Como funciona o golpe do Pix agendado? Saiba como se proteger!

Você costuma usar o Pix com frequência? Essa ferramenta, apesar de muito prática durante o dia a dia, vem sendo cada vez mais utilizada para cometer crimes. Uma das formas mais comuns do golpe do Pix é o agendamento do pagamento. Então, para te ajudar a evitar esse problema, preparamos este artigo com todas as informações que você deve saber sobre como funciona o golpe do Pix agendado.

O que é o golpe do pix agendado e como funciona?

Além de fazer transferências, o pix também é comumente utilizado para realizar pagamentos, tanto para lojas e empresas, quanto para particulares. Além disso, esse pagamento pode ser feito de forma agendada. Ou seja, o dinheiro só cai na conta do cobrador um tempo depois da transação.

Geralmente, os bandidos que utilizam esse golpe procuram alvos como comerciantes online. O objetivo do golpe é adquirir um produto e enviar um comprovante de pagamento do pix agendado como se fosse um pix comum. Então, depois disso, eles cancelam o pagamento, e o cobrador fica sem receber esse dinheiro.

Veja também:

O que fazer para não cair no golpe do pix agendado?

O pix tem se mostrado muito seguro e eficiente. Mas é preciso tomar alguns cuidados quanto ao seu uso. Portanto, confira abaixo algumas medidas de segurança que devem ser tomadas ao negociar pagamentos através do pix:

  1. Primeiro, solicite que o pagador envie uma comprovação de pagamento;
  2. Então, ao receber esse documento, atente-se à data, ao nome e ao valor do dinheiro que foi transferido.
  3. Além disso, é importante que você observe os detalhes dessa imagem à procura de alterações que podem ser uma indicação de golpe;
  4. Por fim, desconfie se receber alguma sinalização do dinheiro via SMS. De acordo com o Banco Central, nenhum banco solicita um dinheiro que ainda não caiu na conta. Logo, mensagens sobre pix agendado são sinais claros de golpe!

Caí no golpe! E agora?

Bom, se você foi vítima do pix agendado, é possível seguir alguns caminhos para reaver o dinheiro, veja:

  • Primeiro, entre em contato com o pagador. Mesmo que pareça ineficiente, você pode tentar conversar com a pessoa que passou o golpe para que o dinheiro seja transferido;
  • Mas, se isso não der certo, você também tem a opção de conversar com o banco para ver se algo pode ser feito;
  • Por fim, em último caso, você também pode se dirigir à delegacia mais próxima, e abrir uma investigação com os dados disponibilizados pelo próprio pix.

Achou esse artigo interessante? Então você pode acessar outros conteúdos em nosso site Brazil Greece!

  • Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

Comments (0)
Add Comment