Não foi sempre Brasil! 6 nomes que o país já teve e você não sabia

Conheça as mudanças de nome que o Brasil experimentou ao longo de sua história

Você já parou para pensar por que o Brasil possui esse nome? Na escola, é bem provável que você já aprendeu que ele deriva da árvore pau-Brasil. No entanto, muitos desconhecem que, durante esses 500 anos de história, o país recebeu várias outras denominações. Então, quer conhecer algumas delas? Confira logo abaixo alguns nomes do Brasil:

Nomes que o Brasil já teve no passado

Terra de Santa Cruz

Logo após o descobrimento por Pedro Álvares Cabral, em 1500, as novas terras receberam o nome de “Terra de Santa Cruz”. Esse nome refletia o fervor religioso da época, destacando a cruz como símbolo da cristianização dos povos nativos.

Leia mais: É do Brasil: veja onde fica a melhor pizzaria da América Latina

Ilha de Vera Cruz

Pouco tempo depois, o nome mudou para “Ilha de Vera Cruz”. Esse termo surgiu porque inicialmente acreditava-se que o Brasil era uma grande ilha. Enquanto isso, a palavra “Vera” significava a verdadeira cruz de Cristo, reforçando o caráter sagrado do território explorado.

América Portuguesa

À medida que a colonização se intensificava, começaram a chamar o território de “América Portuguesa”, ressaltando a posse portuguesa sobre a vasta região que se estendia do atual estado do Maranhão até o Rio Grande do Sul.

Leia mais: 40 sobrenomes que podem te dar cidadania italiana e você não sabia

Pindorama

Esse nome vem das línguas tupi-guarani, faladas por muitos dos povos indígenas do Brasil antes da chegada dos europeus. Pindorama significa “terra das palmeiras” e era como os indígenas se referiam ao território brasileiro, destacando a abundância de palmeiras naturais da região.

Cabo de São Roque

Por um breve período, chamaram a região próxima ao atual estado do Rio Grande do Norte de “Cabo de São Roque”, devido à sua importância estratégica para as navegações da época. Porém, esse nome não se popularizou como denominação para todo o território.

Estados Unidos do Brasil

Por fim, esse nome surgiu com o fim da Constituição de 1891, após a proclamação da República em 1889. Na época, ele refletia a ideia de um governo republicano e federalista adotado pelo país. O nome indicava uma estrutura de estados federados unidos sob um governo central, similar ao modelo dos Estados Unidos da América.

você pode gostar também