A poucos quilômetros de Lisboa encontra-se uma cidade de contos de fadas chamada Sintra.
Então, é uma das cidades mais históricas e importantes da Península Ibérica, onde você encontrará monumentos e atrações que estão entre as 7 maravilhas de Portugal.
Onde fica Sintra
Sintra faz parte da região da grande Lisboa.
É rodeada por um parque natural, que se estende desde Sintra até a cidade de Cascais. Isso fez desta região um dos destinos turísticos mais procurados de Portugal.
Abaixo você encontrará dicas que poderá seguir durante sua visita a esta cidade mágica.
Explore as vielas do Centro Histórico de Sintra
Assim que chegar a esta maravilhosa cidade de 33.000 habitantes, sugerimos inicialmente que visite o Centro Histórico de Sintra.
As belas ruas de paralelepípedos da cidade antiga, combinadas com as mansões coloridas, irão compensá-lo com uma experiência incrível.
No Centro Histórico de Sintra, encontram-se várias atrações, como o Palácio Nacional de Sintra e a Igreja de São Pedro de Penaferrim.
Mas o que vai roubar o seu coração é a arquitetura portuguesa baseada em azulejos, com uma espécie de pintura sobre cerâmica polida, que teve origem nos Mouros (árabes e muçulmanos do Norte de África, que viveram na Península Ibérica).
É obrigatória uma visita ao Parque e Palácio Nacional da Pena
Dentro do parque, você poderá ver alguns dos pontos turísticos mais importantes de Portugal.
Então, imagine uma enorme área florestal com palácios míticos, lagos, castelos, belos jardins, estátuas históricas e monumentos que o levarão de volta no tempo.
Os atrativos mais importantes do Parque da Pena são:
- Palácio da Pena
- Chalet da D´Edla
- Vale dos Lagos
- Cruz Alta
- Galpão de pássaros muçulmanos, a Fonte dos Passarinhos.
Como fazer trilha no parque
A trilha mais popular de Sintra chama-se Santa Maria: ela começa no Palácio Nacional de Sintra e tem apenas 2 km. Neste caminho encontram-se as seguintes atrações: a Igreja de Santa Maria e o Chafariz da Fonte da Sabuga.
Porém, existem muitas outras trilhas, com maior dificuldade, para quem gosta de caminhadas mais intensas. Mas não se preocupe, enquanto no início de cada percurso, você encontrará placas que indicam o nome do caminho e os quilômetros a serem percorridos.
No entanto, se você não é fã de caminhadas, poderá também pegar o ônibus local, número 434.
Passeie pelo Castelo dos Mouros
Atravessando a trilha de Santa Maria para chegar ao Parque da Pena, você irá encontrar um dos mais importantes castelos do domínio muçulmano da Península Ibérica.
O famoso Castelo dos Mouros de Sintra foi construído entre os séculos VIII e IX, no topo de uma colina.
Além dos magníficos muros que você verá no interior do castelo, as paredes e as torres dele oferecem uma vista panorâmica de tirar o fôlego.
Veja mais de perto a arquitetura deslumbrante do Palácio da Quinta da Regaleira
Assim, é uma quinta, na qual existe um palácio, uma igreja e um maravilhoso jardim.
No entanto, é famosa principalmente pela arquitetura única do Palácio e, principalmente, pelos dois poços com arquitetura que tem uma função enigmática. Os poços são conhecidos como poço de iniciação e estão conectados uns aos outros por um túnel secreto. Segundo rumores, eles funcionavam como um local para cerimônias religiosas secretas.
O Palácio é também conhecido como “Palácio do Monteiro dos Milhões” devido à alcunha do seu primeiro dono. Por fim, neste palácio com símbolos misteriosos, foram filmadas cenas do filme de Johnny Depp, O Último Portal.
Como chegar à Quinta da Regaleira
Do centro de Sintra, caminhe 25 minutos.
Mas se você não quiser caminhar, poderá pegar o ônibus local, número 435.
Tire uma foto com um dos palácios mais bonitos do mundo
Outro impressionante palácio situado no Parque Natural Sintra-Cascais é o Palácio de Monserrate, construído no século XIX pelo industrial inglês Francis Cook. É uma obra-prima do romance com grandes influências do Oriente Médio.
Este exótico palácio possui um jardim único com plantas de todo o mundo. Por fim, em 1949, foi adquirido pelo governo português.
Como chegar ao Palácio de Monserrate
O palácio está localizado a 3,5 km do Centro Histórico de Sintra. Se você é um amante da natureza, este é o caminho certo a seguir.
No entanto, a caminhada dura mais de uma hora.
Também poderá pegar o ônibus 435 e visitar o Palácio da Quinta da Regaleira ao mesmo tempo.
Descubra o mistério do convento franciscano dos capuchinhos(Convento dos Capuchos)
Por outro lado, em algum lugar de uma floresta retirada de um conto de fadas, está o mítico Convento dos Capuchos.
Os Capuchos são uma ordem religiosa da Igreja Católica, que foi proibida de possuir propriedades. Ao contrário dos palácios de Sintra e das luxuosas residências, viviam num pequeno convento, na serra conhecida como Serra de Sintra.
Os capuchos, ou capuchinhos, juraram viver longe da riqueza e ajudar os pobres. Por isso, vale a pena visitar este lugar misterioso e viajar ao passado, quando até os frades viviam perto da natureza.
Mas recomendamos que você caminhe até a Capela da Paixão de Cristo e sinta a harmonia da natureza em toda a sua glória.
Como ir ao Convento dos Capuchos
É um dos caminhos mais difíceis, que no final vai te recompensar!
No entanto, é sobretudo recomendado para os que têm mais experiência com trilha, uma vez que o percurso começa no Palácio Nacional de Sintra e dura cerca de 2,5 horas.
Você pode chegar ao estacionamento localizado a dez minutos do convento de carro, uber ou táxi e depois caminhar.
Descubra o extremo oeste da Europa, o Cabo da Roca
Você sabia que o ponto mais ocidental do continente europeu está situado em Portugal e especificamente junto ao Parque Natural Sintra-Cascais? Se não, aqui está um novo tópico só para você!
Lá está localizado um dos faróis mais bonitos e importantes da Europa.
Junto ao farol, encontra-se um monumento com a inscrição do poeta português Luís de Camões “aqui onde a terra se acaba e o mar começa”.
A paisagem encantadora da região fará com que você tire muitas fotos para relembrar este momento especial.
Como chegar ao Cabo da Roca
De Cascais, pegue o ônibus 403. A parada fica junto ao farol e a viagem dura cerca de 20-30 minutos.
Se você tem carro, siga o Google Maps, Apple Maps ou o Waze e no final do percurso há um estacionamento gratuito.
Saia do carro, tire as suas fotos e veja o lindo pôr do sol.
Relaxe nas praias de Sintra banhadas pelo Oceano Atlântico
Se você visitar o Cabo da Roca no verão, não pode deixar de visitar a rústica Praia da Ursa bem ao lado.
Outras praias que você também poderá visitar são a Praia da Adraga e logo ao seu lado está a Praia Grande, conhecida mundialmente por suas pegadas de dinossauros, que você poderá encontrar em suas pedras.
A Praia Grande é a praia mais acessível de Sintra.
Outra praia impressionante em Sintra é a Praia do Magoito, localizada na ponta do Rio Mata.
No entanto, a praia mais famosa de Sintra chama-se Praia das Maçãs. O fato de ter acesso por meio da linha do elétrico de Lisboa, a tornou numa das praias mais conhecidas de Portugal.
Experimente a doceria tradicional de Sintra
Como já dissemos em outros artigos, as padarias tradicionais são visita obrigatória quando você viaja. Em Sintra, o espetáculo é roubado pela famosa padaria Piriquita que funciona desde 1862.
Conta a história que D. Carlos I encorajou o proprietário a criar um doce, a queijada, que depois de algum tempo se tornaria um dos doces mais famosos de Portugal. A Queijada é uma torta à base de queijo, ovos, leite e canela e é usada em muitos doces, até hoje.
Mais tarde, em 1940, a história se repete e a filha do dono descobre uma das melhores receitas de bolo de Portugal. Este bolo especial chama-se travesseiro e é feito de massa folhada, caramelo, ovo e amêndoa. No entanto, a receita original permanece um segredo que só a família conhece.
Além disso, não deixe de conferir 15 Doces Típicos De Portugal Que Você Precisa Provar!
Como chegar aos locais de interesse de Sintra
Se estiver em Lisboa, existem várias formas de visitar Sintra. Nesse caso, a forma mais econômica é de trem ou ônibus.
Então, vamos ver as melhores maneiras de chegar à cidade de contos de fadas!
Trem
A linha 18801 do comboio é a melhor forma de ir de Lisboa a Sintra.
Os preços variam em torno de 2-3 euros para um trecho e 4-5 euros para uma passagem de ida e volta. Existem outras linhas de comboio que vão para Sintra, como a linha (linha da Azambuja), a linha (linha de Sintra) e a linha (linha de Cascais).
No entanto, esta linha é a solução mais barata.
As estações ferroviárias mais importantes são a Ferroviária do Rossio, situada no centro histórico de Lisboa, e a do Oriente, localizada no Aeroporto de Lisboa.
O tempo de viagem dura aproximadamente de 55 minutos a 1 hora e 10 minutos.
Ônibus
Para pegar um ônibus para Sintra, é aconselhável utilizar o aplicativo Google Maps ou o Apple Maps para encontrar a parada mais próxima. Os preços dos ingressos variam de 1 a 10 euros em média.
Uber
Se você estiver em um grupo de 2 a 4 pessoas, definitivamente sugerimos usar o app Uber, que oferece um traslado privativo de ida, em torno de 20-25 euros para uma única viagem. É a forma mais rápida de chegar a Sintra.
Carro
Como já dissemos em nossos outros artigos, o carro é o melhor meio de transporte para você. No entanto, alugar um carro em Portugal pode ser um erro fatal, pois existem muitas empresas que se aproveitam dos turistas.
Depois de muita pesquisa, finalmente conseguimos alugar um carro por 300 euros, para nove dias, incluindo o seguro no preço.
Então, se quiser saber como alugar um carro em Portugal sem perder dinheiro, você pode conferir no artigo que escrevemos a respeito.
Πολύ ωραία και ρομαντική πόλη και όμορφος ταξιδιωτικός προορισμός .Η περιγραφή σας ικανοποιητική και εξαιρετική.
Ευχαριστούμε πολύ για τα όμορφα λόγια!