Como Fazer O Café Grego Perfeito: Receita De Um Grego!

Hoje vamos fazer café grego na briki!

Mas antes de começar a revelar os segredos para fazer o café grego perfeito, vamos entender um pouco mais sobre ele. O “Elliniko Kafe” é um café não filtrado que os beduínos do deserto inventaram.

Além disso, ele se espalhou para a Grécia durante o período do Império Otomano, uma vez que os turcos, assim como todo o Oriente Médio, já haviam adotado esse estilo de café dos beduínos.

No entanto, hoje é um patrimônio cultural da Turquia, sem que isso signifique que o café turco seja o mesmo café que o grego.

Então, depois de aprender o básico sobre a origem do café grego, vamos ver o que ele é exatamente e o que nos oferece.

O que exatamente é o café grego?

Antes de mais nada, é um café não filtrado finamente moído que é feito a partir de uma mistura de variedades de café, Arábica brasileira e Robusta da Índia. Além disso, em comparação com outros cafés, sua composição é mais espessa e seu cheiro é mais intenso.

Quais são os seus benefícios do café grego?

Primeiramente, é uma das bebidas mais ricas em antioxidantes, devido aos flavonóides contidos em seus grãos. Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada em Ikaria, 9 entre 10 idosos que bebiam desse café descobriram que seus vasos sanguíneos estavam em ótimas condições.

Mas é claro que isso só é verdade se ele for consumido com moderação, pois o consumo excessivo de cafeína terá o efeito oposto.

 Como fazer o café grego perfeito?

Até agora tudo parece ok. Mas, para fazer um café de sucesso, é necessário um pouco de técnica e muito “sabor”!!! Então, vamos ver um por um os passos para que ele saia perfeito.

Encontre a “briki” certa

Briki.

Para fazer o café perfeito, você definitivamente precisará de uma espécie de chaleira, que recebe o nome de “briki”, com gargalo fino e do tamanho da xícara ou da caneca que você usará.

Encha a quantidade adequada de água

Primeiro, encha com água o copo em que você irá tomar o seu café, para medir a quantidade que você colocará na briki. Pois, se você colocar mais água do que o necessário, o café ficará aguado.

Além disso, em termos de temperatura da água, prefira água fria. Mas não muito gelada, claro.

Coloque a quantidade certa de café

A quantidade de café depende do tamanho da xícara.

Por exemplo, para um café grego simples, usamos a menor briki e o café é servido na clássica xícara de café grego que, em tamanho, se assemelha a uma xícara de espresso simples.

Quanto à dose de café, o simples é feito com uma colher de chá caprichada.

Já o café grego duplo é servido na xícara grande ou na caneca. Nesse caso, a dose de café será uma colher de sopa bem cheia.

Fogo lento

Para fazer o café grego perfeito, é preciso deixá-lo bem cremoso.

Para isso, você deve ferver o café de uma forma que não o queime.

Um resultado com espuma e consistência cremosa é uma amostra de um café grego de sucesso.

No entanto, às vezes também depende da dose de café.

Normalmente, um café mais fraco não dá uma consistência tão cremosa.

A menos que você seja o guru do café.

Misture o açúcar da maneira certa

Segundo os fanáticos, o bom café é apreciado sem a adição de açúcar.

No entanto, há muitas pessoas que preferem o café grego com açúcar.

Mas vamos lá, para conseguir fazer o café grego ideal, existe um procedimento especial até para misturar açúcar.

Alguns argumentam que é preciso mexer no sentido horário, enquanto outros, no sentido anti-horário.

Além disso, é importante mexer no mesmo sentido 50 vezes.

Por fim, independentemente do sentido, o objetivo é derreter o açúcar e misturá-lo ao café.

Retire o café do fogo no momento apropriado

Depois que o café estiver no ponto, ele começará a inflar.

Porém, aqui você precisará de um pouco de cuidado porque ele poderá derramar.

Além disso, você deve retirar a briki do fogo no momento apropriado.

Assim que perceber que o líquido dentro da briki atingiu um ponto intermediário, levante a chaleira e sirva lentamente o café na xícara.

Por fim, deixe o café descansar por 5 minutos, para que o sedimento se acumule no fundo.

O café grego é sempre servido com sobremesa

O café grego que se toma sem o acompanhamento de um copo de água ou de uma sobremesa não é o tradicional. Inclusive, tradicionalmente, ele é servido com delícias turcas ou com uma sobremesa grega de colher, uma das famosas sobremesas gregas.

Mas, se esses doces não estiverem disponíveis, você pode substituí-los por cookies. Mergulhe o seu cookie no café, mas não por muito tempo, caso contrário ele irá derreter e se depositará no fundo da xícara.

O seu futuro na borra do café grego

Ainda, outra razão pela qual o café grego é popular em todo o mundo é que ele pode indicar o seu futuro.

Como isso é feito?

É uma superstição grega que afirma que quem bebeu um café influencia nas formações que surgem da borra dele e que essa borra revela o seu futuro. Mas, para conseguir isso, você deve encontrar alguém que tenha esse dom para ler a sua xícara de café.

No entanto, não há um grego que já não tenha lido o futuro da namorada ou namorado na borra do seu café, mesmo que por diversão.

Outros dispositivos que você pode usar no preparo

O procedimento acima se aplica ao café grego tradicional. Porém, hoje, com a evolução da tecnologia, existem chaleiras elétricas nas quais você pode colocar as doses certas do seu café, pois há marcações. Então, é só apertar um botão e o café ficará pronto sem precisar nem retirá-lo.

No entanto, não espere os mesmos resultados que os de uma tradicional briki no fogo.

Você pode tomá-lo gelado?

Grécia e café gelado são duas palavras sinônimas. No entanto, eu não recomendaria a ninguém beber um café grego gelado. Pois é melhor pedir um frapê gelado ou um freddo espresso. Mas, porque gosto não se discute, vou dar-lhe a receita para tomar o seu café como quiser.

Café gelado: siga inicialmente o mesmo procedimento do café grego quente

Assim que nosso café grego quente estiver pronto, o deixaremos de lado por 5 a 10 minutos, para que os resíduos se depositem no fundo. Mas não mais do que este limite de tempo.

Pois, a seguir, deve ser batido com cubos de gelo, a uma temperatura moderada. Depois, filtramos nosso café em uma coqueteleira cuidadosamente usando um filtro de café francês. Nosso objetivo é não ter nenhum sedimento no agitador, então, se necessário, podemos filtrá-lo novamente.

Por fim, o último passo é bater o café grego filtrado com 3-4 cubos de gelo no shaker.

Em seguida, sirva o café em um copo pequeno (copo de uísque) com um canudo curto, como no caso do freddo espresso.

Pode colocar leite na bebida?

O café grego tradicional não é bebido com leite. No entanto, devemos ser democráticos, então se você gosta de café com leite, pode adicionar.

De qualquer forma, boa sorte!