4 Truques de Beleza de Cleópatra incríveis e que existem até hoje – Confira!

Cleópatra nasceu em 69 aC. e morreu em 30 aC. Seu pai era governante da dinastia grega do ptolomaico e acredita-se que sua mãe seja Cleópatra V Trifena.

Essa dinastia de ascendência grega, iniciada por Alexandre, o Grande, governou o Egito por muitos séculos. Depois que seu pai morreu, Cleópatra tomou o cetro egípcio aos 18 anos, compartilhando o trono com seu irmão de 10 anos, Ptolomeu XIII. De acordo com as descobertas antigas, ela era casada com seu irmão, que era uma tradição comum para a dinastia ptolomaica.

A vida de Cleópatra foi uma luta constante para preservar o trono e sua enorme influência. Ela queria ser a única governante, sem o seu irmão Ptolomeu XIII, então fontes dizem que ela o matou.

Como é sabido, ela teve relacionamentos com Marco Antônio e Júlio César, com quem ela até teve filhos.

Além disso, Cleópatra era uma governante muito inteligente, embora sua vida fosse às vezes caótica.

É conhecida como a última faraó do Egito, desde que após sua morte, o Império Romano ocupou o Egito. Inclusive, Cleópatra pôs fim à sua vida, porque ela não queria se tornar escrava dos romanos.

Foi um exemplo que todas as mulheres do mundo antigo queriam seguir

Mas, o que muitos não sabem sobre sua vida é o fato de ela ter sido um ícone da moda de seu tempo. Afinal, ela é bem conhecida até hoje por sua maquiagem e joias luxuosas. De fato, na época em que morava em Roma, todas as mulheres tentavam imitar seu estilo.

Por que todas as mulheres antigas queriam ser como Cleópatra?

Beleza

Os antigos egípcios criaram muitos produtos de beleza. Eles fizeram espelhos de bronze e cobre e criaram kit de maquiagem. Homens e mulheres usavam maquiagem para proteger sua pele do clima do deserto, mas também para fins cosméticos.

Quando Cleópatra se tornou uma governante, os egípcios tinham uma ampla gama de cosméticos para servir sua rainha. Rochas, plantas e minerais foram usados ​​para criar maquiagem.

Cleópatra costumava pintar suas pálpebras inferiores com a famosa pasta verde brilhante enquanto usava uma sombra azul nas pálpebras superiores. Às vezes, ela usava manchas de ouro para as pálpebras feitas de lápis de pedra moída Lazuli.

Para o rímel, ela usava uma coluna cosmética antiga e preta (kohl), uma mistura de pó de enxofre de chumbo e gordura animal que escurecia as sobrancelhas e os cílios. Como batom e blush, ela usava um ocre vermelho, uma espécie de argila com óxido vermelho de ferro.

Naquela época, para fazer esmalte, eles usaram uma tinta marrom avermelhada chamada Henna e era a cerimônia de moda. Os egípcios também a usaram para pintar suas mãos com desenhos e símbolos de hena.

LEIA MAIS: Veja Aqui O Anel De Ouro De 3.000 Anos Que Retornou À Grécia Da Suécia!

Cabelo

Para os egípcios, cabelos lavados representavam limpeza. Os homens raspavam o rosto, mas os padres tinham que raspar todo o corpo. Os ricos raspavam a cabeça ou cortaram os cabelos mais curtos e usavam perucas de cabelos humanos verdadeiros, mas às vezes a peruca continha uma mistura de cabelos naturais com fibras.

Cabelos pretos brilhantes eram considerados jovens e vitais. As perucas eram mais facilmente mantidas do que cabelos reais, mas nem todos tinham a capacidade financeira de comprar uma.

Assim, os egípcios tinham muitos penteados para escolher. Eles se orgulhavam de suas perucas e não escondiam o fato de que não eram seus cabelos verdadeiros.

Os cabelos de Cleópatra eram pretos, lisos, retos e alcançavam os ombros, enquanto a frente tinha uma franja. Às vezes, ela repicava partes do cabelo e as adornava com joias de ouro e principalmente contas de ouro.

Acessórios

As joias eram muito importantes para as mulheres, muito mais ainda para Cleópatra. As rainhas eram enterradas com joias para que pudessem ser usadas na vida após a morte. Além disso, as joias mais populares eram um amuleto que acreditava que protegia quem o usasse. Os amuletos eram frequentemente símbolos sagrados, como o famoso olho de Eros.

Ainda, as joias eram geralmente volumosas e pesadas. Cleópatra usava joias enormes e de ouro e bracelete em forma de cobra, que ainda estão na moda até hoje. A quantidade de joias era um reflexo do status social de uma pessoa.

Roupas

Cleópatra poderia adaptar seu look a qualquer circunstância e sempre se vestia de acordo com a ocasião. Além disso, seu estilo era semelhante ao de outras pessoas ricas do Egito. Mas, o que a fez ter um estilo único foram principalmente os acessórios que ela usava, como as joias, além da sua maquiagem incrível.

Além disso, no seu rico guarda-roupa, havia vestidos de linho branco, que lembrava o que os gregos antigos usavam, além de luxuosos vestidos de noite.

Hoje Cleópatra é uma inspiração essencial para figurinos de carnaval. Ainda, os amantes de Halloween copiam tudo, desde roupas e a sua maquiagem, usando perucas e as joias. Por fim, o seu estilo ainda tem grande impacto no mundo da moda e você pode ver sua influência em algumas das novas coleções de moda de hoje.