12 Signos do Zodíaco – Veja a origem do seu signo que você ainda não conhecia!

Você sabia que as origens da astrologia estão ligadas à mitologia grega antiga? Cada signo do zodíaco representa um deus grego ou uma deusa!

Os gregos antigos usavam constelações para prever a mudança das estações, assim como as mudanças climáticas e faziam parte de sua visão de mundo religiosa.

Os nomes das constelações do zodíaco ocidental são, na verdade, derivados dos 12 deuses do Olimpo da mitologia grega. Cada deus é o patrono de seu próprio signo, e cada signo denota um tipo de personalidade diferente, com suas próprias forças e fraquezas.

Cada signo é influenciado por um planeta ou estrela. Embora seu nome latino tenha prevalecido da mitologia romana antiga, é uma cópia do nome grego correspondente.

A origem grega antiga dos 12 signos do zodíaco

Áries

É o primeiro signo astrológico representado pelo carneiro e simboliza começos e renascimentos. Regido pelo planeta Marte, Áries está associado ao mito grego de Jasão e dos Argonautas.

Este mito conta a história de Frixo e Hele, que nasceram de Atamante, rei da Beócia, e da deusa das nuvens, Nefele. Atamante se apaixonou por uma mulher chamada Ino e irritou tanto Nefele que ela causou uma seca na terra.

Então, Ino tentou sacrificar Frixo e Hele para acabar com a seca. No entanto, Nefele enviou um carneiro com lã dourada para salvá-los. As duas crianças escaparam nas costas do carneiro alado.

Por fim, o carneiro foi originalmente destinado a ser sacrificado a Ares, mas Zeus o pegou e o colocou no céu em sua homenagem.

Touro

A segunda constelação é simbolizada por um touro que representa a fertilidade e regido pelo planeta Vênus.

A constelação de Touro está ligada ao mito grego da Europa, onde Zeus se transformou em um touro branco e conquistou a Europa. Assim, o touro representa Júpiter, Zeus na mitologia grega.

LEIA MAIS:

Gêmeos

O terceiro signo astrológico é representado por dois irmãos gêmeos, que simbolizam a dualidade, o desdobramento interior e a competição do corpo e da alma. O signo de Gêmeos é regido pelo planeta Mercúrio.

Gêmeos está associado ao mito grego de Castor e Polydeuces. Castor e Polydeuces eram filhos de Leda, uma princesa espartana. Segundo a mitologia, ela deu à luz dois ovos dos quais Castor e Polydeuces vieram.

No entanto, apenas Polydeuces era imortal. Então, quando Castor foi finalmente morto, Polydeuces pediu a Zeus que o reunisse com seu irmão. Assim, Zeus os transformou na constelação dos gêmeos.

Câncer

O quarto signo astrológico simboliza a família. Câncer é representado por um caranguejo e regido pela Lua.

Segundo a mitologia grega, Hera, esposa de Zeus, odiava Hércules porque ele nasceu do caso extraconjugal de Zeus com Alcmena. Então, Hera lançou um feitiço de loucura em Hércules que o forçou a matar seus próprios filhos.

Assim, como penitência por seu crime, ele empreendeu os famosos 12 trabalhos de Hércules. Uma de suas tarefas era matar a Hidra. Então, Hera enviou um caranguejo para ajudar a Hidra na batalha contra Hércules, mas Hércules matou o caranguejo esmagando-o com o pé.

No entanto, Hera decidiu recompensar o caranguejo e assim o transformou em uma constelação.

Leão

Leão é o quinto signo astrológico, simbolizando a força da vida e representado por sua juba regida pelo Sol.

A constelação de Leão está associada ao mítico leão de Nemeia. Em seu primeiro trabalho, Hércules comprometeu-se a matar o Leão de Nemeia. Depois de estrangular o leão, ele removeu sua pele e a transformou em armadura. Então, Zeus recompensou a bravura do leão com a constelação de Leão.

LEIA MAIS:

Virgem

Virgem é o sexto signo astrológico, simbolizando o parto. Esse signo é governado pelo deus Mercúrio e é representado por uma figura feminina. Por causa disso, Virgem tem sido associado a várias deusas, como Ártemis e Afrodite. Na mitologia grega a constelação é representada pela deusa Astreia.

Ela é uma Titã que ajudou Zeus durante a guerra entre os Titãs e os Deuses. Zeus, respeitando sua fé, decidiu elevá-la aos céus, colocando-a entre as estrelas e criando a constelação de Virgem.

Libra

O sétimo signo astrológico simboliza a harmonia. Libra, representado pela balança da justiça, é governado por Vênus.

Libra, como Virgem, também está associada à deusa Astreia. Quando Zeus levantou Astréia no céu e a colocou entre as estrelas, a balança da justiça que ela simbolizava tornou-se a constelação de Libra.

Escorpião

O oitavo signo do zodíaco astrológico é um Escorpião que simboliza a destruição e a regeneração. A constelação de Escorpião é governada pelos planetas Marte e Plutão.

A constelação de Escorpião está associada ao mito grego de Orion. Orion era um caçador que afirmava arrogantemente que mataria todos os animais da terra. Então, Ártemis, a deusa da caça, enviou um Escorpião para matá-lo em resposta a essa ameaça. O aracnídeo perseguiu Orion até que ele finalmente o mordeu e o matou.

Os deuses levantaram Orion e Escorpião nos céus e os colocaram nas bordas opostas da cúpula celestial. Essa atitude foi deliberada: quando a constelação do escorpião sobe ao horizonte, a constelação de Orion se esconde, evitando assim o animal que causou sua morte o encontrasse novamente.

Sagitário

É o nono signo astrológico do zodíaco que simboliza a consciência superior e é representado pela flecha de Sagitário enquanto governada por Zeus.

A constelação está associada ao centauro Quíron. É uma criatura inteligente, sábia e gentil, ao contrário da maior parte de seu gênero, vivendo em uma caverna em Pelion, Tessália.

O Centauro era um grande educador e professor de muitos dos heróis mais importantes da mitologia grega, como Aquiles, Asclépio, Jason, Aristaeus e Aktaios.

Capricórnio

Capricórnio, o décimo signo astrológico do zodíaco, é representado por uma cabra simbolizando sabedoria. Além disso, Capricórnio é governado pelo Deus Saturno, equivalente ao deus grego Cronos.

Esse signo do zodíaco refere -se ao mito de Amalteia, uma mulher que também assumiu a forma de uma cabra. Amalteia foi quem cresceu com Zeus quando era criança, depois que a mãe de Réia o escondeu nas montanhas para protegê-lo de seu pai, Saturno.

Quando Zeus se tornou adulto, ele lutou contra os Titãs com uma armadura de couro de cabra para homenageá-la. Então, mais tarde, ele a levantou para os céus e a transformou na constelação de Capricórnio.

Aquário

O décimo primeiro signo astrológico do zodíaco, Aquário simboliza a revolução e a sabedoria. Aquário, representado por um enólogo, era tradicionalmente governado pelo planeta Saturno e depois pelo céu do planeta.

Além disso, a constelação de Aquário está associada a Ganimedes, que era considerado o homem mortal mais bonito. Por esse motivo, Zeus o sequestrou no Olimpo e o transformou em imortal.

Peixes

Por fim, no décimo segundo e mais recente sinal astrológico, Peixes simboliza a divisão, personificada por Vênus (Afrodite na mitologia grega) e amor na forma de dois peixes nadando em direções opostas. Além disso, Peixes é governado por Netuno (Poseidon) e Júpiter(Zeus).

O Tifão era um dos titãs mais assustadores na forma de uma cobra gigante e estrelou a batalha contra os deuses na bem conhecida Titanomaquia.

Então, muitos deuses foram transformados em animais para escapar de sua raiva. Por fim, Eros e Vênus fugiram na forma de peixe. Então, mais tarde, eles representaram a constelação de peixes.

Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

  • Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

astrologiamitologia gregasignoszodíaco