12 Signos do Zodíaco – Veja a origem do seu signo que você ainda não conhecia!

Você sabia que as origens da astrologia estão ligadas à mitologia grega antiga? Cada signo do zodíaco representa um deus grego ou uma deusa!

Os gregos antigos usavam constelações para prever a mudança das estações, assim como as mudanças climáticas e faziam parte de sua visão de mundo religiosa.

Os nomes das constelações do zodíaco ocidental são, na verdade, derivados dos 12 deuses do Olimpo da mitologia grega. Cada deus é o patrono de seu próprio signo, e cada signo denota um tipo de personalidade diferente, com suas próprias forças e fraquezas.

Cada signo é influenciado por um planeta ou estrela. Embora seu nome latino tenha prevalecido da mitologia romana antiga, é uma cópia do nome grego correspondente.

A origem grega antiga dos 12 signos do zodíaco

Áries

É o primeiro signo astrológico representado pelo carneiro e simboliza começos e renascimentos. Regido pelo planeta Marte, Áries está associado ao mito grego de Jasão e dos Argonautas.

Este mito conta a história de Frixo e Hele, que nasceram de Atamante, rei da Beócia, e da deusa das nuvens, Nefele. Atamante se apaixonou por uma mulher chamada Ino e irritou tanto Nefele que ela causou uma seca na terra.

Então, Ino tentou sacrificar Frixo e Hele para acabar com a seca. No entanto, Nefele enviou um carneiro com lã dourada para salvá-los. As duas crianças escaparam nas costas do carneiro alado.

Por fim, o carneiro foi originalmente destinado a ser sacrificado a Ares, mas Zeus o pegou e o colocou no céu em sua homenagem.

Touro

A segunda constelação é simbolizada por um touro que representa a fertilidade e regido pelo planeta Vênus.

A constelação de Touro está ligada ao mito grego da Europa, onde Zeus se transformou em um touro branco e conquistou a Europa. Assim, o touro representa Júpiter, Zeus na mitologia grega.

LEIA MAIS:

Gêmeos

O terceiro signo astrológico é representado por dois irmãos gêmeos, que simbolizam a dualidade, o desdobramento interior e a competição do corpo e da alma. O signo de Gêmeos é regido pelo planeta Mercúrio.

Gêmeos está associado ao mito grego de Castor e Polydeuces. Castor e Polydeuces eram filhos de Leda, uma princesa espartana. Segundo a mitologia, ela deu à luz dois ovos dos quais Castor e Polydeuces vieram.

No entanto, apenas Polydeuces era imortal. Então, quando Castor foi finalmente morto, Polydeuces pediu a Zeus que o reunisse com seu irmão. Assim, Zeus os transformou na constelação dos gêmeos.

Câncer

O quarto signo astrológico simboliza a família. Câncer é representado por um caranguejo e regido pela Lua.

Segundo a mitologia grega, Hera, esposa de Zeus, odiava Hércules porque ele nasceu do caso extraconjugal de Zeus com Alcmena. Então, Hera lançou um feitiço de loucura em Hércules que o forçou a matar seus próprios filhos.

Assim, como penitência por seu crime, ele empreendeu os famosos 12 trabalhos de Hércules. Uma de suas tarefas era matar a Hidra. Então, Hera enviou um caranguejo para ajudar a Hidra na batalha contra Hércules, mas Hércules matou o caranguejo esmagando-o com o pé.

No entanto, Hera decidiu recompensar o caranguejo e assim o transformou em uma constelação.

Leão

Leão é o quinto signo astrológico, simbolizando a força da vida e representado por sua juba regida pelo Sol.

A constelação de Leão está associada ao mítico leão de Nemeia. Em seu primeiro trabalho, Hércules comprometeu-se a matar o Leão de Nemeia. Depois de estrangular o leão, ele removeu sua pele e a transformou em armadura. Então, Zeus recompensou a bravura do leão com a constelação de Leão.

LEIA MAIS:

Virgem

Virgem é o sexto signo astrológico, simbolizando o parto. Esse signo é governado pelo deus Mercúrio e é representado por uma figura feminina. Por causa disso, Virgem tem sido associado a várias deusas, como Ártemis e Afrodite. Na mitologia grega a constelação é representada pela deusa Astreia.

Ela é uma Titã que ajudou Zeus durante a guerra entre os Titãs e os Deuses. Zeus, respeitando sua fé, decidiu elevá-la aos céus, colocando-a entre as estrelas e criando a constelação de Virgem.

Libra

O sétimo signo astrológico simboliza a harmonia. Libra, representado pela balança da justiça, é governado por Vênus.

Libra, como Virgem, também está associada à deusa Astreia. Quando Zeus levantou Astréia no céu e a colocou entre as estrelas, a balança da justiça que ela simbolizava tornou-se a constelação de Libra.

Escorpião

O oitavo signo do zodíaco astrológico é um Escorpião que simboliza a destruição e a regeneração. A constelação de Escorpião é governada pelos planetas Marte e Plutão.

A constelação de Escorpião está associada ao mito grego de Orion. Orion era um caçador que afirmava arrogantemente que mataria todos os animais da terra. Então, Ártemis, a deusa da caça, enviou um Escorpião para matá-lo em resposta a essa ameaça. O aracnídeo perseguiu Orion até que ele finalmente o mordeu e o matou.

Os deuses levantaram Orion e Escorpião nos céus e os colocaram nas bordas opostas da cúpula celestial. Essa atitude foi deliberada: quando a constelação do escorpião sobe ao horizonte, a constelação de Orion se esconde, evitando assim o animal que causou sua morte o encontrasse novamente.

Sagitário

É o nono signo astrológico do zodíaco que simboliza a consciência superior e é representado pela flecha de Sagitário enquanto governada por Zeus.

A constelação está associada ao centauro Quíron. É uma criatura inteligente, sábia e gentil, ao contrário da maior parte de seu gênero, vivendo em uma caverna em Pelion, Tessália.

O Centauro era um grande educador e professor de muitos dos heróis mais importantes da mitologia grega, como Aquiles, Asclépio, Jason, Aristaeus e Aktaios.

Capricórnio

Capricórnio, o décimo signo astrológico do zodíaco, é representado por uma cabra simbolizando sabedoria. Além disso, Capricórnio é governado pelo Deus Saturno, equivalente ao deus grego Cronos.

Esse signo do zodíaco refere -se ao mito de Amalteia, uma mulher que também assumiu a forma de uma cabra. Amalteia foi quem cresceu com Zeus quando era criança, depois que a mãe de Réia o escondeu nas montanhas para protegê-lo de seu pai, Saturno.

Quando Zeus se tornou adulto, ele lutou contra os Titãs com uma armadura de couro de cabra para homenageá-la. Então, mais tarde, ele a levantou para os céus e a transformou na constelação de Capricórnio.

Aquário

O décimo primeiro signo astrológico do zodíaco, Aquário simboliza a revolução e a sabedoria. Aquário, representado por um enólogo, era tradicionalmente governado pelo planeta Saturno e depois pelo céu do planeta.

Além disso, a constelação de Aquário está associada a Ganimedes, que era considerado o homem mortal mais bonito. Por esse motivo, Zeus o sequestrou no Olimpo e o transformou em imortal.

Peixes

Por fim, no décimo segundo e mais recente sinal astrológico, Peixes simboliza a divisão, personificada por Vênus (Afrodite na mitologia grega) e amor na forma de dois peixes nadando em direções opostas. Além disso, Peixes é governado por Netuno (Poseidon) e Júpiter(Zeus).

O Tifão era um dos titãs mais assustadores na forma de uma cobra gigante e estrelou a batalha contra os deuses na bem conhecida Titanomaquia.

Então, muitos deuses foram transformados em animais para escapar de sua raiva. Por fim, Eros e Vênus fugiram na forma de peixe. Então, mais tarde, eles representaram a constelação de peixes.

Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais