O Brasil abriga uma impressionante variedade de frutas, com pelo menos 312 delas tipicamente nacionais. Essa abundância é resultado da riqueza em biodiversidade e amplo território, que proporciona condições ideais para o cultivo e desenvolvimento de uma infinidade de frutas que só existem no Brasil, ou seja, nativas.
Apesar de o Brasil ser o terceiro maior produtor de frutas do mundo, apenas seis delas são cultivadas comercialmente em grande escala. No entanto, há uma vasta gama de frutas exóticas que são nativas do Brasil e contribuem para sua reputação como um dos países mais frutíferos do mundo.
20 frutas que só existem no Brasil
Em um país com tantas opções, é interessante destacar algumas das frutas mais emblemáticas e exclusivas do Brasil, sendo elas um reflexo do grande potencial frutífero tupiniquim. Confira 20 exemplos:
- Açaí
- Guaraná
- Caju
- Araçá
- Piquiá
- Mangaba
- Bacuri
- Tucumã
- Guabiju
- Imbu
- Marolo
- Pitanga
- Oiti
- Uvaia
- Umbu-cajá
- Sapucaia
- Catolé
- Bacaba
- Graviola
- Quina
Leia mais: 7 cidades brasileiras mais baratas para comprar uma casa própria
Por que há tanta variedade de frutas que só existem no Brasil?
A diversidade de frutas brasileiras pode ser atribuída a uma série de fatores, incluindo o vasto território do país, que abrange diversos ecossistemas, desde a Floresta Amazônica até o Cerrado e a Mata Atlântica. Desse modo, cada um desses biomas possui condições específicas que favorecem o crescimento de diferentes tipos de frutas.
Leia mais: Não foi sempre Brasil! 6 nomes que o país já teve e você não sabia
Frutas típicas por Bioma
Na Mata Atlântica, é possível encontrar uma variedade de frutas como ameixa da mata, araçá, cabeludinha, pitanga, pitangatuba, jabuticaba e uvaia. Já no Cerrado, destacam-se o buriti, araticum, murici, pequi, baru, bocaiuva, guavira e mangaba. Além disso, temos frutas como maracujá, açaí, cupuaçu, abiu, inajá, bacuripari e guaraná na Floresta Amazônica.
Por conseguinte, na Caatinga, podemos encontrar licuru, umbu, caju e maracujá da Caatinga. Nos Campos Sulinos, a araucária é dominante, enquanto isso, na região dos Pampas, destaca-se a feijoa, conhecida como goiaba serrana.
Leia mais: 10 nomes de bebês mais amados dos anos 70
Importância da conservação
Por fim, preservar os ecossistemas brasileiros é essencial tanto para a manutenção das espécies existentes, quanto para o potencial descobrimento de novas plantas ainda desconhecidas. Assim sendo, a conservação desses recursos naturais garante tanto a sobrevivência das frutas nativas. Além disso, garante o futuro da agricultura e da alimentação no país.