5 Esculturas Gregas Roubadas Da Grécia Antiga E Que Estão No Exterior!

Descubra aqui onde se encontram as principais esculturas gregas ao redor do mundo!

Antes de tudo, como todos sabem, a cultura grega antiga deixou para trás um enorme patrimônio, que ainda serve como um guia para o desenvolvimento cultural do mundo moderno.

Além da ciência e da filosofia, a Grécia antiga também promoveu as artes, o que fez com que suas exposições atraíssem milhões de turistas ao país.

No entanto, existem muitas exposições que foram compradas, roubadas ou retiradas de seu local de origem e que agora estão no exterior.

Portanto, vamos ver aqui as mais famosas!

As principais esculturas gregas ao redor do mundo

1. Mármores de Elgin, os mármores do Partenon – British Museum em Londres

A cariátide é uma das 6 cariátides que por 2.500 anos adornavam o Erection, no Partenon.

☞ Os mármores roubados do Partenon

Estas são as esculturas do Partenon que o Lord de Elgin, Thomas Bruce, removeu e roubou durante seu mandato como embaixador britânico na Grécia, sob ocupação otomana.

De acordo com os britânicos, o conde removeu os mármores do Partenon legalmente, recebendo um documento do sultão otomano conhecido como firman.

No entanto, de acordo com dois investigadores turcos que assumiram a tarefa de encontrar este documento oficial, não há nada para provar que a transferência era legal.

Mas, em vez disso, eles produziram um documento posterior em italiano, citando a permissão para visitar a Acrópole.

Este é o maior caso envolvendo as antiguidades da Grécia.

☞ A luta pelo retorno dos mármores a Atenas

Desde 1983, por iniciativa da Ministra da Cultura Melina Mercouri, a Grécia tenta trazer os mármores de volta ao seu devido lugar.

Esta coleção inclui esculturas que uma vez adornaram o Partenon, o Erecteion, o Propileu e o templo de Atenas-Nike.

Uma das esculturas gregas mais importantes do Partenon, roubada por Lord Elgin, é a Cariátide.

Na  Acrópole, você encontrará as 5 cariátides se ostentando orgulhosamente de pé, por 2.500 anos.

Elas esperam que em algum momento a sua irmã, que está presa no Museu Britânico, retorne.

2. Afrodite de Milos – Louvre, em Paris

☞ O rapto de Afrodite de Milos

Um dos achados arqueológicos mais importantes da cultura grega, encontrado em 1820, em Milos.

Esta é a estátua de Afrodite que foi descoberta acidentalmente por um fazendeiro quando ele estava cavando ruínas antigas em seu campo.

Coincidentemente, na área, havia franceses que estavam realizando escavações, com o objetivo de roubar bens antigos locais.

Assim que perceberam que o fazendeiro havia encontrado a estátua, fizeram de tudo para comprá-la.

Depois de muitas dificuldades, os franceses conseguiram obter a estátua de Afrodite e, em março de 1821, entregá-la ao rei Luís.

Ele, por sua vez, doou-o ao museu do Louvre, onde permanece até hoje.

☞ O mistério com as mãos perdidas da estátua

Inicialmente, acreditava-se que ela representava a deusa do mar e esposa do deus Poseidon, Anfitrite.

A estátua era feita de mármore pariano, mármore de Paros.

Segundo algumas fontes, a estátua foi encontrada enterrada no campo, espalhada em 6 pedaços.

Inicialmente, foram encontradas as mãos, que foram quebradas durante o confronto entre franceses e gregos, para reivindicar a estátua.

Hoje, no museu de folclore de Milos, localizado em Plaka, existe uma cópia fiel doada pelo Louvre.

3. Vitória de Samotrácia – Louvre, em Paris

A Vitória da Samotrácia que hoje adorna o Louvre.

Uma das exposições mais populares no Museu do Louvre, que foi encontrada e roubada na Samotrácia em 1884, é mais uma das esculturas gregas.

O chefe da missão arqueológica na Samotrácia era Charles Samboazo, vice-cônsul da França em Adrianópolis ( hoje conhecida como Edirne, na Turquia).

Enquanto cavava uma ravina, um trabalhador grego gritou: “Senhor, estamos achando uma mulher!”

Era meia estátua.

Então, sem perder tempo, Sambouazo contatou o cônsul francês em Istambul, a fim de obter a aprovação do sultão para a transferência da estátua.

Por fim, ela foi transportada para a França em pedaços e restaurada no final do século 19 por especialistas em museus.

Onde estava a vitória da Samotrácia na antiguidade

Inicialmente, a Nike estava em uma rocha em um complexo de 12 templos dedicados às divindades da antiguidade.

Este complexo é denominado santuário dos grandes deuses e está localizado no povoado de Paleópolis, na costa norte da Samotrácia.

Niki ficava na proa de um navio e supostamente era o símbolo de vitória em uma batalha naval.

4. O Harpista – Metropolitan Museum of Art, Nova York

O harpista está alojado no Metropolitan Museum of Art em Nova York, Manhattan.

É uma estatueta de mármore da civilização das Cíclades, que data entre 2008-2003 AC. e que o Metropolitan Museum of Art em 1947 adquiriu

Segundo outras fontes, foi a Rogers Foundation que a adquiriu.

No entanto, muitos afirmam que se trata de uma escavação ilegal na área de Fionta de Naxos ou da maior escavação ilegal já feita na Grécia, na ilha desabitada de Keros.

☞ Questionando a autenticidade do Harpista

Recentemente, celebridades como a pintora britânica Craxton e o arqueólogo do museu, Mouscarella, questionaram a autenticidade do harpista.

Segundo a pesquisa, um pastor de Creta, confessou que criou esta estatueta em 1940, a pedido de um arqueólogo, que lhe pediu para copiar o harpista do Museu Nacional de Arqueologia da Grécia.

Até o momento, porém, o museu afirma que não é esse o caso e que essa é a estatueta original que custa US $ 3 milhões.

5. Altar de Pérgamo – Museu de Berlim

O museu leva o nome da antiga cidade grega, já que as obras de arte de Pérgamo foram uma das primeiras e mais importantes exposições do museu.

Por fim, aqui está o monumento mais completo da cultura grega antiga, o altar de Pérgamo, dedicado a Zeus e Atenas.

Foi construído por ordem de Eumenes, da Geração Selêucida (reis de origem macedônia), em homenagem ao pai de Attalus, que governou em Pérgamo, contra os gauleses.

Além disso, no final do século 18 pelo arqueólogo alemão Karl Humann encontrou o altar e transferiu algumas das suas partes para Berlim, por acordo com os otomanos.

E a sua parte mais importante é o friso, que retrata a batalha de deuses e gigantes, que, segundo a lenda, encontraram os deuses do Olimpo vitoriosos.

Pérgamo ficava na Ásia Menor (atual Turquia) e a transferência do altar para Berlim ocorreu depois que os alemães conseguiram subornar os turcos com 20.000 talentos, uma moeda da época.

Além do seu friso ter 113 metros de comprimento, ele representa a batalha dos gigantes.

Toda a fachada do templo, assim como o Propileu do templo da deusa Atena, estão hoje em posição de destaque no Museu de Pérgamo, em Berlim.

Este é um dos tesouros culturais mais importantes da Grécia, que infelizmente não está no lugar que merece.

Mas esperamos que, em algum momento, a grande herança grega retorne ao lugar a que pertence.

Então, você já conhecia todas essas esculturas gregas acima?

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