Descubra a terra de ‘Game of Thrones’ e o que fazer nesse paraíso

Nas belas costas da Dalmácia existe um país com uma população de apenas 3.500.000 milhões de habitantes que, nos últimos anos, tem melhorado muito em termos de qualidade e atraído turistas de todo o mundo.

Estamos falando da Croácia, um país europeu que possui uma longa história, embora muitos não saibam disso. Por isso, hoje vamos apresentar a vocês um dos países mais promissores das últimas décadas.

A Croácia, faz parte da região dos Bálcãs, no sudeste da Europa. Banhada pelo Mar Adriático, a Croácia é conhecida por suas praias de águas cristalinas, cidades históricas, casas tradicionais e um ambiente natural que vai desde montanhas imponentes até vastos campos verdes. Vamos explorar algumas das características mais notáveis deste fascinante destino europeu.

Leia mais: Descubra onde fica o lugar mais quente da Europa que tem sol 320 dias por ano

Localização e Geografia de Croácia

A Croácia compartilhando fronteiras com a Eslovênia, Hungria, Sérvia, Bósnia e Herzegóvina, e Montenegro. A costa croata se estende por mais de 1.700 km, abrangendo mais de 1.200 ilhas e ilhotas, das quais apenas cerca de 50 são habitadas. Entre as ilhas mais populares estão Hvar, conhecida por sua vida noturna e campos de lavanda, e Brac, famosa pela praia Zlatni Rat. No entanto, o que rouba a cena e o famoso Dubrovnik que viralizou por causo a famosa série de Game of Thrones.

História e cultura

A Croácia possui uma história rica e multifacetada. A região foi habitada desde a Idade da Pedra, com influências de ilírios, celtas, romanos, bizantinos, venezianos, otomanos e austro-húngaros. Esta mistura de culturas deixou um legado impressionante, refletido em suas cidades históricas e monumentos.

Leia mais: 37 coisas que você nem imaginava sobre a Austrália

As cidades históricas da Croácia

Dubrovnik

Conhecida como a “Pérola do Adriático”, Dubrovnik é famosa por suas muralhas bem preservadas que cercam a cidade velha, um Patrimônio Mundial da UNESCO. Suas ruas de mármore, edifícios barrocos e igrejas góticas e renascentistas atraem turistas de todo o mundo.

Zagreb

A capital da Croácia, Zagreb, é um centro cultural e político. Com sua arquitetura austro-húngara, museus de classe mundial, e uma vibrante cena de café, Zagreb oferece uma mistura encantadora de tradição e modernidade.

Rovinj

Localizada na Ístria, Rovinj é uma pitoresca cidade costeira conhecida por seu charme veneziano. As ruas estreitas de paralelepípedos, os edifícios coloridos e a vista deslumbrante do mar fazem de Rovinj um destino imperdível.

Split

Outra joia histórica, Split é a segunda maior cidade da Croácia e abriga o Palácio de Diocleciano, também listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Construído pelo imperador romano Diocleciano no século IV, o palácio é uma das estruturas romanas mais bem preservadas do mundo.

Zadar

Essa pequena cidade costeira tem uma história rica e uma vibrante vida cultural. É famosa por suas ruínas romanas, igrejas medievais, e pelo moderno Órgão do Mar e a Saudação ao Sol, duas instalações artísticas à beira-mar que criam uma experiência única ao pôr do sol.

Pula

Essa cidade e famosa pelo seu impressionante anfiteatro romano, um dos mais bem preservados do mundo. A cidade também oferece um centro histórico encantador e belas praias nas proximidades.

Leia mais: A famosa igreja de Mykonos que é uma das mais únicas do mundo

Atrações turísticas para amantes da natureza

A Croácia é um paraíso para os amantes da natureza e entusiastas de atividades ao ar livre. O país abriga oito parques nacionais e onze parques naturais, oferecendo uma grande diversidade de paisagens e ecossistemas.

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Um dos parques nacionais mais antigos e maiores da Croácia, é famoso por seus lagos interconectados por cachoeiras. As águas variam em tonalidades de azul e verde, criando um cenário de conto de fadas.

Parque Nacional de Krka

Conhecido por suas impressionantes cachoeiras, o parque oferece trilhas para caminhadas, passeios de barco e a oportunidade de nadar em algumas das lagoas formadas pelas quedas d’água.

Montanhas Dináricas

Para os aventureiros, as Montanhas Dináricas oferecem excelentes oportunidades para caminhadas, escaladas e espeleologia. O Monte Velebit, parte desta cadeia montanhosa, é especialmente popular entre os alpinistas.

Leia mais: Não fique para trás: dicas para usar o turismo do futuro na sua viagem

Culinária da Croácia

A culinária croata é uma deliciosa fusão de influências mediterrâneas, italianas, austro-húngaras e balcânicas. Na costa, os frutos-do-mar frescos são os protagonistas, com pratos como o brodet (ensopado de peixe) e o risoto negro (feito com tinta de lula). No interior, a gastronomia destaca carnes assadas, salsichas e pratos à base de trufas.

Melhores vinhos e cervejas

A Croácia tem uma longa tradição vinícola, com regiões como Istria e Dalmácia produzindo vinhos de alta qualidade. Variedades autóctones como Plavac Mali (tinto) e Malvazija (branco) são particularmente apreciadas.

Naturalmente, não poderiam faltar na lista as famosas cervejas da Croácia, como, por exemplo, a cerveja Ožujsko uma das cervejas mais populares e antigas da Croácia e a Karlovačko, que é a cerveja mais popular da Croácia.

Leia mais: Corfu: grego apresenta a Ilha Grega que é a joia do Mar Jônico

Melhores festivais da Croácia

A vida cultural na Croácia é vibrante e diversificada, com numerosos festivais que celebram música, cinema, arte e tradições folclóricas. Alguns dos festivais que se destacam são:

Festival de verão de Dubrovnik

Este festival internacional de renome atrai artistas e espectadores do mundo inteiro para apresentações de teatro, música e dança nas praças e fortalezas históricas da cidade.

Festival Internacional de Cinema de Pula

Realizado no anfiteatro romano de Pula, este é um dos festivais de cinema mais antigos da Europa e destaca o melhor do cinema croata e internacional.

  • Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

dicas de viagemEuropaturismo