Conheça aqui o lugar paradisíaco em que nasceu a deusa grega Afrodite!

Afrodite era a deusa do amor e da beleza e a mulher mais desejada da Grécia antiga. Seu nome significa emergir da espuma e você verá o motivo abaixo.

Existem várias versões do local de nascimento de Afrodite, mas o predominante é o da teogonia em que, segundo Hesíodo, ela emergiu do mar quando Cronos castrou seu pai Urano e jogou seus órgãos genitais na água. Afrodite emergiu nua do mar, daí o nome Afrodite, formado pelas palavras gregas “αφρός + αναδύω” (espuma + descarte).

O nascimento de Afrodite na teogonia de Hesíodo

Hesíodo também afirma que o local de nascimento de Afrodite era o mar de Kythera, mas as ondas criadas por Zephyros a seduziram para Chipre, em uma praia de Pafos, onde emergiu das ondas e uma concha a acompanhou até a praia. Segundo especialistas em paleontologia, o surgimento da deusa do mar de Kythera foi uma tentativa dos antigos de interpretar o surgimento da ilha ao lado do mar.

O nascimento da deusa na Ilíada de Homero

Segundo Homero, ela nasceu e emergiu nesta praia que agora é conhecido como “Pedra Romana”. Além disso, o nome da praia é devido a outro mito do século X. Esse mito se refere a Digenis Acritas, um herói bizantino que retirou a pedra de uma montanha de Chipre e a jogou no mar, para espantar os piratas sarracenos. Então, dessa mesma pedra surgiu a espuma de água que deu origem a Afrodite!

Como é o lugar onde nasceu a deusa Afrodite?

O local de nascimento de Afrodite é uma das praias mais bonitas de Pafos, onde hoje os habitantes locais desfrutam das suas águas naturais.

No entanto, como a praia é feita de seixos, não é muito popular para nadar. Então, os turistas visitam a praia mais para admirar a paisagem incrível com as pedras brancas que a deusa Afrodite nasceu em vez de nadar.

Além disso, uma dessas rochas é conhecida como “rocha de Afrodite”. Pois foi lá as águas do mar formam uma espuma em sua base e lembra o mito da deusa.

Ainda, de acordo com as lendas locais, qualquer pessoa que nada ao redor da rocha será abençoada com a beleza eterna.

Por fim, este lugar é um dos pontos mais românticos da ilha. Além de ser famoso como um dos melhores lugares da ilha para fazer um pedido de casamento.

LEIA MAIS:

Como chegar a esta praia?

A praia fica a cerca de 25 minutos de carro do porto e do aeroporto de Pafos e fica perto do santuário de Afrodite, que faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Além disso, há um estacionamento a partir do qual você pode sair do carro e depois caminhar alguns minutos para a praia, onde é possível o acesso. Lá você encontrará uma loja de lanches e também um restaurante.

Não há dúvida de que o local de nascimento da deusa Afrodite é um dos passeios mais importantes de Chipre!

Continue navegando para descobrir muitas outras novidades no site Brazil Greece!

lendaspraias