20 frutas que só existem do Brasil e você nem imaginava

Mergulhe na diversidade do Brasil através de 20 frutas exóticas, cada uma oferecendo uma experiência única e memorável, repleta de sabores inigualáveis.

O Brasil abriga uma impressionante variedade de frutas, com pelo menos 312 delas tipicamente nacionais. Essa abundância é resultado da riqueza em biodiversidade e amplo território, que proporciona condições ideais para o cultivo e desenvolvimento de uma infinidade de frutas que só existem no Brasil, ou seja, nativas.

Apesar de o Brasil ser o terceiro maior produtor de frutas do mundo, apenas seis delas são cultivadas comercialmente em grande escala. No entanto, há uma vasta gama de frutas exóticas que são nativas do Brasil e contribuem para sua reputação como um dos países mais frutíferos do mundo.

20 frutas que só existem no Brasil

Em um país com tantas opções, é interessante destacar algumas das frutas mais emblemáticas e exclusivas do Brasil, sendo elas um reflexo do grande potencial frutífero tupiniquim. Confira 20 exemplos:

  1. Açaí
  2. Guaraná
  3. Caju
  4. Araçá
  5. Piquiá
  6. Mangaba
  7. Bacuri
  8. Tucumã
  9. Guabiju
  10. Imbu
  11. Marolo
  12. Pitanga
  13. Oiti
  14. Uvaia
  15. Umbu-cajá
  16. Sapucaia
  17. Catolé
  18. Bacaba
  19. Graviola
  20. Quina

Leia mais: 7 cidades brasileiras mais baratas para comprar uma casa própria

Por que há tanta variedade de frutas que só existem no Brasil?

A diversidade de frutas brasileiras pode ser atribuída a uma série de fatores, incluindo o vasto território do país, que abrange diversos ecossistemas, desde a Floresta Amazônica até o Cerrado e a Mata Atlântica. Desse modo, cada um desses biomas possui condições específicas que favorecem o crescimento de diferentes tipos de frutas.

Leia mais: Não foi sempre Brasil! 6 nomes que o país já teve e você não sabia

Frutas típicas por Bioma

Na Mata Atlântica, é possível encontrar uma variedade de frutas como ameixa da mata, araçá, cabeludinha, pitanga, pitangatuba, jabuticaba e uvaia. Já no Cerrado, destacam-se o buriti, araticum, murici, pequi, baru, bocaiuva, guavira e mangaba. Além disso, temos frutas como maracujá, açaí, cupuaçu, abiu, inajá, bacuripari e guaraná na Floresta Amazônica.

Por conseguinte, na Caatinga, podemos encontrar licuru, umbu, caju e maracujá da Caatinga. Nos Campos Sulinos, a araucária é dominante, enquanto isso, na região dos Pampas, destaca-se a feijoa, conhecida como goiaba serrana.

Leia mais: 10 nomes de bebês mais amados dos anos 70

Importância da conservação

Por fim, preservar os ecossistemas brasileiros é essencial tanto para a manutenção das espécies existentes, quanto para o potencial descobrimento de novas plantas ainda desconhecidas. Assim sendo, a conservação desses recursos naturais garante tanto a sobrevivência das frutas nativas. Além disso, garante o futuro da agricultura e da alimentação no país.

você pode gostar também