa temporada em Santorini vai de meados de outubro a meados do mês de abril, sendo que o inverno europeu vai de dezembro a março.
Aqui a nossa dica é, prefira ir logo no início do inverno, pois após esse período, o inverno vai ficando um pouco mais rigoroso e pode ser que os ventos fortes não te façam querer sair do hotel.
Mas até nesse período temos um lado positivo, indo nessa época, pode ser que você tenha a sorte de ver a ilha coberta de neve, apesar desse não ser um evento tão comum!
Para quem é indicado ir a Santorini no inverno?
Santorini no inverno é indicado para quem quer curtir a ilha grega sem pagar os preços salgados que são praticados durante o verão.
Para quem quer ter a oportunidade de ficar em hotéis incríveis por preços bem mais acessíveis, mas que não se importa de ser praticamente o único hóspede no local.
Também para quem quer relaxar, ter privacidade, para quem deseja umas férias mais tranquilas e que não se importe com o fato de a ilha estar quase vazia.
É indicado para quem não se incomoda com o fato de não poder nadar nas praias e nem com o fato de muitos dos bares de praias estarem fechados.
É para você que curte tomar um bom vinho com uma bela vista e que deseja conhecer a cultura local mais a fundo, já que terá mais oportunidades de contato com os locais nessa época, conhecendo bem mais que apenas o lado turístico da ilha.
Para quem NÃO é indicado ir a Santorini no inverno?
Para você que curte badalação, já que a vida noturna nesse período é bem limitada.
Também não é indicado para você que quer nadar nas piscinas da caldeira ou no mar, nem para você que odeia vento ou que se incomoda com o fato de a temperatura variar bastante ao longo do dia.
Como ir a Santorini?
Você pode ir tanto de ferry quanto de avião.
A ferry parte de Pireus, em Atenas, mas devido às condições climáticas e à duração da viagem, essa não é a opção que mais recomendamos.
Caso queira saber mais a respeito das formas de chegar a Santorini, você pode conferir no artigo que escrevemos sobre a ilha aqui.
Na ocasião, optamos por ir de avião partindo de Atenas, com menos de 1 hora de voo já estávamos na ilha!
Lembrando que devido aos fortes ventos e às condições climáticas do inverno, pode ser que alguns voos sejam cancelados ou sofram atraso.
Portanto, caso vá fazer conexões, planeje os voos dando um certo espaço de tempo entre eles, com uma margem de erro, para não comprometer o seu itinerário.
Como se locomover em Santorini no inverno?
Devido ao fato de não haver muitos turistas no local durante o inverno, a rede de transporte público também se torna limitada, além de parar de funcionar mais cedo do que no verão.
Então, mais do que nunca, aqui recomendamos que você alugue um carro.
O que melhor do que ter a liberdade de explorar a ilha e montar o seu próprio roteiro, sem estar preso a horários e rotas fixas e sem depender de terceiros?
Mas toda atenção é necessária, pois as ruas são bem estreitas, estranhamos na primeira vez, mas logo você se acostumará com as estradas das ilhas gregas.
Por fim, estacione o seu carro e caminhe bastante para admirar as paisagens de cartão postal da ilha!
O que fazer em Santorini no inverno?
1 – Ande pela Caldeira de Santorini
Aproveite a oportunidade de fazer uma caminhada pela caldeira sem o calor intenso do verão!
E melhor, sem ter que disputar cada centímetro do espaço e sem se esbarrar na multidão, principalmente em se tratando de Oia e Fira.
2 – Tire as suas fotos à vontade
Definitivamente um dos pontos mais positivos!
No verão, provavelmente você terá que esperar em uma fila a sua vez para poder tirar a sua foto, ainda mais se for em Oia.
A não ser que você acorde bem cedo e fuja dos horários de pico, tirar a sua foto sem ter muitas pessoas ao fundo poderá ser uma tarefa quase impossível no verão!
Isso não acontece no inverno, que é o período perfeito para que você consiga tirar todas as suas fotos tendo como plano de fundo apenas a natureza e a arquitetura incrível da ilha!
3 – Aproveite o pôr do sol de Santorini
Sim, você ainda poderá ver o pôr do sol no inverno!
Mas claro que a vista vai depender também do clima da ilha no dia, ou seja, vai depender também de um pouco de sorte.
O clima em Santorini é bem louco durante o inverno.
Então, pode ser que você pegue um dia com o céu incrível e limpo mas, que minutos depois, o tempo se feche.
Porém, ver o pôr do sol tranquilo, sem ter que enfrentar um trânsito pesado para isso, não tem preço.
4 – Visite as vinícolas de Santorini
Aqui vamos falar especificamente da Santo Wines Winery.
Nessa vinícola você terá a oportunidade de tomar vinhos deliciosos e com uma vista incrível do mar da Grécia.
Fomos à Santo Wines também no verão, e você pode conferir sobre essa e outras vinícolas de Santorini, juntamente com as principais recomendações de vinhos locais, no artigo que escrevemos aqui.
5 – Curta o ar romântico de Santorini
Aproveite a oportunidade de ter a ilha praticamente só para você e para o seu amor e curtir todo o romantismo de Santorini a dois.
6 – Fique em hotéis incríveis
O inverno é o período ideal para que você se hospede em hotéis com uma ótima localização e pagando preços mais acessíveis.
No nosso caso, escolhemos ficar na caldeira e o hotel tinha uma vista magnífica, como vocês podem ver na foto.
Optamos por ficar em Megalochori, um vilarejo sobre o qual você pode ler um pouco mais no artigo que escrevemos sobre Santorini.
Só um pequeno detalhe, muitos dos hotéis não estão preparados para o inverno.
Inclusive pode ser que não tenham aquecedores, já que a ilha se prepara principalmente para receber seus hóspedes no verão.
Além do mais, pode ser que você tenha que ligar o ar condicionado em uma temperatura maior para se sentir mais quentinho.
Mas já adiantamos que nem sempre isso será o suficiente.
7 – Visite Akrotiri e o seu farol
Um lugar que também é lotado durante o verão, mas que você poderá apreciar com paz e tranquilidade durante o inverno.
Akrotiri é famoso principalmente por ser um lugar incrível para curtir o pôr do sol de Santorini.
8 – Encontre moradores locais
Fugir da alta temporada tem esse outro benefício, você estará em contato mais íntimo com a cultura grega da ilha.
E Mesaria é onde você poderá encontrar mais moradores locais para viver essa experiência.
9 – Conheça as praias de Santorini
Tudo bem que esse não é o melhor período para ir à praia.
Mas você ainda poderá tirar algumas fotos com uma vista limpa da natureza, como essa que tiramos em Amoudi Beach.
Além disso, você também pode conferir sobre as praias de Santorini no artigo que escrevemos aqui.
10 – Conheça as famosas igrejas gregas de Santorini
No inverno você encontrará muitas igrejas de Santorini sem ninguém na frente para lutar por uma foto.
Ou seja, você terá a oportunidade de tirar a sua foto com a igreja que preferir.
11 – Aproveite o clima louco de Santorini
Por fim, pode ser que você veja a foto acima e pense: “como assim, isso é inverno?”.
Mas acredite, poucos minutos depois já tivemos que correr para dentro do quarto do hotel para trocar de roupa e nos empacotarmos devido à mudança do clima.
Portanto, recomendamos que tenha sempre um item mais leve na sua mala, pois pode ser que você tenha a oportunidade de usá-lo, mesmo que por breves minutos.