Quer saber qual fruta diabético pode comer? Então confira neste artigo!
Antes de mais nada, a pergunta é pertinente porque, como sabemos, várias frutas são ricas em açúcares e carboidratos, elementos que podem ser fatais para o diabético.
Tudo bem que o açúcar da fruta é um açúcar natural, a frutose. Porém, em excesso também é capaz de causar sérios danos ao diabético.
Mas, a boa notícia é que há, sim, frutas permitidas para consumo dos diabéticos.
Inclusive, o fato é que, quando a pessoa controla tanto a quantidade quanto a qualidade das frutas, quase todas elas são permitidas para diabéticos.
Mesmo porque são itens indispensáveis para uma dieta saudável, graças aos seus nutrientes.
Porém, ainda que você possa comer, por exemplo, a metade de uma maçã, evitando grandes porções, há frutas que o diabético pode comer com mais segurança.
Então, são elas que a gente lista a seguir.
LEIA MAIS: Alimentação No Pré-Diabetes: Saiba O Que Comer E O Que Evitar!
Qual fruta diabético pode comer?
Pera
Frutas com cascas comestíveis, como a pera, são excelentes fontes de fibra, nutriente que ajuda no controle e regulação do açúcar no sangue. Além disso, proporcionam maior saciedade o que, consequentemente, reduz o consumo de comida.
Maçã
A maçã é uma das frutas que o diabético pode comer, porém, com cuidado. Em geral, nenhuma é melhor ou pior. Mas há alguns tipos que oferecem benefícios diferentes, como mais água para o organismo. Por fim, o ideal é escolher as menores ou ingerir pequenas porções. Ainda, vale lembrar que você deve comer a maçã sempre com a casca.
Damasco
O damasco é rico em antioxidantes que neutralizam os radicais livres, compostos nocivos que danificam as células. Isso reduz o estresse oxidativo, associado a várias condições crônicas, incluindo diabetes.
Além disso, sua casca fornece fibras que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Abacate
O abacate é rico em gordura monoinsaturada, o tipo que é benéfico para o corpo. Ou seja, é uma fruta que o diabético pode comer.
Ainda, uma dica é amassar e misturar ervas e outros vegetais, como a guacamole. Ou, apenas adicionar limão para dar acidez.
Pêssego
O pêssego, assim como a pera, é fonte de fibra proveniente da sua casca que é comestível. Além disso, é bem prático de comer, pois não precisa ser descascado para consumo.
Frutas vermelhas
Além de deliciosas, as frutas vermelhas podem ser consumidas por diabéticos. Além disso, uma das maiores vantagens, neste caso, é que são pequenas, logo, são porções mais fáceis de controlar. Ademais, possuem baixo teor glicêmico.
Cereja
As cerejas têm potentes níveis de antioxidantes que podem combater a inflamação, além de baixo índice glicêmico e serem ricas em fibras.
Toranja
A toranja também é uma excelente fonte de hidratação e vitamina C. Porém, vale o alerta sobre o controle da porção. Como não é segmentada, fica mais difícil dividir. Portanto, o ideal é optar por frutas de tamanho médio.
LEIA MAIS: Pré-Diabetes Tem Cura? Saiba O Que Fazer Para Tratar!
Laranja
As frutas cítricas, no geral, são conhecidas como fontes de vitamina C, que aumenta a imunidade e ajuda na cicatrização. No caso da laranja, a polpa ainda é rica em fibra extra e, por ser segmentada, facilita no controle das porções.
A laranja é uma fruta que o diabético pode comer também por fornecer hidratação, o que ajuda a atender às necessidades diárias de líquido e eletrólitos, substância que ajuda a regular a pressão arterial e a função muscular. Porém, o consumo deve ser feito com moderação.
Uva
Sim, mas com moderação!
As uvas têm alto poder nutricional por serem ricas em cobre, o que ajuda na produção de energia, além de vitamina K, que promove a coagulação do sangue e mantém os ossos saudáveis. Porém, por ser docinha, é necessário moderar na quantidade!
Kiwi
O kiwi oferece quase os mesmos benefícios nutricionais das frutas vermelhas, além da mesma conveniência da maçã ou pêssego. Ou seja, fornece fibra que ajuda a controlar o açúcar, além de não precisar descascar.
Dicas de consumo de frutas para diabéticos
Se você tem diabetes, prefira consumir frutas in natura, sem nenhuma manipulação. Mesmo os sucos devem ser os mais naturais possível. Se não puder comer todas as frutas em tempo hábil, não se preocupe, pois pode congelá-las sem medo.
Quanto às frutas secas, em especial aquelas listadas acima, certifique-se de que não há nenhum aditivo em sua conservação. Ademais, elas devem ser consumidas com moderação e claro, em porções menores. Então, se possível, priorize as frutas naturais.
Viu só como é possível manter uma dieta saudável com as frutas que o diabético pode comer? São alimentos que, consumidos na medida certa, farão muito bem!
LEIA MAIS: Icária Grécia: 10 Segredos Da Ilha Em Que Se Vive Até Os 120 Anos!