8 coisas que você nunca deve fazer em um primeiro encontro!

Para muitas pessoas, o primeiro encontro é uma mistura de sentimentos: empolgação, nervosismo e até um pouco de medo do desconhecido. Afinal, é natural querer causar uma boa impressão. Mas, com tanta expectativa, também é fácil cometer alguns deslizes que podem transformar uma noite promissora em uma experiência frustrante. Por isso, separamos oito dicas valiosas sobre o que você deve evitar no primeiro encontro para garantir que tudo corra bem. Confira abaixo as principis dicas para o seu primeiro encontro!

Dicas para um primeiro encontro incrível

1. Evite atrasos

Pontualidade é um sinal de respeito e consideração pelo tempo do outro. Chegar atrasado, sem um bom motivo, pode transmitir uma mensagem de desinteresse ou falta de respeito. Isso vale tanto para homens quanto para mulheres.

No caso dos homens, é sempre bom chegar um pouco antes, principalmente se o local for ao ar livre ou em um lugar mais afastado. Assim, você garante que tudo esteja certo e, se necessário, pode cuidar da reserva. Para as mulheres, evite atrasar mais de 15 minutos. Embora um leve atraso seja aceitável, passar muito do horário combinado pode causar desconforto.

Se algo inesperado acontecer e você realmente se atrasar, mande uma mensagem explicando a situação. Afinal, todos estamos sujeitos a imprevistos, mas uma comunicação clara evita mal-entendidos.

2. Relaxe e aproveite

Se você está lendo este artigo, é provável que já esteja um pouco ansioso(a) para o encontro. Mas lembre-se: é só um encontro! Respire fundo e não leve tudo tão a sério. Pense nisso como uma chance de conhecer alguém novo, sem grandes expectativas. Se não der certo, não é o fim do mundo — significa apenas que vocês não têm tanta afinidade. Manter uma atitude leve e descontraída tornará o momento mais agradável para ambos.

Leia mais: 6 sinais de que um anjo está tentando falar com você

3. Evite conversas sobre ex-namorados(as)

Trazer à tona antigos relacionamentos no primeiro encontro é um dos erros mais comuns e, ao mesmo tempo, mais prejudiciais. Falar sobre o ex pode passar a impressão de que você ainda está preso(a) ao passado ou, pior, que está usando o encontro apenas como um desabafo. Isso cria uma atmosfera desconfortável e impede que o foco seja na conexão que vocês estão construindo no presente.

Se o assunto surgir, seja breve e evite detalhes. Concentre-se em descobrir coisas novas sobre a pessoa que está à sua frente, deixando o passado onde ele deve estar: no passado.

4. Manter o celular longe é uma das dicas para o primeiro encontro

Nada quebra mais o clima do que ficar checando o celular a cada cinco minutos. Isso transmite a mensagem de que você não está 100% presente, o que pode ser frustrante para a outra pessoa. Então, deixe o celular no bolso ou na bolsa, no modo silencioso, e concentre-se no momento. Se precisar atender uma ligação urgente, peça desculpas e explique rapidamente. Assim, você mostra que valoriza o tempo que estão passando juntos.

Leia mais: 5 dicas para ser mais confiante que realmente funcionam

5. Cuidado com perguntas invasivas

Em um primeiro encontro, a ideia é conhecer a outra pessoa de forma leve e gradual. Perguntas sobre salário, planos para casamento ou filhos podem soar invasivas e deixar a conversa pesada. Dê espaço para que a outra pessoa compartilhe o que se sente confortável e crie um ambiente acolhedor para que ela se abra naturalmente.

Boas perguntas são aquelas que incentivam a conversa a fluir, como interesses, hobbies, viagens e sonhos. Descobrir afinidades de forma leve e espontânea é a melhor maneira de criar uma conexão verdadeira.

Leia mais: 8 técnicas de persuasão que funcionam de verdade

6. Evite discussões sobre quem paga a conta

Esse é um ponto que pode gerar certo desconforto. Culturalmente, muitos ainda veem como um gesto de cavalheirismo o homem pagar a conta. No entanto, cada casal é diferente, e não há certo ou errado. Se você é homem e deseja pagar, vá em frente, mas não insista se a mulher fizer questão de dividir. O importante é que ambos se sintam confortáveis com a decisão.

Para as mulheres, uma boa prática é oferecer-se para dividir ou, se a pessoa já tiver pago, sugerir pagar algo depois, como um café ou sobremesa. Isso mostra respeito e preocupação em equilibrar o momento.

7. Não faça movimentos precipitados

No calor do momento, é fácil se empolgar e querer partir logo para o beijo ou um abraço mais caloroso. Mas lembre-se de que o primeiro encontro é, antes de tudo, sobre conhecer a pessoa e criar um laço inicial. Movimentos muito rápidos podem ser mal interpretados e gerar desconforto.

Se você sentir que o clima está propício para um beijo, tente perceber sinais da outra pessoa, como proximidade e linguagem corporal. Um passo de cada vez é a melhor estratégia para garantir que o interesse seja recíproco e que ambos estejam confortáveis.

Leia mais: 3 práticas de pessoas bem-sucedidas são o segredo do sucesso

8. Evite exageros

Por fim, exagerar, seja no consumo de bebidas alcoólicas, no volume de voz ou em elogios, pode ser prejudicial. Por exemplo, beber demais pode causar comportamentos indesejados e afastar a outra pessoa. Da mesma forma, elogiar excessivamente pode soar falso ou como uma tentativa desesperada de agradar.

O equilíbrio é a chave. Mantenha uma postura positiva e moderada, mostrando interesse genuíno sem forçar a barra. Seja você mesmo(a) e aja de forma natural.

  • Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

autoajudarelacionamentos