5 Truques para saber se a tomada é 110V ou 220V – Veja e não erre mais!

Veja os truques para saber qual é o tipo de uma tomada!

Nada pior do que chegar em uma casa nova e ter medo de conectar os seus equipamentos por não saber os tipos das tomadas. Então, para que você não passe mais por esses perrengues, no artigo de hoje, nós vamos mostrar como saber se a tomada é 110V ou 220V através de truques simples e eficazes. Confira!

5 dicas de como saber se a tomada é 110V ou 220V

Abajur

O truque com o abajur é o seguinte: pegue uma lâmpada 220V, coloque-a no bocal de um abajur e, depois, ligue-o. Se a lâmpada acender bem fraquinha, significa que a tensão é de 110V, mas, se acender forte, ou seja, normalmente, significa que a tensão é de 220V.

Voltímetro

Uma outra maneira de identificar a tensão de uma tomada é através do voltímetro. Ele é um equipamento utilizado pelo técnico em eletricidade, o qual utiliza-o justamente para saber se a tomada é 110V ou 220V.

Portanto, nesse caso, você deve contratar esse profissional, sendo a maneira mais correta e segura de saber qual é a tensão de uma tomada.

LEIA MAIS:

Lâmpada 220V

Caso na sua casa tenha uma lâmpada 220V, você pode utilizá-la como um identificador de tensão. Para isso, você deve montá-la em um suporte de lâmpada (soquete) com dois cabos elétricos isolados. Atenção: só faça isso se você tiver domínio nesta prática!

Acontece que, ao colocar os dois cabos nos pontos da tomada, o esperado é que a lâmpada acenda. Desse modo, caso ela tenha pouca luminosidade, significa que a tomada é de 110V, mas se tiver luminosidade normal, é de 220V.

Identificador de tensão

Como vimos acima, o voltímetro é sempre a melhor opção. Mas, o que fazer quando não se tem esse equipamento à mão ou não tem dinheiro para contratar um técnico? Nesse caso, o ideal é recorrer às lojas de materiais elétricos.

Nelas, é possível encontrar diversos aparelhos que funcionam como um identificador de tensão, podendo custar, em média, R$ 15,00.

Caneta detectora de energia elétrica

Por fim, assim como o identificador de tensão, as lojas de materiais elétricos também costumam comercializar a caneta de energia elétrica.

Para utilizá-la, basta colocar a ponta da caneta em um dos terminais da tomada. Caso tenha tensão em apenas um ponto da tomada, significa que ela é 110V, mas, se tiver em dois pontos, é 220V.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes no site Brazil Greece!

casa