Um bom brasileiro é apaixonado por carros. Talvez pelo encanto da tecnologia associada à facilidade de locomoção, talvez pelas múltiplas funções que os carros podem oferecer. O fato é que há diversas marcas, diversos preços e modelos. E, deixando um pouco de lado os valores que podem ser um pouco salgados, você sabia que há algumas marcas de carro que são brasileiras e a maioria das pessoas nem imagina? Isso mesmo. Por isso, hoje trouxemos aqui as principais para você conferir.
Leia mais: Caixa Tem oferece função para facilitar suas finanças e sacar seu dinheiro
Marcas de carro que são brasileiras e você nem imaginava
É normal que ao falarmos de carros, logo nos venha à mente marcas estrangeiras. Afinal, quem não pensa logo nas gringas com fábricas locais e tão famosas Volkswagen, Fiat, ou Chevrolet? No entanto, a curiosidade é que, ao longo dos anos, o Brasil também foi lar de marcas de automóveis genuinamente nacionais. Ok, tudo bem que muitas delas desapareceram. Porém, o importante é que elas marcaram a história e que algumas ainda continuam ativas. Por isso, veja a seguir algumas!
1. Puma
Não, não estamos falando da marca de roupas e itens esportivos, mas sim de uma marca de carros esportivos que marcou o Brasil. Fundada nos anos 1960, a empresa começou sua trajetória nas pistas de corrida, produzindo carros com chassis de Volkswagen Karmann-Ghia e mecânica DKW. Com a aquisição da DKW pela Volkswagen, a Puma passou a utilizar motores VW em seus veículos.
O grande sucesso da marca foi o Puma GTE, um esportivo que conquistou muitos entusiastas na década de 1970. Além dele, modelos como o GT e o GTB também ficaram famosos e permanece na cabeça dos fãs de carros antigos. Infelizmente, a Puma enfrentou dificuldades financeiras e faliu em 1985. Apesar de tentativas de ressurgimento nos anos seguintes, a produção de novos modelos modernos ainda não se concretizou.
Leia mais: Nova regra de bagagens em voos na Europa surpreende turistas
2. Fábrica Nacional de Motores (FNM)
A Fábrica Nacional de Motores, popularmente conhecida como Fenemê, foi uma das pioneiras da indústria automobilística brasileira. A sua fundação aconteceu em 1940, inicialmente. Nessa ocasião era ainda era uma estatal e se dedicava à produção de motores de avião. Então, com o tempo, ela variou suas atividades e passou a fabricar caminhões em parceria com a italiana Isotta Fraschini.
A grande virada para o setor automobilístico veio em 1960, quando a FNM lançou o FNM JK, um sedã que homenageava o então presidente Juscelino Kubitschek. Em 1968, a empresa foi privatizada e passou a ser controlada pela Alfa Romeo, que manteve a produção de caminhões e introduziu outros modelos de sedãs. Com a compra da Alfa Romeo pela Fiat em 1977, o nome FNM foi descontinuado, e a produção de caminhões passou a ser feita sob a marca Iveco.
3. Troller
Essa é a famosinha dos off-roads! A sua criação aconteceu no ceará, em 1995 no Ceará. E, foi com o lançamento do Troller T4 que essa empresa se tornou conhecida. Esse era um jipe famoso que rapidamente se tornou popular entre os amantes de trilhas e aventuras fora de estrada.
Em 2007, a Troller foi adquirida pela Ford, que deu continuidade à produção do T4, aprimorando o modelo com componentes da picape Ford Ranger. Apesar do sucesso do T4, a Troller enfrentou dificuldades com outros projetos, como a caminhonete Pantanal, que acabou sendo retirada do mercado após problemas de produção. Por fim, em 2021, com o encerramento da produção brasileira pela Ford, a Troller também teve suas operações encerradas, marcando o fim de uma era para a marca.
Leia mais: Qual é e quanto custa o carro automático mais barato do Brasil?
4. Agrale
Por fim, essa é uma das marcas que ainda existem no mercado brasileiro. Essa marca surgiu na década de 60, no Rio Grande do Sul e sua especialidade eram veículos utilitários, especialmente caminhões leves, tratores e veículos militares. Um dos seus modelos mais conhecidos é o Marruá, utilizado principalmente pelo Exército Brasileiro.
Além desse tipo de veículo, a marca também produziu motocicletas durante algum tempo, mas nos últimos anos tem enfrentado desafios para manter sua competitividade. Mesmo assim, a empresa continua ativa, mantendo seu foco no setor de veículos pesados e utilitários.
E aí, qual dessas marcas de carros brasileiras você já conhecia?