Perito Moreno: 10 Fatos Inacreditáveis Sobre A Geleira Que Cresce 2 m por dia!

Confira neste artigo 10 curiosidades sobre Perito Moreno.

O Glaciar Perito Moreno fica no Parque Nacional Los Glaciares, na província de Santa Cruz, no sudoeste da Patagônia, Argentina.

É uma das atrações turísticas mais importantes da Argentina e um dos fenômenos naturais mais importantes do mundo, como você verá a seguir.

Considerada a 8ª maravilha do mundo, esta magnífica paisagem fica a 78 quilômetros da cidade de El Calafate, na Argentina.

Então, vamos ver 10 curiosidades sobre o Glaciar Perito Moreno!

10 Curiosidades sobre o Glaciar Perito Moreno

Existe há séculos

A Geleira Perito Moreno começou a se formar durante a última Idade do Gelo, começando cerca de 2,6 milhões de anos atrás e terminando há cerca de 11.700 anos.

Inclusive os cientistas estimam que o Glaciar Perito Moreno tenha cerca de 18.000 anos.

LEIA MAIS: Circuito Chico: Roteiro Para Um Dia Mágico Em Bariloche!

Apesar do derretimento das geleiras, o Glaciar Perito Moreno está crescendo

Segundo os cientistas, as geleiras estão derretendo devido ao aquecimento global. Assim, o derretimento das calotas polares e a regressão das geleiras no Himalaia, nos Alpes e em outras partes do manto de gelo da Patagônia representam uma séria ameaça ao nosso ecossistema.

No entanto, a geleira Perito Moreno é uma exceção, pois cresce 2 metros todos os dias. Em suma, o Glaciar Perito Moreno é um aliado da humanidade.

Quedas tempestuosas de gelo ocorrem a cada cinco anos

A cada cinco anos, a geleira crescente chegará às margens de um lago chamado Lago Argentino. O Glaciar Perito Moreno bloqueia a parte sul do lago, criando uma enseada de água conhecida como Brazo Rico.

Então, à medida que o nível da água sobe, Brazo Rico coloca uma enorme pressão na parede de gelo, fazendo com que o gelo estoure e que grandes pedaços de gelo caiam no lago.

A última grande ruptura foi em 19 de janeiro de 2013.

LEIA MAIS: El Chaltén: Conheça A Capital Do Trekking Na Patagônia!

Pedaços de gelo caem da geleira a cada meia hora

Embora seja seguro dizer que você não gostaria de estar perto de assistir a uma grande queda, pois é muito perigoso.

Mas você tem uma boa chance de ver esse espetáculo incrível em uma escala menor que acontece a cada meia hora. A melhor hora para ver pedaços de gelo caindo no Lago Argentino é à tarde, quando a temperatura aumenta.

Há uma plataforma especial de metal na lateral da geleira, onde você você pode tirar ótimas fotos e admirar esse espetáculo único.

Você pode caminhar neste fenômeno natural único

Diferentes operadores turísticos oferecem dois tipos de trilhas nas geleiras. A primeira é uma mini trilha, que leva cerca de uma hora e meia.

A segunda é a experiência completa, onde os guias oferecem uma excursão de cinco horas às geleiras. Portanto, dependendo do seu orçamento e resistência, você pode escolher a melhor trilha.

Seu tamanho é enorme

Com uma área de 250 quilômetros quadrados, a Geleira Perito Moreno é a 12ª maior geleira do mundo.

Além disso, esta enorme geleira tem mais de 5 km de largura, cerca de 74 metros acima da superfície do Lago Argentino. Enquanto a profundidade total abaixo da superfície da água é de 170 metros.

Por fim, sua maior profundidade chega a 700 metros.

O nome é devido a um herói argentino

A geleira recebeu o nome de Francisco Moreno, um explorador do século XIX que desempenhou um papel importante na proteção e defesa do território argentino no conflito fronteiriço com o Chile.

LEIA MAIS: O Que Fazer Em El Calafate: 15 Dicas!

Pessoas no passado perderam suas vidas na geleira Perito Moreno

A geleira pode ser um dos espetáculos mais bonitos do mundo, no entanto, esconde muitos perigos para quem se atreve a se aproximar dela.

De 1968 a 1988, 32 pessoas morreram após serem atingidas por grandes pedaços de gelo, que foram lançados a dezenas de metros após a ruptura da geleira.

LEIA MAIS: Como É Bariloche No Inverno: Tudo Que Você Precisa Saber!

Glaciar Perito Moreno é a terceira maior reserva de água doce do mundo

O Glaciar Perito Moreno faz parte da camada de gelo do sul da Patagônia, o terceiro maior reservatório de água doce do mundo.

As camadas de gelo da Antártida e da Groenlândia são o primeiro e o segundo maiores reservatórios naturais gelados, respectivamente.

LEIA MAIS: Patagônia Chilena: O Que Fazer Em Puerto Natales?

É uma das 48 geleiras que compõem o Campo de Gelo Sul da Patagônia

Com uma área de 16.800 quilômetros quadrados, este campo de gelo é o segundo maior campo de gelo contínuo do mundo, estendendo-se no sul dos Andes, com quase 355 quilômetros de comprimento e 30 quilômetros de largura.

Juntamente com a camada de gelo do norte da Patagônia, esses campos de gelo atuais são remanescentes da última Idade do Gelo (18.000-17.500 anos atrás), quando todo o sul do Chile e da Argentina estavam cobertos por uma espessa camada de gelo.

LEIA MAIS: Patagônia: Conheça O Fim Do Mundo Em Uma Roadtrip!

Comments (0)
Add Comment