Conheça Dion: a Cidade Sagrada do Monte Olimpo!

Dion é um assentamento histórico que fica na base do Monte Olimpo, a uma distância de 17 km da capital da Prefeitura de Pieria, Katerini.

Durante o período helenístico, Dion era o centro religioso da Macedônia. Os Jogos Olímpicos foram realizados neste local naquela época, em homenagem a Zeus.

A antiga Dion era a cidade sagrada do Reino da Macedônia, famosa por seus banhos sagrados. Alexandre, o Grande, veio a Dion para relaxar, comemorar suas vitórias e adorar o antigo deus olímpico grego Zeus.

Além disso, Dion ganhou maior importância na Grécia através do santuário e ao longo do tempo tornou-se uma cidade. No entanto, depois declinou e desapareceu do mapa.

Então, imediatamente após a libertação da Macedônia dos turcos, Dion veio à tona novamente, quando o professor Dimitris Pantermalis lembrou a grandeza da cidade antiga.

Embora Dion tenha muitos pontos turísticos importantes, muitos gregos desconhecem o lugar. Porém, nos últimos anos, o turismo aumentou devido aos praticantes de trilha. Pois eles vêm de todos os cantos da terra para escalar a montanha sagrada dos gregos, o Monte Olimpo.

Afinal, quem não gostaria de ver de perto a estância de veraneio dos reis da Macedônia?

Sítio Arqueológico de Dion

Antes de mais nada, Dion tem o mais belo parque arqueológico da Grécia. Além disso, há vegetação exuberante, teatros helenísticos e romanos ao seu redor. Além de antigas ruas de paralelepípedos, termas romanas, piscinas e mosaicos, um conservatório, casas romanas e basílicas cristãs primitivas.

Termas romanas de Dion

Ainda, ao sul do Parque Arqueológico de Dion estão as Grandes Termas, um impressionante complexo de edifícios datados de 200 dC. Inclusive, o que rouba a cena é o belo mosaico que está no chão dos banhos e retrata o rapto das Nereidas pelos Tritões.

Além disso, pelo menos dez esculturas representando o deus da Medicina, Asclépio, foram encontradas na ala norte dos banhos e simbolizam as propriedades curativas da água.

A mansão de Dionísio em Dion

A leste fica a vila de Dionísio, que há alguns anos abrigava o maior mosaico antigo da Grécia, o famoso mosaico de Dionísio. Ele retrata eventos importantes da vida do deus do vinho e tem um tamanho de 100 metros quadrados.

Além disso, desde 2016, o mosaico está guardado na Biblioteca Arqueológica, um espaço ao lado do Museu de Zeus, construído especificamente para este mosaico em particular.

O Teatro em Dion

À direita da entrada do sítio arqueológico está o Grande Teatro de Dion, que ganha vida nos meses de verão quando hospeda o Festival do Olimpo.

Os escudos macedônios

Nesta área estão até hoje os escudos dedicados a Alexandre, o Grande, por sua vitória contra os persas no rio Grânico.

Santuário de Deméter

Além disso, um pouco mais afastado do assentamento de Dion está o Santuário de Deméter, que consiste em dois templos gêmeos e é a atração mais antiga da região.

Inclusive, em um desses 2 templos foi encontrada a cabeça de mármore da deusa Deméter.

Para a história, Deméter era a Irmã de Zeus, deusa da fertilidade e da vegetação e tem como símbolos os feixes e as papoulas. Esta atração única remonta ao início do século IV.

Santuário de Ísis

Um dos achados mais bem preservados descobertos em Dion é o santuário da deusa egípcia Ísis que era adorada na Grécia durante a dinastia ptolomaica que governou o Egito.

Santuário do Altíssimo Zeus

Arqueólogos encontraram acidentalmente outro santuário de Zeus, cercado por 14 águias, “afogadas” nas águas do rio sagrado Vafyra. Além disso, uma estátua de mármore sem cabeça de Zeus, o Altíssimo, foi encontrada no centro do templo.

Quanto ao rio Vafyras, é o antigo rio Elikonas que desapareceu quando as ninfas de Mainades mataram Orfeu ali. Eventualmente, ele voltou, mas dessa vez em Dion e com o nome de “Vafyras”, pintado com o sangue inocente de Orfeu.

Como chegar a Dion

Dion fica perto de Litochoro, na base do Monte Olimpo. Inclusive, caso você esteja viajando de carro, há uma saída na Estrada Nacional para Dion, se você estiver vindo do norte da Grécia.

No entanto, se você vem do sul da Grécia, também pode passar por Litochoro, pois a estrada é mais interessante.

Por fim, você também pode chegar a Dion de trem. A estação mais próxima é Katerini. De lá, você pode pegar um táxi e levá-lo para Dion.

  • Equipe de redatores com foco na produção de conteúdo relacionado a viagens, saúde, cultura, curiosidades e dicas em geral. Temos no nosso time profissionais gregos que compartilham com vocês assuntos da Grécia e da cultura grega, como comidas, receitas, tradições, além de assuntos relacionados à Grécia Antiga e à Mitologia Grega.