8 sobrenomes brasileiros que vieram da realeza e você não sabia

Você já teve a curiosidade de saber de onde vem o seu sobrenome? A verdade é que, como o Brasil tem uma história altamente diversa, construir nossa árvore genealógica é uma tarefa um tanto quanto complexa. Mas, talvez, não tanto para estes sobrenomes brasileiros que vieram da realeza. Afinal, muitos deles preservam uma relação bem próxima com famílias e personagens bastante tradicionais.

De fato, a maioria dos sobrenomes brasileiros tem origem europeia, sobretudo, portuguesa. Embora as diversas nacionalidades, povos indígenas e africanos tenham deixado sua herança, aqueles vinculados a famílias reais são bem mais restritos, como você vai ver agora.

Leia mais: 4 coisas que só existem no Brasil (e que surpreendem até os gregos!)

Sobrenomes brasileiros que vieram da realeza e você nem imaginava

Bragança

Sem dúvidas, um dos sobrenomes mais ligados à elite, Bragança tem origens célticas. Mas, assim como a maioria dos nomes de família no Brasil, chegou aqui com os portugueses. Mais precisamente, a monarquia, pois a linhagem sempre teve destaque na história do país, inclusive entre imperadores.

Atualmente, o sobrenome Bragança mantém sua relevância em diversos setores, desde figuras políticas até empresários.

Belmonte é um dos sobrenomes brasileiros que vieram da realeza

Originário da Espanha, o nome tem um significado bem ligado à magnificência e distinção. Só para ilustrar, os Belmonte tiveram uma participação significativa na história da nobreza espanhola, ocupando posições influentes tanto na realeza quanto no clero. Por isso, a turma vem preservando suas tradições aristocráticas tanto por aqui quanto na sociedade espanhola.

Leia mais: 20 nomes mais populares no Brasil! Veja se o seu está na lista

Montenegro

O sobrenome é sinônimo de bravura e resolução. Por isso, ao longo da história, pessoas que levavam este nome de família geralmente ocuparam postos importantes em áreas como o militarismo e o esporte. Mas, foi na arte que muitos brasileiros com este sobrenome se destacaram. Quer alguns exemplos? A diva Fernanda Montenegro, além do cantor Oswaldo Montenegro.

Bourbon

Com raízes francesas, a casa Bourbon tem um vasto patrimônio na cronologia europeia. Em primeiro lugar, o nome tem relação próxima com a autoridade monárquica e ao domínio político. Sendo assim, durante séculos, os Bourbon comandaram diversas nações do continente, imprimindo sua influência em capítulos importantes da história.

Por isso, nem surpreende ser um dos sobrenomes brasileiros que vieram da realeza.

Leia mais: 5 desvantagens de ser inteligente que ninguém costuma comentar

Marinho também está entre os sobrenomes brasileiros que vieram da realeza

O nome Marinho te diz alguma coisa? Bom, inicialmente, as raízes mostram que caminha juntinho com o oceano e as atividades náuticas comerciais. Só que, por aqui, se liga mesmo a personalidades de destaque no ramo da comunicação e mídia. Ou seja, o clã Marinho, dono de um verdadeiro império.

Orsini

Conhece alguém com o sobrenome Orsini? A princípio, suas origens estão na Itália, ainda que ele também apareça, por exemplo, na França. De modo geral, é um nome de família muito vinculado à arte, inclusive, com pessoas bem influentes na área. É o caso da francesa Monique Orsini, além do mineiro Celso Orsini.

Ludovico

Há quem diga que vem da Itália do século XIII, outros afirmam ter origens no reino teutônico. Ocorre que, hoje é, sem dúvidas, um dos sobrenomes mais tradicionais, principalmente na região Centro-Oeste do Brasil. Inclusive, Pedro Ludovico Teixeira, médico, político e jornalista goiano, iniciou a construção da capital de Goiás, Goiânia.

Leia mais: 5 ideias de presentes inteligentes para o Dia dos Pais para surpreender

Um dos sobrenomes brasileiros que vieram da realeza é Grimaldi

Por fim, o nome Grimaldi está no Principado de Mônaco, onde a dinastia reina há gerações. Associado ao luxo e à autoridade, a família exerce sua influência não somente por lá, mas também no cenário global, desde a política ao entretenimento. Por aqui, provavelmente chegou com a imigração italiana.

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Brasilnomessobrenomes