Perito Moreno: 10 Fatos Inacreditáveis Sobre A Geleira Que Cresce 2 m por dia!

Confira neste artigo 10 curiosidades sobre Perito Moreno.

O Glaciar Perito Moreno fica no Parque Nacional Los Glaciares, na província de Santa Cruz, no sudoeste da Patagônia, Argentina.

É uma das atrações turísticas mais importantes da Argentina e um dos fenômenos naturais mais importantes do mundo, como você verá a seguir.

Considerada a 8ª maravilha do mundo, esta magnífica paisagem fica a 78 quilômetros da cidade de El Calafate, na Argentina.

Então, vamos ver 10 curiosidades sobre o Glaciar Perito Moreno!

10 Curiosidades sobre o Glaciar Perito Moreno

Existe há séculos

A Geleira Perito Moreno começou a se formar durante a última Idade do Gelo, começando cerca de 2,6 milhões de anos atrás e terminando há cerca de 11.700 anos.

Inclusive os cientistas estimam que o Glaciar Perito Moreno tenha cerca de 18.000 anos.

LEIA MAIS: Circuito Chico: Roteiro Para Um Dia Mágico Em Bariloche!

Apesar do derretimento das geleiras, o Glaciar Perito Moreno está crescendo

Curiosidades sobre o Glaciar Perito Moreno.

Segundo os cientistas, as geleiras estão derretendo devido ao aquecimento global. Assim, o derretimento das calotas polares e a regressão das geleiras no Himalaia, nos Alpes e em outras partes do manto de gelo da Patagônia representam uma séria ameaça ao nosso ecossistema.

No entanto, a geleira Perito Moreno é uma exceção, pois cresce 2 metros todos os dias. Em suma, o Glaciar Perito Moreno é um aliado da humanidade.

Quedas tempestuosas de gelo ocorrem a cada cinco anos

A cada cinco anos, a geleira crescente chegará às margens de um lago chamado Lago Argentino. O Glaciar Perito Moreno bloqueia a parte sul do lago, criando uma enseada de água conhecida como Brazo Rico.

Então, à medida que o nível da água sobe, Brazo Rico coloca uma enorme pressão na parede de gelo, fazendo com que o gelo estoure e que grandes pedaços de gelo caiam no lago.

A última grande ruptura foi em 19 de janeiro de 2013.

LEIA MAIS: El Chaltén: Conheça A Capital Do Trekking Na Patagônia!

Pedaços de gelo caem da geleira a cada meia hora

Curiosidades sobre Perito Moreno.

Embora seja seguro dizer que você não gostaria de estar perto de assistir a uma grande queda, pois é muito perigoso.

Mas você tem uma boa chance de ver esse espetáculo incrível em uma escala menor que acontece a cada meia hora. A melhor hora para ver pedaços de gelo caindo no Lago Argentino é à tarde, quando a temperatura aumenta.

Há uma plataforma especial de metal na lateral da geleira, onde você você pode tirar ótimas fotos e admirar esse espetáculo único.

Você pode caminhar neste fenômeno natural único

Diferentes operadores turísticos oferecem dois tipos de trilhas nas geleiras. A primeira é uma mini trilha, que leva cerca de uma hora e meia.

A segunda é a experiência completa, onde os guias oferecem uma excursão de cinco horas às geleiras. Portanto, dependendo do seu orçamento e resistência, você pode escolher a melhor trilha.

Seu tamanho é enorme

Curiosidades sobre o glaciar perito moreno.

Com uma área de 250 quilômetros quadrados, a Geleira Perito Moreno é a 12ª maior geleira do mundo.

Além disso, esta enorme geleira tem mais de 5 km de largura, cerca de 74 metros acima da superfície do Lago Argentino. Enquanto a profundidade total abaixo da superfície da água é de 170 metros.

Por fim, sua maior profundidade chega a 700 metros.

O nome é devido a um herói argentino

A geleira recebeu o nome de Francisco Moreno, um explorador do século XIX que desempenhou um papel importante na proteção e defesa do território argentino no conflito fronteiriço com o Chile.

LEIA MAIS: O Que Fazer Em El Calafate: 15 Dicas!

Pessoas no passado perderam suas vidas na geleira Perito Moreno

A geleira pode ser um dos espetáculos mais bonitos do mundo, no entanto, esconde muitos perigos para quem se atreve a se aproximar dela.

De 1968 a 1988, 32 pessoas morreram após serem atingidas por grandes pedaços de gelo, que foram lançados a dezenas de metros após a ruptura da geleira.

LEIA MAIS: Como É Bariloche No Inverno: Tudo Que Você Precisa Saber!

Glaciar Perito Moreno é a terceira maior reserva de água doce do mundo

Curiosidades sobre perito moreno.

O Glaciar Perito Moreno faz parte da camada de gelo do sul da Patagônia, o terceiro maior reservatório de água doce do mundo.

As camadas de gelo da Antártida e da Groenlândia são o primeiro e o segundo maiores reservatórios naturais gelados, respectivamente.

LEIA MAIS: Patagônia Chilena: O Que Fazer Em Puerto Natales?

É uma das 48 geleiras que compõem o Campo de Gelo Sul da Patagônia

Com uma área de 16.800 quilômetros quadrados, este campo de gelo é o segundo maior campo de gelo contínuo do mundo, estendendo-se no sul dos Andes, com quase 355 quilômetros de comprimento e 30 quilômetros de largura.

Juntamente com a camada de gelo do norte da Patagônia, esses campos de gelo atuais são remanescentes da última Idade do Gelo (18.000-17.500 anos atrás), quando todo o sul do Chile e da Argentina estavam cobertos por uma espessa camada de gelo.

LEIA MAIS: Patagônia: Conheça O Fim Do Mundo Em Uma Roadtrip!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais