Como funciona o golpe do Pix agendado? Saiba como se proteger!

Veja agora como evitar ser vítima desse golpe

Você costuma usar o Pix com frequência? Essa ferramenta, apesar de muito prática durante o dia a dia, vem sendo cada vez mais utilizada para cometer crimes. Uma das formas mais comuns do golpe do Pix é o agendamento do pagamento. Então, para te ajudar a evitar esse problema, preparamos este artigo com todas as informações que você deve saber sobre como funciona o golpe do Pix agendado.

O que é o golpe do pix agendado e como funciona?

Além de fazer transferências, o pix também é comumente utilizado para realizar pagamentos, tanto para lojas e empresas, quanto para particulares. Além disso, esse pagamento pode ser feito de forma agendada. Ou seja, o dinheiro só cai na conta do cobrador um tempo depois da transação.

Geralmente, os bandidos que utilizam esse golpe procuram alvos como comerciantes online. O objetivo do golpe é adquirir um produto e enviar um comprovante de pagamento do pix agendado como se fosse um pix comum. Então, depois disso, eles cancelam o pagamento, e o cobrador fica sem receber esse dinheiro.

Veja também:

O que fazer para não cair no golpe do pix agendado?

O pix tem se mostrado muito seguro e eficiente. Mas é preciso tomar alguns cuidados quanto ao seu uso. Portanto, confira abaixo algumas medidas de segurança que devem ser tomadas ao negociar pagamentos através do pix:

  1. Primeiro, solicite que o pagador envie uma comprovação de pagamento;
  2. Então, ao receber esse documento, atente-se à data, ao nome e ao valor do dinheiro que foi transferido.
  3. Além disso, é importante que você observe os detalhes dessa imagem à procura de alterações que podem ser uma indicação de golpe;
  4. Por fim, desconfie se receber alguma sinalização do dinheiro via SMS. De acordo com o Banco Central, nenhum banco solicita um dinheiro que ainda não caiu na conta. Logo, mensagens sobre pix agendado são sinais claros de golpe!

Caí no golpe! E agora?

Bom, se você foi vítima do pix agendado, é possível seguir alguns caminhos para reaver o dinheiro, veja:

  • Primeiro, entre em contato com o pagador. Mesmo que pareça ineficiente, você pode tentar conversar com a pessoa que passou o golpe para que o dinheiro seja transferido;
  • Mas, se isso não der certo, você também tem a opção de conversar com o banco para ver se algo pode ser feito;
  • Por fim, em último caso, você também pode se dirigir à delegacia mais próxima, e abrir uma investigação com os dados disponibilizados pelo próprio pix.

Achou esse artigo interessante? Então você pode acessar outros conteúdos em nosso site Brazil Greece!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais