Embalse El Yeso No inverno: Conheça O Chile Com Muita Neve!

Com cenários deslumbrantes, a região fica bem próxima a Santiago 

Quem acompanha sites e perfis de redes sociais especializados em viagens cansa de se deparar com paisagens deslumbrantes. Dessas, por exemplo, provavelmente você já viu uma com lagos azuis no meio de cordilheiras, como Embalse el Yeso no inverno, em Cajón del Maipo. Talvez, até já tenha visto esta paisagem, em específico, sem nem saber onde era. 

Mas, por que, exatamente, no inverno? Porque Cajón del Maipo, por si só, já entrou na rota dos turistas de aventura. A grande atração do passeio é Embalse el Yeso, um reservatório de água que, mesmo no inverno, encanta devido ao acúmulo de neve nos arredores. E é justamente disso que vamos falar agora. 

Onde fica Embalse el Yeso 

O Embalse el Yeso fica em Cajón del Maipo, a cerca de 100 km de Santiago. Porém, a região mesmo de Cajón del Maipo começa já a 15 km da capital chilena. Ainda que muita gente tente ir de carro para o reservatório, o mais recomendado é ir ao Embalse el Yeso no inverno em passeio com empresa especializada. 

De toda forma, chegar até o Embalse El Yeso é fácil, uma vez que desde o Camino Al Volcán até El Romeral (em Cajón Del Maipo) é uma reta só. Depois, basta seguir o desvio para El Yeso. Porém, é importante ter atenção, pois a sinalização não é muito eficiente. 

Chegando na estrada de terra, só seguir reto até o reservatório. Mas, vá devagar, pois a paisagem do caminho é linda. 

O que é o Embalse el Yeso

O Embalse el Yeso é um reservatório inaugurado em 1964 para abastecimento da capital. A estrutura levou dez anos para ser construída e atualmente fornece água para 70% de Santiago. Sua capacidade é de 253 bilhões de litros de água. Mas, qual é a beleza real de Embalse el Yeso no inverno? 

Para começar, o reservatório é cercado pela Cordilheira dos Andes e a tonalidade da água impressiona. A cor varia conforme a incidência da luz solar, assim, vai do azul ao verde e chega ao acinzentado. Além disso, se for no inverno, ainda poderá ver as montanhas ao redor com neve. 

O passeio faz paradas para fotos e, em uma delas, dá para chegar mais perto do lago. Já adiantamos que, se no verão a água é gelada, Embalse el Yeso no inverno fica ainda mais fria. Muitas empresas aproveitam o cenário para organizar um piquenique. Imagine as fotos! 

Passeio para Embalse el Yeso no inverno 

O passeio sai do hotel em Santiago logo cedo e, no caminho, faz uma parada para o café da manhã. O trajeto segue cruzando a Cordilheira, encantando com as montanhas de neve. O último ponto antes da represa é Las Cascaras, ruínas dos alojamentos usados pelos trabalhadores que construíram o reservatório. 

Ao chegar ao reservatório, é possível caminhar pela orla, com certo cuidado, pois a neve derretida pode deixar o chão escorregadio. Quando a luz incide nas águas rodeadas pela neve, o cenário ganha um charme ainda maior. 

LEIA MAIS: Inverno Em Santiago: 9 Dicas Imperdíveis Para Curtir A Sua Viagem!

Como é Cajón del Maipo? 

Bom, já falamos que Embalse el Yeso fica em Cajón del Maipo, um vale cortado pelo Rio Maipo e também cercado pelos Andes. O passeio, claro, atravessa a região e, entre seus pontos altos, temos:

 

  • Mirador Valle (perto do Embalse el Yeso)
  • Puente El Toyo
  • Tunel Tinoco

 

São paradas muito bonitas que certamente rendem belas fotos. 

Cuidados para visitar Embalse el Yeso no inverno 

Ainda que Embalse el Yeso ganhe um charme com a neve, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro deles é que, conforme o excesso de neve, algumas estradas ficam interditadas, o que inviabiliza o passeio. Inclusive, mesmo que ele seja feito, há a possibilidade de chegar à represa a pé, um trecho de 2,5km.

Outro alerta é que, ainda que a estrada até Embalse el Yeso seja de terra, os caminhões descem em alta velocidade. Além disso, sempre há a possibilidade de ter água ou neve pelo caminho. Logo, é recomendado não levar crianças e idosos para Embalse el Yeso no inverno.

Aos fins de semana ou férias, os santiaguinos passam o lá dia ou acampam, mesmo no inverno. Por isso, o ideal é sair de Santiago cedo para não chegar ao lugar quando estiver cheio. 

Então, quer uma dica? Vá para Embalse el Yeso no inverno com uma empresa especializada. 

LEIA MAIS: Valle Nevado: Conheça Essa Atração Imperdível Do Chile!

Clima em Embalse el Yeso

As estações do ano são bem marcadas na região, logo, o clima em Embalse el Yeso no inverno é realmente frio. Saiba também que, pela influência da Cordilheira, há variações de temperatura no mesmo dia. 

O que levar para Embalse el Yeso no inverno? 

Anote aí o que você precisa levar para o passeio, mesmo no inverno. 

 

  • Protetor solar e labial 
  • Chapéu ou boné
  • Botas impermeáveis 
  • Óculos escuros
  • Roupa especial de neve (se for alugar, faça com antecedência para não pagar preços altos)
  • Água

Por fim, uma dica final é que, muitos pensam que o melhor dia para ir a Embalse El Yeso no inverno é um dia em que irá nevar. Porém, recomendamos que olhe a previsão do tempo e dê preferência para um dia com sol. Pois assim a água ficará com azul mais intenso, refletindo nela a imagem das montanhas nevadas, coisa de cinema. No mais, aproveite!

Ficou com vontade de conhecer Embalse el Yeso no inverno? Aproveite a viagem e estique para outros destinos de neve no Chile, como Valle Nevado e Farellones. 

LEIA MAIS: Como É Bariloche No Inverno? Tudo Que Você Precisa Saber!